Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-02-07 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 2

2 - 1

200300

MVP: Miguel Madeira "Jeremy"

AZ Alto-Mar vs GD Canarinhos

AZ vence Canarinhos e aproxima-se do apuramento

Na derradeira jornada do Grupo C da Taça Allstars, AZ Alto-Mar e Canarinhos disputavam um lugar de acesso à fase seguinte. Acabou por vencer a formação da Liga B2 que consegue, desta forma, manter-se viva para um cenário de apuramento.

A partida iniciou-se com alguma cautela por parte das duas equipas, ainda que o status quo diferisse: o GD Canarinhos somara já 3 pontos e podia manter boas chances de seguir em frente com um empate; já a turma holandesa precisava necessariamente de uma vitória. O tratado de paz viria a ser anulado por João Lopes: o atacante recebeu de Martim e, em posição central à entrada da área, disparou uma bomba que passou a centímetros do poste esquerdo da baliza de David. Os azuis continuavam por cima do jogo, e tornaram a ameaçar pouco depois por Morais David que, a passe de Sobral, fugiu pela direita até se enquadrar com a baliza e, já com tudo facilitado, atirar ao lado! Que perigo! Os comandados de Joana Gomes conseguiram suster a ofensiva adversária, e foram brindados com um golo à passagem dos 15 minutos de jogo: canto batido na esquerda em lance de laboratório com a bola a viajar rasteira até à entrada da área; à espera estava Fonseca que, com um bom remate, aproveitou um desvio no defesa azul para bater João (estrangeiro) e fazer o 1-0! Apesar do golo sofrido, o Canarinhos continuava por cima na partida, e contava com um inconformado João Lopes para rondar a baliza holandesa. Num lance de magia, Lopes driblou defesas adversários até ser derrubado na área adversária. O juiz Manuel Conde assinalou penalty mas, chamado à conversão, Duarte Reis atirou à barra! O jogo chegou ao intervalo com vantagem mínima para os da casa e uma grande penalidade desperdiçada pelos forasteiros.

Foi com motivação extra por parte do AZ que a segunda parte se iniciou. Os holandeses quiseram entrar a todo o gás e aproveitaram para apanhar os visitantes numa fase do jogo menos bem conseguida. Num livre batido de forma exímia por Saraiva na direita, Jeremy apareceu solto ao segundo poste e cabeceou para o fundo das redes! 2-0! Era a melhor fase dos holandeses na partida, que desperdiçariam o terceiro logo a seguir: Gonçalo (estrangeiro) ficou completamente isolado com João, mas permitiu a defesa do keeper azul. Já na reta final do jogo, o Canarinhos acordou novamente e sujeitou o AZ a um verdadeiro massacre. Foram várias as chances para os azuis marcarem! Num canto cobrado pela esquerda por Duarte Reis, João Lopes saltou mais alto que todos e cabeceou com estrondo à barra. Na sequência, novo canto para os visitantes, desta feita com a bola a ser colocada ao segundo poste; a responder apareceu João Marques que, de primeira, fuzilou para o 2-1! O Canarinhos galvanizava, e o empate passou a centímetros do poste: Morais David isolou João Lopes com grande classe, mas o atacante finalizou ao lado! Antes do apito final, a polémica instalar-se-ia no São Miguel, com toda a equipa e banco dos visitantes a reclamar penalty sofrido por João Lopes. O árbitro do jogo, porém, mandou seguir! Sem tempo para mais, o placard ficou fechado em 2-1 favorável aos holandeses.

Com este resultado, os jogadores do AZ serão os expetadores mais atentos do jogo entre Iraque Unita e Vitória de Asdrúbal, uma vez que o seu apuramento está dependente do resultado que daí vier. Já o GD Canarinhos encerra a sua participação na Taça, focando agora atenções na excelente campanha que vem a fazer no Campeonato.

por Tiago Sequeira