Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-11-05 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Ex on the Pitch vs SC Baga

Thriller de dez golos termina com passagem dos Ex on the Pitch!

Tínhamos jogo de nível elevado nos oitavos da Taça, entre os Ex, que militam na Divisão Allstars e o Baga, que está entre os candidatos a ascender a esse mesmo escalão, entre as várias formações da Liga A. São duas formações que entram sempre para vencer e era esperado um jogo bastante disputado.

Os Ex entraram claramente com o pé no acelerador e desde cedo se instalaram no meio-campo contrário. Iam rodeando a área do Baga, que não estava a conseguir sair em contrapé. Os primeiros avisos iam surgindo, primeiro num remate de João Canadas à entrada da área, mas que foi defendido por Luís Pereira e, pouco depois, um ressalto sobrou para os pés de José Santos Alves, que acertou em cheio na trave! À terceira seria de vez, com Rodrigo Santos na finalização! Já se sabe o que acontece quando se dá espaço ao canhoto! Estava feito o 1-0! Ainda assim, o Baga revelou cinismo e na primeira aproximação à área contrária, houve um cruzamento rasteiro que foi intercetado, mas não foi além de Duarte Freitas do Amaral, que conseguiu uma boa finalização de primeira, que só terminou no fundo das redes! Os golos continuavam a surgir a uma velocidade alucinante e os Ex não perderam tempo, chegando rapidamente a uma nova vantagem, por intermédio de António Veiga, que rematou de pé esquerdo à entrada da área, o keeper ainda tentou afastar o perigo, mas sem sucesso! A bola estava mesmo no fundo das redes! O ritmo imposto pelos Ex na partida era impressionante e acabou por ser ressentido pelo Baga: o 3-1 chegaria numa bola que foi jogada à esquerda em Rodrigo Santos e este conseguiu um cruzamento tenso para a pequena área, onde surgiu Manuel Sampaio para um toque que foi à trave e entrou no fundo das redes! 3-1! Era uma primeira parte em que não havia tempo para respirar e, galvanizados com os golos marcados, os Ex ainda conseguiriam um quarto golo no primeiro tempo, com uma recuperação que foi cair nos pés de Rodrigo Santos e este rematou cruzado para o fundo das redes, completando um bis! O jogo parecia estar praticamente decidido, ainda que faltassem muitos minutos, mas pouco antes do intervalo, Diogo Santos teve uma palavra a dizer ao aproveitar uma saída descuidada dos Ex e, já dentro da área, finalizou com frieza com um toque rasteiro! O marcador assinalava assim 4-2 ao intervalo.

A história do primeiro tempo voltava a repetir-se no segundo, com Rodrigo Santos a ter demasiado tempo para tomar decisões que ferissem o Baga. Ainda cedo neste tempo, Rodrigo recebeu à esquerda e conseguiu surpreender o keeper ao rematar junto ao poste mais próximo, numa zona em que costuma procurar o remate cruzado para o poste mais distante! Decisão inteligente e que confirmou o hat-trick para o ala esquerdo! 5-2 era um resultado já muito complicado de reverter, mas os pupilos de Luís Pereira estavam decididos em não desistir da partida e rapidamente conseguiram voltar a encurtar a desvantagem: Pedro Romão deu início à jogada ao soltar à direita em Manel Freitas e Costa e este conduziu na direção da linha de fundo, conseguindo um cruzamento rasteiro e tenso para a pequena área, onde surgiu Afonso Castro a encostar para o fundo das redes! Tínhamos em mãos um jogo em que as equipas não paravam de criar ocasiões de golo e os Ex tentaram o sexto num cruzamento vindo da direita em que Sampaio descobriu Zé Santos Alves e o dianteiro tentou a finalização de salto de peixe, mas por pouco ao lado. Depois seria Rodrigo Santos a procurar o póquer, mas só com o guarda-redes pela frente, também não conseguiu acertar no alvo. A esperança para o Baga seria reposta logo depois, com Diogo Santos a levar pelo corredor esquerdo e a conseguir cruzar para o coração da área, onde estava Romão para a finalização! 5-4 e, agora sim, tudo em aberto! O Baga tentava de tudo para chegar ao empate e Romão deixou um aviso através de uma bomba de fora da área, mas Serras (estrangeiro) estava bem colocado e encaixou a dois tempos. Os Ex conseguiriam voltar a respirar de alívio, graças a Sampaio que chegou ao bis. O médio acabou por conseguir corresponder da melhor maneira a um belo cruzamento de Canadas vindo da direita! Serras ainda seria chamado a intervir por mais duas ocasiões, primeiro num livre rasteiro de Romão e depois num canto curto de Pedro Noronha Lopes para Diogo Santos, que viu Serras a fazer nova defesa.

Este jogo de loucos terminaria mesmo com a passagem dos Ex aos quartos da Taça, tendo ainda de esperar por outros resultados e pelo sorteio para descobrir o seu adversário. Já o Baga fica por terra nos oitavos, pela terceira vez consecutiva, podendo agora focar-se em garantir, pelo menos, um lugar de acesso ao play-off de subida à Divisão Allstars.

por Henrique Barrosa