Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2022-01-24 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

1 - 0

101200

MVP: Vasco Neves

Heinakeres vs FC Grimo

Heinakeres batem Grimo no Derby e assumem a liderança

A jornada 7 da Divisão Allstars trazia um dos jogos mais antecipados da temporada. O Heinakeres recebia o Grimo para “O Reencontro”, com a antevisão do jogo a trazer grande mediatismo fora do relvado e a prometer futebol espetáculo dentro das quatro linhas. O duelo foi repartido, mas um golo solitário de Vasco Neves deu os três pontos aos da casa!

Noite fria no São Miguel para o Derby entre Heinakeres e Grimo. Os holandeses vinham de uma sequência de excelentes resultados e ocupavam o segundo posto da Divisão Allstars. Já os canarinhos procuravam responder a um começo de época que deixa a desejar, tendo excelente oportunidade para o fazer num encontro desta dimensão. O primeiro lance de perigo veio de uma tentativa ousada de Cristóvão: o guardião viu Pignatelli adiantado e, depois de segurar a bola, procurou surpreender o keeper adversário com uma bola longa; caprichosamente, o esférico acabaria por bater na trave. O Heinakeres mostrava dinâmica ofensiva, e teve nova ocasião num belo lance de Vasco Neves: o médio trabalhou bem sobre a marcação direta, fletiu da esquerda para dentro e atirou em direção ao poste contrário com o esférico a passar muito perto da baliza amarela. Respondia o campeão em título por intermédio de Bonneville, com o capitão a atirar cruzado da esquerda e a ver a redondinha tirar tinta ao poste da baliza holandesa. O Grimo crescia no encontro e podia mesmo ter inaugurado o marcador pelo talentoso Bettencourt. O ponta sacou um “coelho da cartola” driblando um defesa e ainda conseguiu contornar o keeper. Porém, quando se preparava para armar o remate, apareceu Sampaio a vestir a capa de herói e a cortar in extremis! A fechar o primeiro tempo, os holandeses também dispuseram de uma grande ocasião: contra-ataque conduzido na esquerda com combinação de Sampaio e Titó, com o primeiro a servir Vasco Neves; o médio ficou isolado com Pignatelli mas deixou-se deslumbrar e tentou assistir Sampaio de volta… o passe ficou curto e apareceu um defesa canarinho a afastar o perigo. O intervalo chegou com nulo no marcador e encaixe tático entre as duas formações que se conhecem bem. Mas os adeptos presentes no São Miguel pediam às respetivas equipas para irem atrás da vitória, o que levou a uma segunda parte com mais ocasiões de perigo.

A segunda metade começou com boa iniciativa individual de Rodrigo Branco, que recebeu entre linhas e armou um remate fortíssimo que aqueceu as luvas de Cristóvão. Alguns minutos depois, deu-se um dos lances capitais do jogo: Coimbra foi derrubado por Diogo Oliveira na área e Vasile Danut apontou para a marca de grande penalidade; chamado à conversão, Titó atirou rasteiro para o seu lado esquerdo, mas Pignatelli leu a mente ao melhor marcador do Heinakeres e defendeu! Ainda o Grimo celebrava a defesa do penalty e, na sequência do mesmo lance, Braga da Costa atingiu de forma imprudente Bonneville e viu vermelho direto! Em teoria, tudo mais complicado para os detentores do título da Liga A que, para além de desperdiçarem ocasião soberana, ficavam reduzidos a 7 unidades! A verdade é que a teoria pouco ou nada importa no Futebol, e a expulsão promoveu mais união e organização defensiva aos da casa, que começaram a fazer uso do contra golpe para ir ameaçando as redes canarinhas. Num lance rápido conduzido por Sampaio, o médio deixou para Vasco Neves que demorou e permitiu o corte para canto. Na sequência do mesmo canto apareceu o golo da vitória: Titó cobrou da esquerda em direção à zona de penalty e Vasco Neves subiu mais alto que todos e cabeceou para o poste mais distante, vendo a redondinha bater no ferro e entrar na baliza de Pignatelli! 1-0 e festa holandesa no Derby! O Grimo procurou reagir logo de seguida e esteve perto do empate: iniciativa individual de Falcão com o extremo a aplicar um forte remate em movimento seu caraterístico; Cristóvão atirou-se para defender para a frente, mas a bola ficou à mercê de Diogo Oliveira; este tentou a recarga, mas o keeper agigantou-se para segurar a vantagem preciosa! Até ao final, os comandados de Bonneville tentaram de tudo para chegar ao empate, mas a muralha verde foi conseguindo afastar o perigo… e criá-lo em transição ofensiva. Numa ressaca que ficou a sobrar na entrada da área canarinha, Vasco Neves aplicou uma verdadeira bomba que esbarrou na trave! Oportunidade fantástica para dilatar o marcador. Porém, o jogo caminhou para o último apito com o Heinakeres a saber sofrer e a celebrar uma vitória saborosa n’”O Reencontro”.

Com este resultado, os holandeses ascendem provisoriamente ao primeiro posto e terão certamente um resto de semana mais risonho. Já o Grimo vê alargada a série de derrotas e terá de procurar solução para a crise desportiva que vive.

por Tiago Sequeira