Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2017-05-14 às 20:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 3

2 - 1

100400

MVP: Henrique Gomes Pereira

Tettonham Hotspur vs Shakhtar Durex

Não há Tetto para ninguém!

Naquele que era o duelo mais aguardado da jornada na Liga A os Tettonham impuseram sempre o seu futebol e levaram de vencido o Shaktar!

À partida para este jogo ambas as equipas tinham objetivos bastante bem definidos. Do lado inglês, a necessidade de vencer para pressionar Van Golos e manter vivas as esperanças do título e do lado ucraniano a necessidade de vencer para ultrapassar os ingleses na tabela e assumir assim uma posição de subida.

Todos sabemos que qualquer equipa entra nos jogos com uma estratégia muito bem definida. Essa estratégia pode ou não mudar consoante os adversários mas há traços gerais de jogo que não se alteram tendo em conta as características dos jogadores de cada conjunto. Por isso mesmo, estas duas equipas parecem encaixar perfeitamente uma na outra: de um lado o Tetto que gosta de assumir a posse e lançar bolas longas nos alas rápidos e do outro o Shaktar que se sente extremamente confortável sem bola e é exímio no aproveitamento de bolas paradas e venenoso na contra ofensiva!  O problema é quando não há margem de erro e praticamente a abrir o jogo uma das equipas marca. Há estratégia que sobreviva a isso? Pois, foi literalmente o que aconteceu com Henrique GP a falhar o domínio na cara de Barosa e, devido a um desentendimento, João Herédia da Cunha acabou por introduzir a bola na própria baliza. Estava feito o primeiro do jogo e o Shaktar, a precisar de vencer, tinha agora de mudar repentinamente a abordagem! Passados alguns minutos, Gávea consegue uma abertura fantástica que deixou Diogo Pinho na cara do golo, mas o avançado esqueceu-se da bola. Depois, a primeira chance dos ucranianos surgiu a passe de Tomás Branco que colocou Cruz na cara do golo. Todavia, o avançado não foi suficientemente lesto e acabou por permitir a interceção do defesa! Do lado oposto mais eficácia na concretização com Poiares a perfurar na direita e a colocar no meio em Henrique GP que com alguma sorte à mistura encosta para o 2x0. A vida dos ucranianos podia ter ficado mais complicada depois de Henrique receber um lançamento rápido e ter colocado um fantástico cruzamento ao segundo poste que Piki não conseguiu desviar para a baliza deserta por falta de centímetros! O intervalo chegava e era agora hora de conversar e rever a forma de jogar!

A abrir a segunda metade uma jogada brilhante dos Tetto quase dava golo. Piki trabalha na defesa, são com bola em velocidade, escorrega, levanta-se, consegue cruzar antes da bola sair e nem Henrique nem Pinho conseguiram atirar lá para dentro! Nesta fase o Shaktar iria começar a crescer numa partida onde ainda não tinha conseguido criar perigo real. Cruzamento de Prole teleguiado para Cruz que cabeceia por cima. Depois, bola muito bem batida por Kiko (estrangeiro) que Manuel Guerreiro enviou de cabeça por cima da baliza. Os ucranianos subiram claramente linhas e o desejo de vitória era tão claro que os ingleses foram obrigados a resguardar a sua baliza. Na verdade, o golo podia ter chegado quando Cruz se viu isolado ainda no seu meio campo depois de um alívio defensivo. Contudo, uma enorme recuperação de Henrique travou as esperanças dos homens de leste! Se Henrique travou de um lado do outro foi o poste, depois de Pinho ter descoberto João isolado e lhe ter oferecido o golo de bandeja. O pequeno extremo atirou mas as suas intenções esbarraram no metal da baliza. Depois, Manel tentou uma vez mais depois de ter ganho um ressalto na área mas Nuno foi buscá-la ao cantinho da baliza! Depois, o mesmo Manel podia ter reduzido a passe de Morgadinho mas acabou por se atrapalhar com o esférico e não conseguir o golo. Depois de várias oportunidades lá apareceu o golo para os laranjas com Kiko a colocar no meio e Manel Guerreiro a não dar hipóteses desta vez e a fuzilar Nuno. Na sequência do tão desejado golo um disparate da defesa ucraniana podia ter acabado com o jogo depois do GR ter agarrado uma bola atrasada pelo defesa. Contudo, os Tetto não converteram e continuou tudo igual até final!

Apito final na partida e se antes do jogo havia algumas premissas podemos agora tirar algumas conclusões: Em caso de vitória de Van Golos e Members nesta jornada o pódio está praticamente entregue com o fosso entre terceiro e quarto a ser de cinco pontos. Todavia, caso não consigam a subida os ucranianos terão na próxima época uma Liga A para disputar que certamente vão querer vencer!

por Manuel Laja