Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2022-04-25 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Real Madeira vs Metz Lá Dentro

Real Madeira ameaça recuperação, mas o Metz “Lá Dentro”.

Jogo de loucos acaba com um 6-4 a favor do Metz Lá Dentro. Estiveram a vencer por 5-0 ao intervalo e deixaram que o Real Madeira marcasse quatro, antes de matarem o jogo e estabelecerem o resultado final.

Não podia ter começado melhor para o Metz e pior para o Madeira. No primeiros três minutos de jogo, assistimos a três golos para o mesmo lado, sendo que o quarto viria nem dez minutos depois.

O primeiro foi apontado por Afonso Pires que dava o melhor seguimento possível a um cruzamento de Manu Ribeiro da direita. O segundo seria de quem assistiu o primeiro! Manu mais uma vez a estar em evidência não desperdiçando uma grande penalidade que havia sido sofrida por Gonçalo “GP” Costa.

Logo a seguir viria o terceiro, marcado por Martim Carvalho. Seria um golo 100% oferecido pela defesa dos madeirenses que estavam a ser trucidados pelo ritmo avassalador dos franceses. O jogador não teve qualquer tipo de oposição na hora de finalizar e fazer o 3-0!

O Metz desacelerou para não gastar a bateria toda mas acabou mesmo por marcar o quarto golo. Grande jogada de contra ataque a começar em Martim, que lança a bola de um lado ao outro do campo para Manu, estando este em posição de cruzar a bola para GP que atira para o fundo das redes.

O Real Madeira começou a dar indicações de que o seu futebol positivo ainda existia e que esta fase menos boa não passava disso. Durante largos minutos trocou a bola com intenção e qualidade, e via assim os seus adversários algo perdidos, pela primeira vez na partida.

Dito isto, sofriam o quinto golo ainda na primeira parte. O estrangeiro Miguel Campos via-se em posição de remate e atirava a bola em cheio no poste, tendo esta sobrado na recarga para Afonso Pires, que marcaria o seu segundo no jogo!

 

Segundo tempo chegava e começava (o que parecia) a remontada épica dos insulares. O trabalho feito no primeiro golo por João Coelho era fenomenal, tendo aguentado várias “massas”de adversários antes de fazer uma simulação à frente de Nuno Guedes e rematar para o 5-1.

O mesmo jogador fazia algo parecido no segundo golo e voltava a dar ímpeto à sua equipa. Defesa ultrapassada e toque subtil por cima do guardião francês!

Tivemos de esperar dez minutos pelo terceiro mas ele chegou. Não era Coelho a fazer o trabalho todo. Desta vez Gustavo Ramalho assumiu protagonismo fazendo uma fantástica jogada seguida de assistência. Mas no fim, quem finalizava era João Coelho!

A jogada do quarto golo é de bom futebol mas acaba com algo pouco visto nos dias de hoje. Um livre indireto dentro da área dos franceses. Mas antes vamos à jogada. Corrida desenfreada do irrequieto Lúcio Djaló, a dar na altura certa para Coelho, que também deixava a bola bem redondinha para “Gus”. Este atira à queima-roupa contra Guedes que apenas consegue servir de muro à frente da sua baliza. Na recarga Coelho iria cabecear não fosse o pé alto de um defesa insular. O poker de Coelho seria completado neste livre, pondo a bola “no buraquinho da agulha”, onde não existiam homens do Metz. A vitória que parecia uma certeza para os franceses, tinha agora contornos de dúvida.

Ou não! Mais um erro defensivo do Real Madeira quebrava a sua moral e a chance de chegar aos pontos. Quem aproveitava o erro era Afonso que completava assim o seu hat-trick!

Teria sido uma recuperação monumental, mas o Real Madeira acaba mesmo por perder. Confirma a sua quarta derrota seguida e um fim de época para esquecer. O Metz vence bem mas a sua posição na tabela, mostra também que não foi uma época que ficará na história da equipa.

 

 

Crónica por Gonçalo Dias

por Henrique Zilhão