Regulamento

  • ART. 1º - DISPOSIÇÕES GERAIS

    REGULAMENTO 2024 (versão de 12 de Junho de 2024)

    1.    A Liga Allstars é um torneio de futebol de 8 organizada pela Orange Purple, Lda, que decorre entre 16 de Junho de 2024 e 23 de Dezembro de 2024.

    2.    É composto por Campeonato, Taça, Taça Challenge e Champions Allstars, sucessivos e nos termos definidos nos artigos 4.º, 5.º e 6.º.

    3.    Cada torneio tem a duração de cerca de 5 meses e os jogos são disputados à noite, durante todos os dias da semana, com exceção de Sexta-Feira e Sábado.

    4.    A Organização disponibiliza o calendário de jogos no site do torneio, não sendo aceites pedidos de alteração de jogos depois dos mesmos estarem marcados com dia, hora e campo.
    5.    A Organização disponibiliza as bolas de jogo e, quando necessário, coletes.

    6.    Os jogos serão ajuízados por árbitros inscritos na Federação Portuguesa de Futebol ou na Associação de Futebol de Lisboa.

    7.    Em todos os jogos está presente, pelo menos,  um membro da Organização.
    8.    A Organização disponibiliza seguro de saúde mediante o pagamento de 38€ por jogador. O seguro é válido desde o momento do pagamento e do envio dos respetivos dados e é válido durante 12 meses (2 torneios).

    9.    A competição decorre nos campos sintéticos de futebol de 11 do Estádio 1ºde Maio (Inatel), Campo de Rugby de São Miguel, CIF e Complexo Desportivo Adriano Canas.

  • ART. 2º - INSCRIÇÕES DE EQUIPAS

    1.   Os interessados poderão inscrever a sua equipa atempadamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, cabendo à Organização a decisão de aceitação ou rejeição. A inscrição pressupõe a cedência dos direitos de imagens dos inscritos à Organização para uso no site e redes sociais.

    2.   As equipas devem escolher um nome, sujeito à aprovação da Organização, e devem dispor de um equipamento principal, camisola igual entre todos os jogadores de campo e obrigatoriamente numerada, e todos os jogadores de campo devem jogar com calções de cor igual. Os jogadores só podem participar em cada jogo se tiverem devidamente equipados, não poderão jogar sem terem o equipamento oficial da equipa, salvo indicação prévia da Organização.

    3.   No caso de ambas as equipas apresentarem equipamentos principais de cor semelhante, a equipa que joga Fora deverá levar o equipamento alternativo ou utilizar os coletes fornecidos pela Organização. As equipas poderão consultar o equipamento do seu adversário no site e os equipamentos para cada jogo são previamente determinados e comunicados aos responsáveis de equipa.

    4.   Cada equipa poderá inscrever entre 10 a 18 jogadores, e ainda um treinador e um treinador adjunto. Os treinadores não contam como jogadores inscritos. O torneio não é destinado à prática de atletas federados nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.

    5.   Depois de confirmada a inscrição, cada equipa deve proceder ao pagamento do preço de inscrição, nos termos acordados com a Organização.

    6.   Em caso de atraso do pagamento, a Organização reserva em si o direito de aplicar determinadas sanções, que passam pelo impedimento da participação dos jogadores em falta no pagamento, a perda de pontos da equipa em causa, e, em último caso, a irradiação da equipa.

    7.   É expressamente proibido fumar nos recintos de jogo Allstars. As equipas que não respeitem esta norma, quer por intermédio de jogadores, treinador ou outras pessoas identificadas pela Organização como afetas a uma equipa, poderão sofrer penalizações de perda de pontos na classificação, sem aviso prévio.

