Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2022-04-19 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 0

000000

MVP: Manuel Garcia

Jardim do Éder vs Rafeirense

Jardim do Éder vence e mantém-se na luta pela promoção

Em partida a contar para a jornada 17 da Liga C3, o Jardim do Éder recebia o Rafeirense no Inatel. Se os visitantes vinham sem pressão na tabela visto que estão perto de fechar uma primeira época tranquila no torneio, os da casa sabiam da importância de uma vitória para seguirem em busca da tão desejada subida. Num jogo fechado e com poucas chances, o golo solitário de Girão deu a vitória aos jardineiros.

O embate começou com muito equilíbrio a meio-campo, encaixe tático e poucas oportunidades de perigo concreto. Foi preciso aguardar largos minutos para a primeira ameaça que chegou da parte dos visitados: Manu Garcia, sempre o mais inconformado do ataque, acelerou pela direita e cruzou para finalização de Pepê Quintela à boca da baliza; Manteiga mostrou reflexos e defendeu para canto! Os pupilos de Almeida pareciam ocupar zonas mais subidas no terreno e até ter mais iniciativa com bola, mas a turma de amarelo não apresentava dificuldades em defender e mostrava-se muito perigosa no contra-ataque. Perto do intervalo, Manu Garcia voltou a estar em destaque ao driblar um defesa e atirar forte e rasteiro para mais uma defesa de Manteiga. A verdade é que as chances escasseavam e o jogo parecia preso, pelo que o intervalo chegou com nulo no marcador.

No segundo tempo, porém, o Jardim do Éder apareceu mais atrevido e com noção de que teria de subir linhas para criar mais perigo e chegar ao golo. O ataque amarelo passou a carburar em toda a largura e as dificuldades começaram a aumentar para os visitados. Primeiro, Pepê conduziu o esférico em zona central e deixou à direita em Pedro Monteiro; este cruzou com muita força e viu a redondinha passar toda a área… qualquer desvio teria sido letal. Depois, novamente Monteiro a trabalhar com muita qualidade na direita antes de puxar para dentro; viu o esférico à mercê do seu pé esquerdo e disparou rasteiro para mais uma boa intervenção de Manteiga – o único responsável pelo nulo no marcador nesta fase do jogo. Com o Jardim do Éder a aproximar-se do perigo e o Rafeirense a mostrar pouca paciência na gestão da posse, a sensação de um golo a aparecer para os da casa pairava no Inatel. Acabaria mesmo por suceder assim, com Girão a assinar o tento inaugural: passe a explorar a profundidade na direita de Manu Garcia que, com muita visão de jogo, colocou rasteiro ao segundo poste para o desvio de Girão! 1-0 e a vantagem não mais fugiria aos comandados de Zé Miranda. Até ao final, os visitantes não conseguiram ameaçar o empate e a turma jardineira mostrou frieza a gerir o marcador.

Com este resultado, o Jardim do Éder caminha rumo à subida e aguarda agora os resultados dos concorrentes diretos ao mesmo objetivo. Já o Rafeirense continua uma caminhada tranquila a meio da tabela e vai fazendo uso do calendário para preparar a época que se avizinha.

por Tiago Sequeira