Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2022-03-14 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Fenerbaços SC vs Man ChestHair United

Fenerbaços implacável goleia em nova vitória

No regresso ao campeonato, os turcos recebiam o ManChestHair para um embate que se antevia equilibrado. A missão ficou espinhosa para os ingleses depois de ficarem reduzidos a sete unidades, com os da casa a embalarem para um triunfo folgado.

A partida no São Miguel iniciou-se logo com ascendente dos turcos. A formação de branco pretendia dar continuidade a um ciclo de vitórias que vão valendo a aproximação ao título da liga B1 e a passagem a fases mais adiantadas da Taça. O primeiro aviso chegou num livre direto cobrado por João Esteves: o médio tirou medidas à baliza de João Pereira e rematou em arco… com a redondinha a esbarrar na trave! O perigo não parava de rondar a baliza inglesa, quase sempre sob a forma de combinações pela direita do ataque turco. Foi assim que, num canto cobrado rapidamente por Tomás Mendonça, o extremo serviu João Diogo Ferreira que, completamente solto, cabeceou em zona central para o poste mais distante, fazendo o 1-0! Os vermelhos procuraram responder, e o empate esteve perto de acontecer: Telmo Gonçalves foi servido dentro da área, tirou um defesa da frente e remato forte para boa defesa de Pedro Barcelos! Vivia-se uma altura de maior equilíbrio no jogo, com o Fenerbaços a ser mais perigoso na transição ofensiva – a verticalidade turca provar-se-ia letal, originando o lance capital da partida: contra-ataque muito rápido com João Diogo a ser servido no meio; o ponta fez tudo bem e fugiu em direção à baliza, sendo travado em falta por João Barreto Rodrigues… o juiz da partida não teve dúvidas e mostrou vermelho direto ao defesa, deixando os homens de pêlo no peito com menos uma unidade. Na conversão do livre resultante, João Esteves voltou a assumir a responsabilidade e rematou de forma exímia para junto do ângulo inferior direito, fazendo o 2-0! A queda anímica dos ingleses era visível, permitindo ao Fenerbaços dilatar ainda antes do intervalo: tudo simples com a bola a entrar na profundidade em Tomás Bretão que temporizou e serviu Gonçalo Costa no segundo poste para que este desviasse para a baliza deserta! 3-0! Chegava o intervalo e a partida parecia totalmente resolvida para os brancos.

Porém, no regresso ao relvado, o ManChestHair vinha com outras ideias, e cedo mostrou que pretendia reentrar na discussão do jogo. Praticamente nos primeiros minutos, Diogo Moita foi servido nas costas da defesa e, num grande trabalho, ganhou na dividida ao keeper para depois atirar, em esforço, para o fundo das redes! 3-1! Os vermelhos procuravam de seguida o segundo golo, mas o resultado não mexia. Contra esse melhor momento dos ingleses, os turcos voltaram a repor a diferença em 3: passe da direita de Mendonça para o corredor oposto a encontrar Bretão; o ponta recebeu e finalizou com categoria para o 4-1! Qualidade turca a explorar ao máximo a vantagem numérica! Apesar do marcador assinalado, os comandados de João Cruz não baixavam a cabeça e voltaram a ameaçar em dose dupla: primeiro por Moita que disparou forte, mas à barra; e depois por Telmo que rematou para boa intervenção de Barcelos depois de evitar um defesa. Havia sinal de mais para o ManChestHair que chegou mesmo ao segundo: Pedro Xavier Marques segurou na direita e assistiu Xeiroso que, com um toque subtil, colocou entre as pernas do guardião fazendo o 4-2! Porém, antes do apito final, o Fenerbaços voltaria à carga e ainda conseguiu faturar o quinto da noite: cruzamento bombeado na direita, saída em falso do keeper e cabeceamento de José Domingos para o fundo das redes! 5-2 e o defesa era coroado com um golo depois de uma excelente noite em termos individuais. Sem tempo para mais, o apito final deu-se com vitória clara dos turcos que seguem na luta pela promoção e título da Liga B1.

por Tiago Sequeira