     

  • ART. 3º - INSCRIÇÃO/UTILIZAÇÃO DE JOGADORES

    1. INSCRIÇÃO DE JOGADORES

    1.1.   O prazo do primeiro período de inscrição de jogadores termina no fim da semana da 3.ª Jornada (23 horas de Quinta-feira). O segundo período de inscrições é compreendido entre o começo da semana da 9.ª Jornada (13 horas da Sexta-feira anterior) e o fim da 10.ª Jornada (23 horas de Quinta-feira).

    1.2.   Durante o período de inscrições, estas deverão ser enviadas até às 18 horas do dia do jogo. Caso o jogo esteja marcado para o fim de semana, as inscrições deverão ser enviadas até às 18 horas do dia útil anterior ao jogo.

    1.3.   Um jogador pode estar inscrito no máximo em duas equipas. Qualquer jogador que se encontre inscrito por uma equipa e deixe de fazer parte da mesma, não poderá ser novamente inscrito por essa mesma equipa.

    1.4.   Cada equipa pode inscrever até 4 jogadores que estejam inscritos também noutra equipa. Deste lote de 4 jogadores só poderão estar inscritos nas mesmas duas equipas dois jogadores. (Exemplo: Heinakeres e Taste só poderão ter 2 jogadores inscritos entre si. No entanto, quer Heinakeres quer  Taste, poderão inscrever outros dois jogadores provenientes de outra(s) equipa (s)).

     

    2. UTILIZAÇÃO DE JOGADORES NÃO INSCRITOS “ESTRANGEIROS”

    2.1.   Nas partidas referentes ao Campeonato, não obstante os números anteriores e para fazer face a situações excecionais, as equipas poderão recorrer a jogadores não inscritos, “estrangeiros”, desde que não estejam inscritos numa equipa da mesma divisão. O(s) jogador(es) em causa terão de ser identificados ao colaborador delegado ao jogo antes do início do mesmo:

    A)     Em cada jogo as equipas podem recorrer 1 ou 2 jogadores não inscritos, mas não podem utilizar mais de 9 jogadores no total dos atletas em jogo.

    B)     Contudo, se a equipa precisa de recorrer a 1 jogador não inscrito para a posição específica de guarda-redes, e desde que não chame mais nenhum jogador não inscrito, não tem limite de suplentes, desde que sejam todos jogadores inscritos.

    C)    Excecionalmente e durante a partida, em caso de lesão impeditiva de continuar em jogo de um ou dois jogadores inscritos, e com aprovação do capitão adversário, a equipa pode chamar até 2 jogadores não inscritos, mas sem ultrapassar o total de 8 jogadores disponíveis para continuar o jogo.

    D)    Se uma equipa se apresentar com 3 ou mais jogadores não inscritos, deverá junto do capitão da equipa adversária obter permissão para poder jogar. Nesta situação, a referida equipa só poderá utilizar um número máximo de 8 jogadores nesse jogo.

    E)    Nas partidas de playout, é proibida a utilização de jogadores estrangeiros, salvo em caso de lesão do guarda-redes inscrito pela equipa. Nesse caso poderá usar um estrangeiro, que não pode estar inscrito em nenhuma equipa do torneio.

    2.2.  Nas partidas referentes à Taça (ou Taça Challenge) e Champions Allstars, a utilização de um ou dois jogadores estrangeiros está limitada aos seguintes aspectos:
        A) Os estrangeiros não podem estar inscritos nas mesmas Divisões de qualquer uma das duas equipas intervenientes em jogo.
    [Exemplo: Heinakeres (DA) x Taste (B2) - nenhuma das duas equipas poderá jogar com estrangeiros que estejam inscritos quer na DA, quer na B2].

        B) Os estrangeiros não podem estar inscritos por nenhuma outra equipa do mesmo grupo (fase grupos da Taça)
        C) Os estrangeiros não podem estar inscritos por nenhuma outra equipa apurada para a mesma fase da competição (Eliminatórias da Taça, Champions).

