Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2023-10-22 às 20:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 3

2 - 0

000100

MVP: Francisco Vieira

Liverpinos vs Smoke City FC

Liverpinos regressam às vitórias!

A jornada 11 da B1 marcava encontro entre duas equipas em situações totalmente distintas (tanto na classificação, como no momento de forma). Os Liverpinos, na luta pelo título, haviam perdido os últimos dois jogos disputados, enquanto o Smoke, a procurar a manutenção, não perdia há três jogos consecutivos.

Os pupilos de Angeja entraram decididos no jogo, por forma a reverter a situação que viviam devido aos últimos jogos disputados e, numa bola jogada à esquerda, Francisco Vieira atacou o espaço, conseguiu rematar rasteiro e bem colocado, João Pedro Polónia fez uma boa intervenção com o pé, mas o Smoke foi infeliz no lance, com o esférico a bater num colega de equipa e a entrar na própria baliza. Os homens a equipar de branco e laranja ganhavam vantagem madrugadora! Os Liverpinos mantiveram o pé no acelerador e ficaram muito perto de dilatar, com José Nascimento a lançar longo para João Caldas e o dianteiro, num toque fortuito com as costas, serviu Henrique Teixeira Duarte para um remate de primeira em volley, mas Polónia foi ao tapete defender contra o poste! O Smoke ia tendo muitas dificuldades em parar a avalanche ofensiva dos homens da casa e os avisos continuavam a surgir por intermédio de Angeja. Primeiro o capitão deixou a defensiva contrária em sentido num belo remate na passada, mas que passou por pouco ao lado e, em seguida, recuperou a bola ao centro e sem pedir licença atirou forte para defesa muito apertada de Polónia. A turma treinada por Gonçalo Coelho continuava sem dar sinais de vida e os Liverpinos aproveitavam para continuar a criar perigo, com Guilherme Catarino a segurar bem o esférico e a servir Teixeira para um remate rasteiro à entrada da área, mas Polónia continuava a evitar males maiores e foi ao tapete afastar. Era impressionante o jogo que o jovem guarda-redes estava a fazer e não ficaria por aqui: saída de bola do Smoke demasiado arriscada e a boa pressão de Teixeira fez com que a bola batesse nele e tomasse a direção da baliza, mas Polónia teve reflexos impressionantes. Terminava um primeiro tempo totalmente dominado pelos Liverpinos, em que só faltou maior eficácia na finalização.

O Smoke respirou de alívio ao intervalo por ainda estar na disputa pelo resultado e tentou tirar partido disso, com o primeiro remate à baliza a surgir finalmente, pouco após o apito para retomar a partida: bola perdida na área em Pedro Catalão que estava em boa posição para ferir o adversário, mas o remate saiu enrolado para as mãos de Alex (estrangeiro). O jogo estagnou um pouco no segundo tempo, com os Liverpinos a baixarem um pouco o ritmo. O Smoke deixaria novo aviso num remate do meio da rua de Diogo Caldeira, que ainda sofreu um desvio e passou por cima, mas a servir para a assustar a defensiva da casa. Os Liverpinos já haviam atirado na direção do alvo no segundo tempo, por Teixeira e Durão, mas com ambos os remates a terminarem nas mãos de Polónia. O verdadeiro trabalho surgiria pouco depois na sequência de um remate de Gui, que obrigou Polónia a voltar a intervir. Pouco depois, os Liverpinos conseguiram mesmo dilatar, com uma bola recuperada ao centro a sobrar para Angeja, que conduziu e fez um belo remate de pé direito para o fundo das redes! Tinham agora maior tranquilidade para gerir a vantagem, mas não foi por isso que pararam de tentar marcar mais, com uma jogada muito bem desenhada: recuperação de Durão atrás e a tocar em Afonso Pires que fez um fantástico passe entrelinhas para Duarte Madeira, sendo que o dianteiro colocou na perfeição ao segundo poste e Caldas atacou o segundo poste, mas rematou por cima! Madeira voltou a ficar perto de assistir ao desmarcar Francisco Vieira pela esquerda, mas o remate rasteiro foi parado por Polónia. Do outro lado, já nos derradeiros minutos da partida, Gonçalo Reis libertou Catalão à direita, mas o remate cruzado do goleador do Smoke passou ao lado.

Os Liverpinos conseguem assim uma importante vitória, que peca por curta, e que coloca alguma pressão sobre o Tottenham Hotspam, que está obrigado a vencer o seu jogo para se manter no topo da B1. O Smoke, com esta derrota, encontra-se ligeiramente acima da linha água.

por Henrique Barrosa