Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2023-03-14 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 5

ATP United vs Pornmouth FC

Game, “7” and match, Pornmouth!

O Pornmouth garantiu a subida ao primeiro lugar da tabela classificativa com uma estrondosa vitória por 7-0 ao ATP United. A turma de Bernardo Pile está a jogar um futebol muito atrativo para o olho neutro, mas naturalmente para o adversário, demasiado intenso e pressionante.

A primeira oportunidade do jogo seria a favor do ATP que prontamente chegou à baliza adversária. Um passe longo de Pedro Galvão lançava Julian Conzten na frente, com este a puxar para dentro e a rematar ao primeiro pacote para boa defesa de Bernardo Pile.

Logo a seguir o Pornmouth mostrava a sua frieza e eficácia normal! Francisco Demony cruzava a bola na direita e encontrava de forma perfeita a cabeça de Tomás Costa. Este cabeceia para defesa do estrangeiro do ATP, que não consegue defender para longe o suficiente, sobrando a bola para o mesmo avançado inglês que dá o 1-0 a favor da sua equipa.

Os tenistas voltaram à carga, mas a defesa do Pornmouth estava "em dia". Numa jogada de insistência Pedro Luz conseguiu um remate dentro da área adversária, mas via Martim Sousa Coutinho fazer um corte in extremis em cima da linha de golo. Vale sem dúvida um golo!

A partir deste momento o jogo pertenceu quase na sua totalidade aos ingleses que aplicaram o seu futebol rápido e organizado para trocar as voltas aos canarinhos. A primeira parte ainda tinha vários bons remates, antes de Francisco Ferreira dobrar a vantagem do Pornmouth. O próprio Francisco Ferreira atirou para defesa do guardião adversário e depois Costa a rematar para outra defesa, depois de uma jogada monumental de Demony.

O segundo dos que jogavam de azul era futebol simples e eficaz, com Manuel Serrador a servir Fran para o 2-0!

Nos minutos finais do primeiro tempo Tomás Costa ainda acertaria no poste depois de uma corrida frenética de Miguel Pile na direita. Também Pedro "Peu" Carvalho rematava ao alvo, mas o Pile da baliza socava para longe.

 

Os segundos vinte e cinco pediam um ATP mais incisivo, mas foi o Pornmouth que voltou do intervalo para marcar. Aquando de uma jogada dos ingleses que ia dar golo certo, Gonçalo Castro pôs a bola à mão e teve ordem de expulsão. Na grande penalidade, Couta permitiu a defesa do redes tenista, mas na recarga Francisco Nicolau não dava hipótese e fazia o 3-0.

Pouco depois chegava o quarto que vinha de uma jogada rápida de contra-ataque. Recuperava Nicolau no seu meio-campo, seguia com a bola Demony, que dava para Mané rematar para o 4-0.

Antes do quinto do jogo, Fran quase que bisou, mas o poste da baliza do ATP negava o feito.

O 5-0 seria uma cópia em papel químico do quarto. Tal e qual o que tinha acontecido minutos antes. Recuperação de Nicolau, passe de Demony para Mané e golo do avançado.

O hat-trick quase que aparecia de rompante com mais uma jogada de Demony a servir de forma perfeita Serrador, mas este último falhava no alvo por milímetros.

Para desespero de Francisco Demony, que estava a fazer um grande jogo, na altura de marcar o seu único golo do jogo, a bola acabaria por ser defendida pelo estrangeiro do ATP e posta na própria baliza por Miguel Gonzalez. Não ficava escrito no papel, mas era meio golo do avançado do Pornmouth.

Mesmo a terminar o sétimo golo desta equipa era apontado por “Mico” que aproveitava uma bola perdida dentro da área (depois de dois remates de Manuel Serrador) para rematar com muita força para o fundo das redes!

Grande vitória do Pornmouth que assume assim a liderança na Divisão Allstars. Ainda não perderam nesta edição da competição e somam apenas dois empates nas oito partidas realizadas. O ATP United está no outro lado da balança, sem vitórias ainda a registar. Ocupam o último lugar e têm de aumentar o ritmo para não descerem de divisão.

 

Crónica por Gonçalo Dias

por Henrique Zilhão