        D)  A partir das meias-finais, é proibida a utilização de estrangeiros, salvo em caso de lesão do guarda-redes inscrito pela equipa. Nesse caso poderá usar um estrangeiro, que não pode estar inscrito (ou ter estado na presente edição) em nenhuma equipa do torneio.

    2.3.   Não obstante o que foi referido no ponto 2.2, se a Organização detetar alguma situação de abuso desta regra (utilização de jogadores não inscritos) poderá interceder sobre o jogador em causa, bem como a equipa que utiliza o jogador identificado em situação de abuso. (Exemplo: Um jogador jogar como estrangeiro, recorrentemente, em pelo menos duas equipas da mesma Liga). As sanções passarão pela derrota da equipa infractora, pela suspensão do jogador de todo o torneio, ao impedimento de utilização de estrangeiros por parte da equipa que utiliza o jogador em incumprimento, podendo ser aplicadas outras sanções se os incumprimentos persistirem. Estará disponível no site uma lista atualizada com os jogadores afetados durante a época por esta situação. 

    3.  Se alguma equipa não cumprir as normas definidas neste artigo ser-lhe-á averbada uma derrota por 3x0, exceção feita aos pontos 1.2 e 1.3 deste artigo.

    4.  O prazo para reclamação de irregularidades referidas nos pontos anteriores é compreendido por um período máximo de 7 dias. 

    5.  As situações acima referidas, poderão ser detetadas quer por um elemento da Organização, quer por qualquer um dos participantes no evento.

     

  • ART. 4º - CAMPEONATO

    1.  A Liga Allstars é disputada em modo de Campeonato, a duas voltas, e é composta por 100 equipas, distribuídas por 5 divisões, constituídas por 10 séries de 10 equipas, organizadas da seguinte forma:

    - Divisão Allstars (10 Equipas);

    - Liga A (10 Equipas);

    - Liga B1 e B2 (20 Equipas);
    - Liga C1, C2 e C3 (30 Equipas);

    - Liga D1, D2 e D3 (30 Equipas);

    2.   No final do campeonato, no que concerne a subidas e descidas de divisão, ditam-se as seguintes mudanças: Os 2 últimos classificados da Divisão Allstars descem à Liga A e os 2 primeiros classificados da Liga A sobem à Divisão Allstars.

    3.   O 8.º classificado da Divisão Allstars e o 3.º classificado da Liga A disputarão um jogo de playout, com o vencedor a qualificar-se para a liga superior.

    4.   Os 3 últimos classificados da Liga A descem às Ligas B. O primeiro classificado de cada Liga B sobe à Liga A.

    5.   O 2º classificado da Liga B1 e o 2º classificado da Liga B2 disputarão um jogo de playout, com o vencedor a qualificar-se para a Liga A, e o vencido ficando na Liga B.

    6.   Os três últimos classificados de cada Liga B descem à Liga C e os dois primeiros classificados de cada Liga C sobem à Liga B.

    7.   Os dois últimos classificados de cada Liga C descem à Liga D e os dois primeiros classificados de cada Liga D sobem à Liga C.

    7.1 Os 8º classificados de cada Liga C e os 3º classificados de cada Liga D disputarão um jogo de playout, com o vencedor a qualificar-se para a liga superior. Estes jogos serão definidos da seguinte forma:

    ·         1ºJogo: 8º Classificado com mais pontos vs 3º classificado com menos pontos

    ·         2ºJogo: 8º classificado com menos pontos vs 3º classificado com mais pontos

    ·         3ºJogo: O restante 8º classificado vs o restante 3º classificado.

    8.   Caso uma equipa não pretenda reinscrever-se e desista de transitar para o Torneio seguinte, não haverá lugar aos respetivos jogos de playout, com benefício para o 3.º classificado da Liga A, para o derrotado no eventual play-out das Ligas B e para o vencedor da eventual competição de Qualifying que ficará com vaga na Liga C.

