Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2023-05-14 às 18:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

Edima SAD vs Afunda FC

Afunda vence Edima após reviravolta e aumenta o fosso para o pódio!

Nos primeiros minutos o Edima SAD parecia ser superior ao seu adversário, sendo que até começou a ganhar, mas o Afunda deu uma boa resposta e acabou por conseguir uma vitória convincente e justa por 1-3!

Após uma bola limpa pela defensiva do Afunda, surgiu o primeiro aviso num pontapé de pé esquerdo de Afonso Maia, que passou por pouco ao lado. O Afunda tentou ripostar num livre direto estudado, em que Lamego deixou curto para Rodrigo Marinho e este rematou forte, mas desenquadrado. O Edima voltou à carga com Damião Ribeiro a levar pela direita e atirar cruzado à baliza, conseguindo mesmo fazer um belo golo! Estava inaugurado o marcador. Na sequência de um canto o Afunda quase fez o empate num ímpeto, com o esférico a ser socado pelo keeper, mas a terminar nos pés de Lamego, que contemporizou bem e acabou por rematar centímetros ao lado do poste. Lamego não faturou, mas assistiu pouco depois, após receber a bola numa reposição e a colocar um passe a rasgar até à esquerda no aparecimento de Marinho, que no momento do remate não deu hipóteses! Estava restabelecida a igualdade. O Afunda estava galvanizado com o golo marcado e ficou muito perto da reviravolta por duas ocasiões, primeiro por Marinho e depois num remate à meia-volta de Francisco Silva, mas ambos os remates foram parados com categoria pelo keeper do Edima. O Edima também auferiu de uma excelente oportunidade a terminar o primeiro tempo, tudo graças ao bom trabalho de Afonso Maia à esquerda, que ganhou uma dividida e rodou tudo até à direita em João Horta, que acertou em cheio no poste na hora do remate!

O segundo tempo não registava oportunidades de golo, até que num erro grosseiro na saída de bola do Edima, a bola acabou nos pés de André Estevas e este apanhou o guardião fora de posição no momento do remate, acabando por confirmar a remontada! O Edima não perdeu tempo e rapidamente fez por voltar a empatar o jogo, novamente com Afonso Maia em evidência ao obrigar Simão Oliveira a uma defesa complicada, a jogada não ficou por aqui e houve um homem de branco a ser derrubado na área, pelo que foi assinalada grande penalidade! Chamado à cobrança, Diogo Almeida tentou colocar a bola, mas Simão Oliveira brilhou com a defesa, conseguindo segurar o empate! Quem não marque, sofre, e o Edima sofreu mesmo um duro revés após condução de bola de Simão Neves, que soltou em Afonso Neves e este rematou forte para defesa do keeper, mas na recarga ao seu próprio remate, fuzilou as redes àquela que não era uma distância fácil! O Afunda ia tentando segurar a vantagem, enquanto o Edima procurava a sua sorte, principalmente de fora da área, com Diogo Neves a obrigar Simão Oliveira a defesa incompleta e, pouco depois, Diogo Neves bateu um livre lateral que ia direitinho para a cabeça de Manuel Bento, mas Simão Oliveira tirou o pão da boca ao adversário com uma chapada na bola.

A vitória do Afunda confirmou-se, consolidando assim a 8ª posição e estando a apenas 3 pontos do 4º lugar! Com esta derrota o Edima mantém-se no tal 4º lugar, mas sabe agora ser matematicamente impossível chegar ao pódio.

por Henrique Barrosa