Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2023-10-25 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 2

GMD FC vs AC Milha

GMD vence e foge à “zona vermelha”!

À entrada para a jornada 11, GMD FC e AC Milha ocupavam as duas últimas posições da Liga B1. Depois de uma vitória pesada dos azuis na primeira volta, as equipas voltavam a encontrar-se e ambas a precisar de somar pontos.

Desde cedo no jogo que se percebia que nenhuma das formações queria arriscar em demasia, tamanha era a importância do jogo em questão. Na primeira oportunidade de verdadeiro perigo da GMD, a bola foi jogada à direita em Manel Sobral, que começou por conduzir e depois pisar o esférico, esperando a movimentação de Francisco Vintém, que esteve muito bem a dar a linha de passe ao dar uns passos atrás, recebeu o esférico, puxou para o pé esquerdo e marcou mesmo o golo inaugural! O keeper ainda tocou com a ponta das luvas, mas seria insuficiente para impedir o golo do capitão da GMD! Na sequência do golo não houve resposta dos insulares e, galvanizados com o primeiro da partida, os homens da GMD rapidamente dilataram para 2-0: belo trabalho de Bruno Moscatel ao centro, que se soltou de alguns adversários e fez um belo passe entrelinhas a descobrir a desmarcação de Manel Sobral, que na cara do guarda-redes não deu hipóteses, somando um golo à assistência já registada! Eficácia total da GMD! Os índices de concentração do AC Milha estavam longe de ser os melhores e ficou um aviso de Vintém após recuperação de André Rangel, terminando com remate forte do dianteiro, a sofrer um desvio e a ir à malha lateral. Do lado contrário, surgiria finalmente a primeira ocasião de perigo para os forasteiros, com direito a recuperação decisiva de Guilherme Beno à direita, que acabou por soltar em Afonso Nabais e este rematou na cara do guarda-redes, para o fundo das redes! Estava relançada a partida com 2-1 e também o AC Milha mostrava eficácia no momento de finalizar! A GMD não deixou os insulares sem resposta e ripostaram de forma supersónica, com a bola a chegar descaída à direita em Vintém e este recebeu orientado antes de fuzilar as redes contrárias! Bis do capitão, que voltava a devolver alguma tranquilidade à turma de azul. O resultado não sofreu mais alterações até intervalo, ficando fixado em 3-1.

O AC Milha teve uma entrada promissora no segundo tempo, com a bola a chegar aos pés de Nabais, que rematou rasteiro para defesa apertada do guardião da GMD. No entanto, se a situação já estava complicada para os insulares, ainda piorou mais nos minutos seguintes, com Rangel a apostar num belo lance individual e a ser derrubado quando se preparava para entrar na área! O culpado do “crime” viu o vermelho direto por ser o último homem na jogada e o AC Milha ficava reduzido a sete unidades. Rangel fez questão de fazer a vida ainda mais negra para os insulares e numa execução brilhante, colocou a bola no ângulo superior direito da baliza na sequência do livre direto! Golaço que resultava no 4-1! O espírito de equipa e perseverança do AC Milha tinha de vir ao de cima num momento destes e os homens treinados por João Sousa não baixaram os braços. Começaram por avisar num remate à figura de Guilherme Silva e, poucos minutos depois, alguma confusão na área fez com que o esférico caísse nos pés de Beno, que rematou à queima-roupa para reduzir para 4-2! Havia mais espaço para jogar e o jogo tornava-se cada vez mais partido. Num lance em contra-ataque Manel Sobral foi descoberto à direita e tirou um cruzamento bem puxado para o segundo poste, onde surgir Rangel a rematar em esforço, o guardião estava batido, mas surgiu João Dias para um corte in extremis! Gonçalo Madureira também foi em busca da mão cheia de golos e apostou na meia distância, mas Cubinho estava bem colocado e sacudiu para canto. Do lado contrário, Afonso Figueira fez uma arrancada fantástica e quase reduziu para um golo de diferença, mas quando chegou à área, não conseguiu ir além de um remate (por pouco) ao lado. Se não foi Afonso, seria João Dias na sequência de um canto, com uma bola que começou por ser limpa pela defensiva azul, mas não foi além do defesa, que rematou de primeira e colocou tudo em aberto para os minutos finais! Os insulares ainda tentaram um pressing final, mas sem sorte, confirmando-se a vitória da GMD.

A turma liderada por Vintém consegue três pontos fulcrais para fugir à zona de descida da B1, mas fica anotada a enorme falta de concentração a partir do momento em que ficaram com mais uma unidade em campo, que noutro jogo podia ter sido fatal. Há também que dar mérito ao AC Milha, que mesmo numa situação de extrema exigência nunca deu o jogo como perdido e por pouco não conseguiu pontuar.

por Henrique Barrosa