    9. Se desistirem 2 equipas nas divisões acima, é beneficiado o 4.º classificado da Liga A, o 8º da Liga A, o vencedor da eventual competição de Qualifying, o 8º classificado da Liga C com mais pontos e o 3º classificado da Liga D com mais pontos.

    10. Havendo mais desistências nas equipas com vaga até à Liga C, são beneficiados de forma sucessiva, o 2º melhor 8º classificado das Ligas C e o 2º melhor 3º classificado das Ligas D, e por último, o 8º classificado da Liga C com menos pontos e o 3º classificado da Liga D com menos pontos.

    11. No jogo de playout, se o jogo terminar empatado, haverá lugar a um  prolongamento de 10 minutos, dividido em duas partes, e só depois, se necessário, haverá marcação de grandes penalidades, com uma primeira série de três pontapés, e de apenas um daí por diante, até se apurar o vencedor.

    12. Fora dos casos acima previstos, a Organização reserva a si o direito de convidar qualquer equipa para ocupar a vaga da equipa desistente.

    13. A pontuação de todas as divisões obtém-se através do resultado de cada partida, da seguinte forma:

    ·         Vitória: 3 pontos

    ·         Empate: 1 ponto

    ·         Derrota: 0 pontos.

     

  • ART. 5º - TAÇA

    1.   A Taça é disputada pelas equipas pontuadas até à 64ª posição do ranking Allstars. Se houver menos de 64 equipas com pontuação, a Organização irá selecionar equipa(s) sem pontos no Ranking até perfazer as 64 vagas.

    2.   A Taça é disputada num formato de grupos e de eliminatórias, a uma volta, e dividida em 16 grupos de 4 equipas (A a Q), mediante sorteio com potes definidos pelo ranking (16 equipas em cada um dos 4 potes).

    3.   Os dois primeiros classificados de cada um dos grupos de 4 equipas (A a Q) qualificam-se diretamente para os 1/16 de final.

    4.   O sorteio dos 1/16 de final levará em conta a classificação obtida na fase de grupos (cabeças-de-série). Terão esse estatuto, os 16 primeiros classificados dos grupos A a Q. Nesta eliminatória não se podem encontrar equipas que estiveram no mesmo grupo. O Sorteio das restantes rondas não obedece a restrições.

    5.   Sem prejuízo do disposto no número seguinte, nos jogos da fase de eliminatórias, e no caso dos mesmos terminarem empatados, não haverá prolongamento mas somente marcação de grandes penalidades, com uma primeira série de três pontapés, e de apenas um daí por diante, até se apurar o vencedor. Antes do desempate, as equipas têm de escolher oito jogadores (incluindo o GR) para cobrarem as grandes penalidades, permanecendo os restantes no banco de suplentes.

    6.   Na final da Taça, se o jogo terminar empatado, haverá lugar a um prolongamento de 10 minutos dividido em duas partes e só depois, se necessário, haverá marcação de grandes penalidades, nos termos do número anterior.

     

  • ART. 5ºA - TAÇA CHALLENGE

    1.   A Taça Challenge é disputada pelas equipas classificadas a partir da 65ª posição do Ranking Allstars, destinada às equipas que compõe as Ligas e as que venham a integrar as possíveis ligas de Qualifying.

    2.   A Taça Challenge é disputada num formato de grupos e de eliminatórias, a uma volta, e dividida num número mínimo de 3 grupos de 4 equipas, com sorteio puro.

    3.   Os dois primeiros classificados de cada um dos grupos de 4 equipas qualificam-se diretamente para a fase a eliminar. Poderá haver rondas de repescagem para 3ºs classificados, cruzando com eliminatórias entre equipas que cheguem mais tarde à competição.

    4.   O sorteio da primeira ronda a eliminar que envolva as equipas da fase de grupos levará em conta a classificação obtida na fase de grupos (cabeças-de-série). Terão esse estatuto, os primeiros classificados dos grupos. Nesta eliminatória não se podem encontrar equipas que estiveram no mesmo grupo. O Sorteio das restantes rondas não obedece a restrições.

