Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2022-03-14 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

1 - 4

000000

MVP: Antoine Sarnago

Skalzburgo vs Futah Beach Towels

Líder soma e segue

Em noite de muitos jogos a contar para o escalão máximo do torneio, a líder Futah deslocava-se ao terreno do Skalzburgo para um jogo tipicamente difícil. A partida demorou a ficar resolvida, e os austríacos até marcaram primeiro, mas os tunisinos acabaram por mostrar o motivo pelo qual ocupam o primeiro posto e conseguiram uma vitória justa e folgada.

Foi preciso aguardar até ao primeiro lance de perigo relevante, mas as combinações dos tunisinos trouxeram a primeira ameaça: Tomás Gama viu Edson Abreu fugir nas costas e serviu-o; o lateral ficou em boa posição e rematou cruzado, mas Xara fez uma grande intervenção para manter o nulo. Depois de rematar, foi a vez de Edson assistir: novamente a direita do ataque a carburar com Edson a deixar em Bernardo Castelbranco; o atacante recebeu e rematou rasteiro, com Xara a fazer nova defesa! Os da casa tinham dificuldade em construir perigo apesar de circularem rapidamente a bola, pelo que foi preciso esperarmos por uma bola parada para a sua primeira chance: canto cobrado na direita na direção de Fancis que, depois de saltar mais alto, cabeceou para excelente defesa de João Neto! O jogo era de poucos riscos e de poucos erros, pelo que as oportunidades claras escasseavam. Porém, numa rara exceção no primeiro tempo, a defesa austríaca comprometeu, perdeu a posse em zona proibida e Antoine Sarnago recuperou com caminho aberto para a baliza; progrediu, mas, só com o guardião pela frente, permitiu grande defesa! Ora, quem não marca, sofre… e a Futah sofreu: desconcentração defensiva pouco habitual na cobrança de um canto na esquerda de ataque do Skalzburgo; a redondinha viajou até ao segundo poste e, esquecido por todos, Tomás (estrangeiro) recebeu e atirou a contar para o 1-0! Porém, a vantagem não durou muito, pois Bernardo Castelbranco tinha outros planos: em desmarcação pelo centro, o atacante recebeu entre linhas, sentou o keeper e finalizou para a baliza deserta, fazendo o 1-1! Muitos festejos dos tunisinos no golo do empate, mostrando uma união e coesão essenciais numa equipa que quer o título. O intervalo chegaria pouco depois e adivinhava-se uma segunda parte com mais duelos equilibrados e dificuldades em ferir as balizas.

Contudo, o segundo tempo arrancou praticamente com o golo da reviravolta roxa… e, senhoras e senhores, que golo! Antoine trabalhou pela esquerda e foi evitando vários adversários até chegar à linha de fundo; cruzou tenso e rasteiro com a bola a sair da área; na banda oposta estava Afonso Oom de Sousa que, sem cerimónias, encheu o pé e desferiu um remate violentíssimo que só parou no fundo das redes de Xara, entrando pelo ângulo superior esquerdo! Golaço, golaço, golaço! 1-2! O tento motivava a equipa, e o terceiro não demorou a aparecer: passe de Diogo Moreira para Edson que dominou de cabeça, acelerou pela banda direita e rematou cruzado pelo chão para fazer a redondinha entrar junto ao poste mais distante! 1-3 e a Futah ganhava outro conforto. A vencer por dois, podia esperar-se um desacelerar dos tunisinos, mas a verdade é que a formação de Bernardo Reis vai mostrando que nenhum jogo está ganho antes do apito final, recusando-se a tirar o pé do acelerador: mais uma chance para Antoine que, em nova recuperação ofensiva, ficou sozinho com Xara, mas tornou a perder o duelo com o guardião. Este duelo individual parecia não ter fim, e o keeper ia levando a melhor sobre o médio: Antoine voltou a aparecer isolado, mas Xara voltou a não tremer e foi retardando o quarto dos tunisinos e o tento pessoal de Antoine. Porém, já perto do fim, Sarnago deixaria o nome na lista dos marcadores: contra-ataque conduzido pela direita a culminar em finalização cruzada sem chances para Xara! 1-4 e o marcador não mais se alteraria.

Com este resultado, a Futah vence mais uma vez e é cada vez mais líder da Divisão Allstars. Já o Skalzburgo continua em zona de despromoção, mas terá certamente aspetos positivos a retirar desta exibição.

por Tiago Sequeira