Allstars on Facebook

Jogo

Taça Challenge, 2024-03-25 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

1 - 1

2 - 3 após gp

  • Estrangeiro

100000

MVP: José Ferreira

Pavão FC vs PSV Beethoven

PSV Beethoven prevalece na marcação de grandes penalidades e está nos quartos!

Pavão FC da Liga C1 e PSV Beethoven da D2, encontravam-se nos oitavos da Taça Challenge, naquela que prometia ser uma partida emocionante no campo do São Miguel. A turma liderada por Diogo Montellano já conhecia estes palcos, pois na época transata chegou aos quartos-de-final nesta competição. Ainda assim, os pupilos de Manuel Lampreia prometiam dificultar-lhes a vida!

Começava a partida e notava-se desde cedo que estávamos perante um jogo a eliminar, pelo que nenhuma das formações pretendia arriscar em demasia. Assim sendo, as equipas iam encaixando uma na outra e raras eram as aproximações à área contrária, prevalecendo as divididas no miolo. O primeiro aviso de verdadeiro perigo no jogo foi de Guilherme Monteiro, que surgiu descaído para a esquerda e conseguiu um remate cruzado, para intervenção atenta de Cáceres (estrangeiro), que se viu obrigado a ceder canto. O PSV não demorou muito a ripostar ao aviso do seu opositor e logo com duas ocasiões de perigo criadas: a primeira nasceu de um aparecimento de José Ferreira pelo corredor esquerdo, que conseguiu entrar na área do Pavão e rematou por pouco ao lado. Pouco depois, excelente triangulação com um passe em zona frontal para um toque de primeira que desmarcou Tomás Ramos pelo corredor direito e o ala conduziu a todo o gás antes de fazer um cruzamento venenoso para o coração da área, que podia ter tido maiores repercussões não fosse um excelente corte do capitão Diogo Montellano. Os neerlandeses continuavam a somar cada vez mais aproximações à área contrária e deixaram um aviso na sequência de um lançamento longo a descobrir Manuel Correia da Silva, mas apesar da boa impulsão do médio, que ainda lhe permitiu dar um ligeiro toque no esférico, este acabou por esbarrar numa boa saída de Tiago Silvestre (estrangeiro). O nulo prevaleceria até ao intervalo.

A história repetia-se no segundo tempo, havendo grande cautela de ambas as partes por forma a não colocar a passagem aos quartos-de-final em causa. Passaram largos minutos de enorme equilíbrio, até que no primeiro lance de perigo do segundo tempo, o PSV conseguiu mesmo quebrar o enguiço! Num lance estranho, em que houve alguma passividade da defensiva do Pavão, a bola acabou por ficar à mercê de Francisco Pignatelli (estrangeiro), que com o keeper fora da jogada, aproveitou para mergulhar para o esférico e fazer o golo de cabeça! A partir deste momento, os neerlandeses acabaram por descer as linhas, por forma a segurar uma vantagem preciosa e à procura de um eventual contra-ataque, principalmente pelos corredores através de Ramos e Zé ou mais à frente com Pignatelli. Naturalmente, isto permitiu ao Pavão crescer no jogo e ir acumulando uma série de aproximações à área contrária, principalmente na sequência de lançamentos de linha lateral. A turma de branco ia insistindo, sempre com Manuel Cunha e Carmo a colocar na área e já com as várias “torres” à sua disposição. Uma das referências ia sendo Montellano, que nos derradeiros momentos da partida conseguiu desviar um lançamento de Manuel e colocar a bola no fundo das redes! 1-1 e o jogo seguiria para grandes penalidades!

O PSV ficou encarregue de abrir as hostilidades e delegou as responsabilidades para Pignatelli, que habituado a outros palcos, atirou com enorme frieza para o fundo das redes. Seguiu-se Montellano, que também não perdoou e colocou tudo empatado. O PSV voltou a colocar-se em vantagem, mas desta feita o Pavão não conseguiu replicar a ação dos neerlandeses, pois Bugalho atirou com confiança, mas viu Cáceres fazer uma intervenção fulcral, que dava a possibilidade ao PSV de resolver já a questão. O último penalti foi assumido por Ramos, que atirou para a direita e confirmou mesmo a passagem do PSV aos quartos da Taça Challenge!

por Henrique Barrosa