    5.   Sem prejuízo do disposto no número seguinte, nos jogos da fase de eliminatórias, e no caso dos mesmos terminarem empatados, não haverá prolongamento mas somente marcação de grandes penalidades, com uma primeira série de três pontapés, e de apenas um daí por diante, até se apurar o vencedor. Antes do desempate, as equipas têm de escolher oito jogadores (incluindo o GR) para cobrarem as grandes penalidades, permanecendo os restantes no banco de suplentes.

    6.   Na final da Taça, se o jogo terminar empatado, haverá lugar a um prolongamento de 10 minutos dividido em duas partes e só depois, se necessário, haverá marcação de grandes penalidades, nos termos do número anterior.

     

  • ART. 6º - CHAMPIONS ALLSTARS

    1.   A Champions Allstars 24 é uma competição disputada em modo de eliminatórias e é composta por 16 equipas. Qualificaram-se para esta competição as seguintes equipas (resultados obtidos na época anterior):

         - 3 primeiros classificados da Divisão Allstars;

         - vencedores das Ligas A, B1, B2, C1, C2, C3, D1, D2;

         - vencedor e finalista da Taça Allstars.

         - vencedor da Champions Allstars.

         - vencedor da Taça Challenge. 

         - vencedor do Qualifying

    2.   A seleção dos jogos será determinada segundo um quadro de eliminação direta, logo o ranking é o critério utilizado para o sorteio das equipas. As 4 equipas com melhor ranking serão os 4 primeiros cabeças de série (só se podendo assim enfrentar nas meias-finais).

    3.   Na eventualidade da mesma ou das mesmas equipas se qualificarem através das várias competições, os critérios de qualificação serão os seguintes:

          - 2ºclassificado da Liga A;

          - 4ºclassificado da Divisão Allstars;

          - semifinalista da Taça Allstars com melhor ranking;

          - semifinalista da Taça Allstars com pior ranking;

          - equipa com melhor ranking.

    4.   Sem prejuízo do disposto no número seguinte, nos jogos da fase de eliminatórias, e no caso dos mesmos terminarem empatados, não haverá prolongamento mas somente marcação de grandes penalidades, com uma primeira série de três pontapés, e de apenas um daí por diante, até se apurar o vencedor.

    5.   Na final da Champions, se o jogo terminar empatado, haverá lugar a um prolongamento de 10 minutos dividido em duas partes e só depois, se necessário, haverá marcação de grandes penalidades. Antes do desempate, as equipas têm de escolher oito jogadores (incluindo o GR) para cobrarem as grandes penalidades, permanecendo os restantes no banco de suplentes.

     

  • ART. 7º - TAÇA DISCIPLINA

    1. O Torneio compreenderá a Taça Disciplina, que visa fomentar o fair-play e respeito entre todos os participantes. Todas as equipas serão contabilizadas na tabela de disciplina, cuja classificação se fará por ordem crescente de pontos, sendo a pontuação fica definida da seguinte forma:

                - Cartão amarelo exibido – 1 ponto

                - Duplo amarelo exibido -2 pontos

                - Cartão vermelho directo exibido – 3 pontos

                - Por cada jogo de suspensão atribuído – 1 ponto.

                - Falta de comparência – 10 pontos

     

    2. A classificação é ordenada por ordem contrária ao crescimento de pontuação, ou seja a primeira classificada é a equipa com menos pontos.

  • ART. 8º - IGUALDADE PONTUAL

    1. Em caso de igualdade pontual, para efeitos do disposto no artigo 4.º, 5º e 5ºA, a classificação será decidida segundo os critérios e pela ordem seguintes:

    - Número de pontos obtidos e diferença de golos nos jogos entre as equipas em causa (confronto direto);

    - Melhor classificação na Taça Disciplina. (este critério não se aplica na Taça e Taça Challenge (artigo 5º);

    - Maior diferença de golos;

    - Maior número de golos marcados;

    - Maior número de vitórias;

    - Moeda ao ar.

