Coxos aproveitam erros alheiros e lançam-se para o apuramento na Taça!
O Grupo H vai ser decidido na última jornada, com três equipas na luta pela qualificação. Os Coxos estão em posição vantajosa, depois de terem derrotado Los Moustaches by Origama!
Algumas baixas no bigode (guardião, Bina, Moura, Martim, Girão e Salas), o que deixou a equipa bastante condicionada na defensiva, com o treinador Manuel Mac-Bride a retomar o seu originário posto de defesa central. O jogo esse foi um precipitado de golos, especialmente na segunda parte, mas como se vai perceber, Los Moustaches só se podem queixar de si, foram muitos os erros a darem golos fáceis aos Coxos, que deram uma excelente réplica durante toda a partida, mostrando porque razão são a única equipa ainda sem derrotas no torneio.
Aliás, pode dizer-se que Os Coxos só marcaram em lances de clara falha contrária, no entanto é importante sublinhar que os pupilos de João Moser Belo construíram ocasiões suficientes “por sua conta” para abrirem a contagem. Tiveram as duas primeiras grandes ocasiões do encontro, ambas em transição rápida e com Afonso Oom de Sousa em destaque pelo lado esquerdo, na primeira a servir para João Rocha Brito rematar ao poste, na segunda o avançado simulou e deixou passar, apareceu Simão Oom de Sousa a rematar na passada para defesa do guardião, quando tinha a baliza escancarada.
Contudo Simão iria redimir-se pouco depois, aproveitando um péssimo pontapé de baliza do GR adversário, saiu a jogada rápida, Simão rematou de pronto na passada, aproveitando o desposicionamento do GR para abrir a contagem. Respondeu o Bigode, em força. João Vieira de livre directo obrigou Bernardo Ribeiro a boa defesa, e depois na sequência de um canto de Luis Aguiar, João Glória com dupla oportunidade, à primeira defendeu Bernardo, à segunda cortou um defensor em cima da linha de golo! Pouco depois André Mendes a cruzar da direita, Vieira a dizer sim ao segundo poste, belo cabeceamento mas melhor a defesa de Bernardo.
O guardião iria estar em foco nesta fase do jogo, negou o golo depois a Mendes na sequência de um canto e a Vieira em mais um livre directo, mas a sua resistência iria ser quebrada, remate de Mendes à meia-volta do lado esquerdo da área para defesa incompleta do guarda-redes, Vieira a fazer a recarga vitoriosa. Numa primeira parte de fases distintas, o empate era justo ao intervalo.
No segundo tempo previa-se a continuidade da pressão ofensiva dos Moustaches, contudo os erros defensivos deixaram Os Coxos com grande vantagem no marcador! Primeiro um novo pontapé de baliza defeituoso do guardião, bola a ir parar a Afonso, que de pronto rematou para o golo (belo tiro!). E depois uma bola parada, livre lateral de João Matos “Jota”, batido de forma tensa, Glória ficou a dormir ao segundo poste e Simão apareceu nas suas costas sem dificuldades para emendar para golo!
3x1 no marcador, e dificuldades para o bigode! Apareceu então Panqueca em grande estilo, a liderar a resposta, assumindo as responsabilidades. Fez o 3x2 em lance de insistência, ganhou na raça o ressalto e atirou a contar. Respondeu Jota com um livre directo, boa defesa do GR. Do outro lado, Panqueca também de livre, boa defesa de Bernardo, com Luis a falhar a recarga de baliza escancarada!
Era Panqueca que mais perigo criava, e aproveitando uma falha de Jota na abordagem a uma bola, ganhou o esférico, entrou na área e fez o 3x3! Tudo empatado e ainda com tempo para se jogar. Fred Nunes em boa iniciativa individual viu um defensor interceptar o remate para canto, carregavam os Moustaches em busca da vitória…
Mas Panqueca, que tinha liderado a recuperação, iria entregar o ouro ao bandido e a cerca de dois ou três minutos do fim falhou na defesa, não sentido que estava pressionado por um atacante, permitiu que João Brito interceptasse um passe em zona proibida, o avançado não dezenjeitou tal ocasião e atirou com tudo para o fundo das redes!
No período final Os Coxos taparam os caminhos para a sua baliza, segurando esta vitória! Na derradeira jornada ambas as equipas lutam pelo apuramento, Los Moustaches estão obrigados a ganhar aos H-Ramos, Os Coxos jogam com os já afastados AAACM, e até podem legitimar a ganhar garantir o primeiro lugar!
por Ricardo Solnado