Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2013-10-07 às 22:00 @ Agronomia

Nota do árbitro: 2

E.S.S.A. vs Cartrack

Lusoforma qualifica-se para as eliminatórias!

Os estreantes Lusoforma conseguiram a qualificação para os 1/16 avos da Taça, depois de um espectacular jogo, que terminou com vitória por 4x3 sobre a histórica ESSA!

 

Os primodivisionários apresentaram-se bastante desfalcados, tendo mesmo começado a partida com menos um jogador, com os Lusoforma a carregarem então nos primeiros minutos, tentando tirar proveito disso mesmo. Dois lances de perigo relativo, primeiro um corte que por pouco não resultava em auto-golo, depois um remate de Francisco Paixão travado bem por Becas (estrangeiro). O primeiro grande desperdício da noite esteve nos pés de Gonçalo di Pietro, ganhou bem a posição ao defesa, mas o remate saiu às malhas laterais.

Já com oito elementos, respondeu a ESSA num lance de raça de Guilherme Figueiroa, libertou-se e rematou de pronto, ainda de muito longe, com o guardião Teixeira a desviar a bola com os olhos, esta bateu no poste e saiu para fora.

O jogo entrou então numa fase louca em termos de golos, até ao intervalo teríamos 5 tentos. Di Pietro redimiu-se do falhanço uns minutos antes, e abriu a contagem numa boa finalização na área, após assistência em bandeja de ouro de Paixão. O camisa 9 ainda festejava o primeiro, e já marcava o segundo, perda de bola da ESSA em zona proibida, João Canto e Castro a assitir o avançado, que assim bisou em poucos minutos.

Só que a ESSA respondeu bem, a reacção veio dos pés de Sebastião Lorena, que respondeu com um bis ao bis do avançado adversário. O primeiro golo surgiu na sequência de um lançamento lateral longo de Bernardo Maia Ferreira, na sobra do lance Lorena encheu o pé e desferiu um míssil de baixo para cima, que só parou no fundo das redes. O empate não demorou também a surgir, Lorena então a bisar, aproveitando a passividade contrária.

Estávamos em cima do intervalo, mas não em cima o suficiente para as contas ficarem encerradas. Dois minutos volvidos sobre o 2x2, surgiu o 3x2 para os Lusoforma, Paixão a isolar-se e na cara de Becas a não facilitar!

Depois de uma primeira parte electrizante, bem que era preciso um intervalo, mas as equipas voltaram no ritmo endiabrado para a segunda parte, jogo sempre muito rápido e também a ficar muito físico, intenso nos duelos individuais, por vezes parado com várias faltas. Montellano tentou o golo de longe, num pontapé que passou um pouco por cima da trave da baliza contrária. Depois foi Castro a desperdiçar, com um remate ao lado em boa posição, do outro lado respondeu Figueiroa, bela intervenção de Teixeira.

Os Lusoforma iriam desperdiçar outra vez, agora de bola parada, livre bem marcado com desvio para o segundo poste, mas Gonçalo Martins tentou um pontapé de bicicleta que não correu bem, quando se pedia uma finalização mais eficaz. Castigou a ESSA com o golo do empate, Bernardo MF a restabelecer novamente a igualdade, relançando os minutos finais.

E até final, o jogo esteve bem aceso, disputado nos limites e por vezes além dos limites, e num fecho dramático, os Lusoforma conseguiram chegar à vitória sobre o apito final, com Louzadas a fazer o golo na sequência de um lançamento lateral longo, soltando a festa da sua equipa!

Com este resultado, os Lusoforma juntam-se à ESSA nas eliminatórias, as posições finais no grupo dependem da partida entre as outras duas equipas.

 

 

por Ricardo Solnado