     

  • ART. 9º - REGRAS BÁSICAS DO JOGO

    1.   As regras a aplicar neste Torneio são as mesmas do futebol de 11, com as seguintes adaptações, e sem prejuízo dos números seguintes:

    1.1. Na marcação dos livres, a barreira fica situada à distância de 7 metros.

    1.2. As substituições são ilimitadas e podem ocorrer com o jogo a decorrer, devendo o jogador que sai e o que entra realizá-la sempre junto da linha de meio-campo, do lado do banco de suplentes. O não cumprimento está sujeito à penalização com cartão amarelo, sem aviso prévio.

    2.   Os jogos têm a duração total de 50 minutos, com um intervalo de cerca de 2 minutos.

    3.   Em caso de atraso de ambas as equipas, o tempo de jogo será reduzido na exata medida do atraso.

    4.   Em caso de atraso superior a 5 minutos poderá ser averbada uma derrota por 3x0 à equipa em causa. Essa situação não acontecerá, se a equipa contrária concordar com a realização do jogo, contudo as equipas serão penalizadas na duração do jogo em tempo igual ao atraso verificado.

    5.   Em caso de confirmada falta de comparência, será averbada uma derrota por 3x0 à equipa em causa.

    6.   As faltas de comparências serão penalizadas da seguinte maneira:

          - 1ª Falta de Comparência - Sem penalização.

          - 2ª Falta de Comparência - a equipa em falta perde 2 pontos.

          - 3ª Falta de Comparência - a equipa em falta perderá todos os pontos, saindo do torneio, ou será substituída por uma outra (ver no ponto 12 para mais detalhes).

    7.   No caso das faltas de comparência ocorrerem nas últimas três jornadas as penalizações serão as seguintes:
          - 1ª Falta de Comparência - a equipa em falta perde 1 ponto e começará a próxima época com 1 ponto negativo.

          - 2ª Falta de Comparência - a equipa em falta, independentemente da data da primeira falta, perde 2 pontos na presente época e começará a próxima época com 2 pontos negativos.

          - 3ª Falta de Comparência - a equipa em falta sairá do torneio, perdendo todos dos pontos mas não anulando os resultados (ver ponto 12 para mais detalhes)
    NOTA: Qualquer falta de comparência sem aviso prévio à Organização terá uma penalização adicional de 1 ponto.

    8.   As equipas têm que jogar com um mínimo de 5 jogadores, sendo que em caso de número inferior será averbada uma derrota por 3x0 à equipa em causa, ou manter-se-á o resultado do jogo se a diferença no marcador no momento em que a equipa fica com menos de 5 jogadores for igual ou superior a três golos a favor da equipa adversária.

    9.  O capitão de equipa deverá utilizar a braçadeira de capitão e será o elemento privilegiado no contacto com o árbitro.

    10.  No banco de suplentes, delimitado numa área técnica com cones, só é permitia a presença durante o jogo dos jogadores devidamente inscritos, do treinador e/ou treinador adjunto devidamente inscritos e identificados pela credencial cedida pela Organização.

    10-A) Os jogadores inscritos na equipa que estejam indisponíveis para o jogo, seja por opção ou lesão, podem estar nesta área durante o jogo se estiverem elegíveis para a ficha de jogo, tendo de fazer parte da mesma;

    10-B) Os jogadores inscritos na equipa que estejam indisponíveis para o jogo por castigo, não podem estar nesta área durante o jogo.

    10-C) O disposto no ponto anterior aplica-se de igual forma a qualquer outro elemento externo ao jogo, que também terá de assistir ao jogo fora do recinto.

    O árbitro e a Organização terão o poder de interromper a partida e dá-la por terminada caso não seja respeitada algumas das situações previstas neste artigo, com a equipa infratora a incorrer na pena de derrota por 0x3.

