Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2022-04-12 às 21:00 @ CIF

Nota do árbitro: 4

0 - 0

      100401

      MVP: Manuel Venâncio

      Jardim do Éder vs UP FC

      Jardim do Éder e UP FC anulam-se e prosseguem corrida pela subida

      Numa partida verdadeiramente decisiva nas contas da promoção para a Liga B, Jardim do Éder e UP FC subiam ao relvado do Estádio Pinto Basto com as expetativas no máximo. O jogo foi sempre muito equilibrado com as duas turmas a procurar minimizar erro. Assim, apesar de ter existido boas chances para ambos os lados, o nulo manteve-se até ao final.

      O embate começou com as duas formações a equilibrar-se a meio-campo num encaixe tático evidente: mais paciência em manter o controlo da posse do lado dos visitantes, face a pressão muito alta dos homens da casa. Certo é que as organizações defensivas iam secando as tentativas de ataque rápido e, como tal, tardou em aparecer a primeira oportunidade de perigo. Porém, assistiu-se a algumas aproximações que, por pouco, não resultaram em chances claras: na mais relevante, Luis Nobre Guedes recebeu à entrada da área adversária; sem sequer ter de olhar, apercebeu-se do movimento de Chichorro e tocou de calcanhar, com o médio a receber e encarar a baliza; porém, quando armava o remate, apareceu Manuel Venâncio com um corte providencial! No lado oposto, e já perto do intervalo, o UP fez o único remate perigoso na direção da baliza: Contreiras foi lançado nas costas da defesa pela esquerda e, com pouco espaço, fez uso da parte exterior do pé direito para rematar forte para uma bela defesa de Toli! O intervalo chegou pouco depois e a tendência parecia ser a de um jogo cada vez mais aberto.

      No segundo tempo, porém, uma expulsão para os visitantes acabou por colocar um travão na crescente intensidade a que se assistiu no final da primeira parte. Num momento absolutamente inaceitável, Frederico Herédia (estrangeiro) viu vermelho direto e deixou o UP reduzido a 7 unidades. Daqui para a frente, os comandados de Gutierrez eram obrigados a assumir uma postura de maior cautela e menos risco, ainda que não deixassem de procurar uma abertura para criar perigo. Nessa missão, Hugo Weber assumia-se como o mais inconformado, mas sem nunca conseguir concluir as suas iniciativas individuais. Em vantagem numérica, a formação liderada por Zé Miranda dispôs das suas duas melhores oportunidades no encontro já bem perto do final. Primeiro, Chichorro desequilibrou na esquerda e disparou uma bomba que obrigou Castilho a defesa complicada! Depois, canto batido da esquerda com cabeceamento de Nobre Guedes a ser defendido por Castilho; ainda assim, a bola ficou à mercê de Sampayo que, à boca da baliza, viu Venâncio vestir a capa de herói e impedir o golo dos da casa! O que acabava de desperdiçar o Jardim do Éder! Com escassos minutos para o fim, a máxima do “quem não marca, sofre” esteve perto de se concretizar, mas o remate de Gouveia dentro da área passou muito perto do poste! Não havia tempo para mais, e o jogo terminaria com o marcador inalterado.

      Com este resultado, quem sorri mais é, ainda assim, o Jardim do Éder, que mantém 5 pontos de distância para o UP (ainda que com um jogo a mais). De todo o modo, a luta pela subida continua ao rubro na Liga C3, podendo prever-se disputa até ao último segundo da última jornada!

      por Tiago Sequeira