Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-11-05 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

2 - 0

000000

MVP: Vasco Gama

FC Famaligato vs The Passenger Hostel

Famaligato alcança os quartos da Taça pela terceira vez na sua história!

O líder da Liga A, Famaligato, tinha em mãos um encontro extremamente exigente diante de uma formação a lutar por um lugar no pódio da Divisão Allstars, o Passenger Hostel. A turma treinada por António Chaves Costa acabou por mostrar uma faceta muito boa, controlando a maior parte da partida e conseguindo uma vitória justa.

Os pupilos de Rodrigo Cardoso não perderam tempo e, logo a abrir a partida, deixaram a defensiva do Famaligato em sentido, com uma bola a ser picada nas costas da mesma, onde surgiu João Sampaio, mas quando se preparava para visar a baliza, eis que surgiu Serras (estrangeiro) com uma saída que impediu males maiores. A resposta do Famaligato surgiu pouco depois, com Rodrigo Santos a procurar a meia distância, mas o remate passou por pouco ao lado. Também João Canadas apostou na meia distância e acertou em cheio no poste! Os Passengers deixariam novo aviso, com um lance que começou numa recuperação importante de Henrique Soares e este ainda conseguiu sair a jogar e tocar de trivela em Francisco Pignatelli, que deixou o esférico passar entre as pernas e arrancou a todo o gás pela esquerda, conseguindo mesmo alvejar a baliza, mas Serras estava atento e defendeu com as pernas. O Famaligato voltaria a assumir as rédeas da partida e David Rosário tocou curto numa rara incursão de Vasco Gama no ataque, sendo que o central conseguiu ganhar um ressalto e ficar em boa posição para um remate rasteiro, mas Diogo Correa Mendes estava atento e afastou o perigo. David Rosário voltaria a marcar presença na manobra ofensiva da sua equipa ao receber à esquerda e conseguir atirar um autêntico míssil à trave da baliza! Já não era a primeira bola nos postes e os Passengers iam passando entre os pingos da chuva. O Famaligato continuava a tentar a sua sorte à meia distância, mas sem sorte, prevalecendo o nulo até ao intervalo.

O Famaligato manteve a sua postura ofensiva no segundo tempo e ficou perto de um golo madrugador, com Magalhães a receber à direita e a fazer um belo passe por cima de um adversário e que deu com Rodrigo Santos, com o canhoto a tentar fuzilar as redes, mas a falhar o alvo. A turma de azul ia tendo mais bola, mas com os Passengers a fecharem bem o miolo. Assim sendo, por vezes viam-se obrigados a momentos de futebol mais direto. Num desses momentos Gama recebeu atrás e conseguiu levantar o esférico de forma fantástica para a área, mas o cabeceamento de Canadas foi de encontro às mãos seguras de Correa Mendes. O guarda-redes improvisado (não sendo a primeira vez que desempenha estas funções) teria um momento fenomenal pouco depois, ao parar duas ocasiões de golo gritantes, primeiro por David e, na recarga, a negar também o golo a Rodrigo Cristóvão! Só dava Famaligato neste momento e Rodrigo Santos voltou a avisar, desta feita de livre direto, sendo que o remate esbarrou com estrondo na trave! O enguiço acabaria por ser finalmente quebrado por Cristóvao, que conseguiu um remate a meia altura para o lado direito e fez assim o golo inaugural da partida, que já se vinha a pressentir há muito tempo! O segundo quase chegou de rajada, com Canadas a descobrir a rotura de Cristóvão e o dianteiro picou sobre o keeper, mas acertou em cheio no poste, sendo que Canadas ainda chegou para a recarga, mas esta esbarrou em cheio num adversário! Os Passengers não conseguiam arranjar maneira de reagir ao golo sofrido e continuava a ser o Famaligato a ficar perto de dilatar, desta feita num belo momento de Canadas a sair da pressão entre dois ou três opositores e a soltar em Rodrigo Santos, que fez um passe a rasgar para a desmarcação de Frederico Videira, mas o remate esbarrou numa saída atenta de Correa Mendes. Em seguida foi Gonçalo Marques de Almeida a construir pacientemente e a rodar tudo em Gama, que voltou a mostrar uma excelente visão de jogo e colocou na área para um cabeceamento de Cristóvão, que acabou por ser sacudido por Correa Mendes. Quase a terminar o jogo, os Passengers tinham já as linhas muito subidas, pelo que uma recuperação de Canadas ao centro bastou para se abrir uma cratera na defensiva de branco e que foi aproveitada pelo camisola 0, a conduzir a todo o gás pela esquerda e a ser altruísta ao soltar ao centro em Cristóvão, que rematou para o bis e para confirmar a passagem do Famaligato aos quartos da Taça!

O Famaligato foi um justo vencedor, num resultado que até acaba por ser curto para a quantidade de oportunidades criadas pela turma da Liga A. Os Passengers quererão com certeza olhar para esta exibição e organizar-se por forma a conseguir lutar pelo pódio no escalão máximo do torneio.

por Henrique Barrosa