    11. No caso de os adeptos associados a uma das equipas em jogo incorrem em comportamentos que perturbem o normal desenrolar do jogo, o árbitro deve interromper a partida e a mesma só será retomada sem adeptos. Caso não acatem a ordem, o jogo será dado por terminado com derrota da equipa prevaricadora.

    11.1.  São exemplos de comportamentos considerados no ponto anterior, entre outros, insultos e/ou provocações a árbitros e adversários, ameaças da integridade física e uso de engenhos pirotécnicos.

    11.2. Não obstante o referido acima, as equipas que infringirem este ponto estão sujeitas a castigos que se enquadram entre a proibição de adeptos nos seus jogos por tempo a definir pela Organização até à perda de pontos na sua classificação.

    12. No caso de uma equipa desistir ou ser expulsa no decorrer do Torneio, nos termos constantes deste regulamento, uma das seguintes situações será aplicada por decisão da Organização, após ponderação:
          - A1) a equipa em causa é substituída por uma outra, sendo anulados e repetidos os jogos com a nova equipa, se a equipa desistente só tiver disputado até 3 jogos.

          - A2) a equipa em causa é substituída por uma outra, que assumirá os respetivos resultados e classificação da anterior;

          - B) todos os jogos realizados para o campeonato, da volta ou fase correspondente à data da desistência ou expulsão (primeira ou segunda volta), serão considerados nulos (derrota por 3x0).

          No entanto, se esta situação ocorrer durante as últimas três jornadas, não serão anulados quaisquer jogos anteriores.

          - C) No caso das competições a eliminar, Taça e Champions, a Organização decidirá o que acontece mediante cada situação, avaliando sempre a fase em que a competição e o contexto da desistência, podendo as medidas variar entre a passagem administrativa ou a repescagem da equipa eliminada pela equipa desistente na última ronda que esta jogou.

     

  • ART. 10º - DISCIPLINA

    1.   A Organização pretende que o Torneio seja caracterizado pelo Fair Play, salientando-se a inflexibilidade a nível disciplinar para com as agressões físicas e verbais.
    2.   São dadas instruções específicas aos árbitros para atuarem com severidade na aplicação das regras de jogo.
    3.   No caso de existirem infrações graves, o jogador em causa será expulso do torneio, sem prejuízo para a restante equipa.
    4.   Não obstante o número anterior, se o comportamento anti-desportivo for levado a cabo por toda a equipa, ou por grande parte dos seus jogadores, esta será expulsa do torneio.
    5.   Qualquer pessoa que interfira com o bom funcionamento dos jogos pode ser convidada a sair do recinto. Caso a situação se continue a verificar, o jogo pode ser interrompido, sendo que, em situações mais graves, a equipa em causa poderá inclusive perder o jogo por 3x0.
    6.   Para efeitos deste artigo, é aprovado o Código de Disciplina constante no artigo 10ºA).

  • ART. 10ºA - CÓDIGO DE DISCIPLINA

    1.     Qualquer jogador expulso durante o jogo, quer por acumulação de cartões amarelos, quer através de cartão vermelho direto, será punido automaticamente com um castigo de 1 jogo de suspensão, sem prejuízo dos números seguintes. Esta suspensão é válida no jogo imediatamente a seguir, independentemente da competição em causa.

    2.   Qualquer agressão física, ou tentativa de agressão, confirmada quer pelo árbitro de jogo, quer por um membro da Organização, será punida com castigo entre 1 a 6 jogos de suspensão, podendo o castigo ter atribuídos jogos em pena suspensa, que será efetiva em caso de reincidência por um período de 1 ano.

    3.   Qualquer ameaça verbal gravemente ofensiva, confirmada quer pelo árbitro de jogo, quer por um membro da Organização, será punida com um castigo de 1 a 6 jogos de suspensão, podendo o castigo ter atribuídos jogos em pena suspensa, que será efetiva em caso de reincidência por um período de 1 ano.

