Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2022-04-03 às 18:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 2

300000

MVP: Tomás André Mendonça

Pitas de Guadalajara vs Fenerbaços SC

Fenerbaços puxa dos galões para bater Pitas

Em jogo da jornada 15 da Liga B1, mexicanos recebiam turcos no Estádio 1º de Maio com a esperança de travar a sequência invicta dos comandados de Gonçalo Martins Costa. Confirmando o seu estatuto, o Fenerbaços foi superior e manteve-se por cima durante os 50 minutos. Ainda assim, o desacerto frente à baliza e a boa organização defensiva dos caseiros foram complicando a partida.

Foi preciso esperar pela primeira chance de perigo relevante no Inatel. Estamos na reta final do campeonato e as formações já vão conhecendo as armas adversárias, pelo que a expectativa toma conta dos minutos iniciais dos jogos. Praticamente a meio do primeiro tempo, o Fenerbaços beneficiou de um livre indireto dentro da área mexicana fruto de um atraso para Miguel Henriques; chamado à conversão, o especialista João Esteves esperou o toque curto e rematou forte em direção ao poste mais distante; porém, a muralha montada em cima da linha de baliza deu o corpo ao manifesto e afastou o perigo! Era de bola parada que os turcos mais ameaçavam e, num canto batido por Esteves, Tomás Mendonça ganhou o ressalto e atirou rasteiro; o esférico ia mesmo entrar, mas o defesa Rodrigo Arede estava no sítio certo para impedir o golo e cortar o perigo; a redondinha tornava aos pés de Mendonça que tentaria a emenda, mas a segunda tentativa saiu para as nuvens. A insistência turca criava muitas dificuldades à defesa branca e o golo apareceu pouco depois. O juiz Álvaro Sousa assinalou uma grande penalidade favorável à equipa de preto, Mendonça não tremeu e atirou para junto do poste esquerdo a meia altura! 0-1 e marcador finalmente desbloqueado! O intervalo chegaria logo a seguir e, embora em vantagem, pairava a sensação de que o ataque turco não estava num dos seus dias. A formação da casa pretendia reentrar no jogo e o 0-1 deixava tudo em aberto.

No recomeço da partida, o atual 2º classificado entrou com tudo e esteve perto de dilatar: João Esteves conduziu um contra-ataque pelo meio e viu-se com espaço; ajeitou para a canhota e disparou rasteiro… mas a redondinha passou a centímetros do poste mexicano! Com os homens da frente a mostrar ineficácia, o Fenerbaços esteve perto de dilatar fruto de um autogolo: tabela entre Tomás Bretão e Gonçalo Costa na direita, com o segundo a tirar um cruzamento tenso que embateu num defesa e, por pouco, não terminou no fundo da sua própria baliza! Contra a corrente do jogo e numa das poucas oportunidades concretas que criou, o Pitas conseguiria mesmo chegar ao empate e trazer algum suspense à partida: Duarte Oliveira encarregou-se de executar um lançamento lateral na direita e, em lance de laboratório, serviu longo e ao segundo poste para Guilherme Brito que, pleno de oportunidade, finalizou facilmente para o empate! 1-1! Novamente nivelado mas com clara intenção de perseguir os 3 pontos, o Fenerbaços procurou retomar as rédeas do jogo e ir em busca da vitória. A tarefa foi levada a cabo com mais coração do que cabeça, e a verdade é que pouco perigo se via de um lado e de outro. Porém, numa desconcentração da defesa mexicana, o capitão Gonçalo Costa recuperou e embalou na direção da baliza; foi tocado já dentro da área e o árbitro da partida apontou para o castigo máximo! No momento da decisão, o próprio capitão assumiu a despesa e colocou rasteiro junto ao poste direito como mandam os livros! 1-2 e a vitória não fugiria mais aos turcos! Até final, nota para algumas aproximações da equipa da casa, mas sempre sem ligação e dinâmicas assimiladas para constituir verdadeiro perigo.

Com o jogo a terminar com 1-2, o Fenerbaços aproveita a escorregadela do líder Ex On The Pitch para se aproximar da liderança. Ainda assim, terá sido mais importante o conforto provisório em relação ao terceiro posto do que um eventual assalto ao título. Já o Pitas soma o 7º jogo consecutivo sem vencer e quererá inverter a tendência já na próxima jornada.

por Tiago Sequeira