    4. No caso de um jogador ser expulso, e depois de estar expulso persistir ou ter novos comportamentos que se enquadrem nos 2 pontos anteriores (cariz verbal e/ou físico), o seu castigo poderá ser aumentado até ao dobro do previsto nos números acima.

    5.   No caso do jogador castigado não estar inscrito pela equipa pela qual jogou, essa equipa não poderá utilizar jogadores não inscritos durante o período da suspensão.

    6.   Se um jogador não inscrito, estrangeiro, ou um jogador inscrito por uma ou duas equipas for expulso por conduta anti-desportiva (pontos 2 e 3), só poderá participar novamente no Torneio quando os respetivos castigos estiverem cumpridos.
    O jogador em causa será sancionado de duas formas:
    A - será castigado pela equipa na qual foi expulso;
    B - será castigado na equipa pela qual não foi expulso, e o número de jogos de castigo irá de metade à totalidade do número de jogos de castigo do primeiro caso (situação A).
    A Organização reserva-se no direito de analisar cada expulsão nestes termos, devendo avisar o jogador em causa.

    7.   Caso um jogador seja reincidente ou incorra numa agressão considerada como gravemente ofensiva, o castigado poderá ir além dos limites acima indicados, podendo mesmo ser irradiado do Torneio.

    7.1. Em caso de ameaças verbais ou físicas ou insultos aos elementos da Organização, mesmo que o jogador não seja expulso pelo árbitro, poderá ser punido com uma pena de 1 a 6 jogos de suspensão.

    8.   Os treinadores inscritos podem ser expulsos e estão sujeitos a castigos, a definir pela Organização mediante o que for reportado.

    9.   Se uma equipa utilizar um jogador suspenso, ser-lhe-á averbada uma derrota por 3x0.

    10.   A Organização reserva-se no direito de não aceitar a inscrição ou reinscrição de equipas e jogadores, que possam ameaçar o bom funcionamento do Torneio.

    11.   A Organização reserva-se no direito de irradiar equipas ou jogadores a qualquer momento, sempre que o comportamento o justifique, sem reembolso para a equipa ou jogadores em causa. 

     

  • ART. 11º - PRÉMIOS

    1.      A Organização atribuirá os seguintes prémios coletivos no final de cada torneio:

    - 2.000  ao 1.º classificado da Divisão Allstars;

    - 300  de desconto, em caso de reinscrição, para o 2º classificado da DA;

    - 700  + 500  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga A;

    - 550  + 450  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga B1; 

    - 550  + 450  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga B2;

    - 200  + 400  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga C1; 
    - 200  + 400  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga C2; 
    - 200  + 400  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga C3; 

    - 500  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga D1;

    - 500  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga D2;

    - 500  em equipamentos desportivos para o 1.º classificado da Liga D3;

    - 600  + 500  em equipamentos desportivos para o vencedor da Taça Allstars;
    - 250  em equipamentos desportivos para o vencedor da Taça Challenge;

    - 350  em dinheiro para o vencedor da Champions Allstars;

     

    1.1.        Cada equipa vencedora das competições listadas neste ponto recebe ainda a respetiva Taça de campeão da competição ganha.

     

    2.    A Organização atribuirá ainda os seguintes prémios individuais no final de cada torneio:

     - Troféu de melhor marcador para cada divisão + oferta de um par de chuteiras.

     - Troféus individuais para os vencedores dos prémios de Jogador do Ano, melhor Guarda-Redes, melhor defesa, melhor médio e/ou melhor avançado, atribuídos em cada uma das séries das diferentes divisões.

  • ART. 12º - DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

    1.   Todos as informações respeitantes à Liga Allstars estão disponíveis através do site www.allstars.pt.

    2.   Casos omissos neste regulamento serão decididos pela Organização, ouvidos os interessados.