Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-11-22 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

1 - 1

2 - 3 após gp

100100

MVP: António Lamy

Heinakeres vs Fassuogolo

Fassuogolo prevalece nas grandes penalidades!

A fase da Taça eram os quartos-de-final e tínhamos direito a jogo grande entre Heinakeres e Fassuogolo, duas formações a militar no escalão máximo do torneio. Estas duas formações já se tinham defrontado esta época por uma ocasião, com os italianos a levarem a melhor. Esperava-se um jogo extremamente dividido.

Logo a começar, os Heinakeres dispuseram de uma grande oportunidade, com António Almeida a receber à esquerda e ainda antes de chegar perto da área, fez um belo cruzamento para o coração da área, onde surgiu Rodrigo Cristóvão a cabecear por pouco ao lado. Em resposta, um atraso de um homem de verde resultou numa falha de comunicação entre os dois centrais da sua equipa e Duarte Almeida quase aproveitou para fazer o primeiro da partida, mas o toque do camisola 8 saiu ao lado do alvo. O dianteiro do Fassuogolo continuaria a tentar nos minutos seguintes, desta feita a corresponder a um cruzamento vindo do corredor esquerdo com um cabeceamento ao segundo poste contra o solo, mas Tonicha (estrangeiro) controlou e segurou a dois tempos. Também Vasco Gaspar seria testado pela primeira vez na partida, com Henrique Reis a soltar ao centro em Vasco Neves, que atirou forte, mas para as mãos do guarda-redes, que estava bem colocado. Apesar de algumas ocasiões criadas, o golo inaugural teimava em não surgir e reinava o equilíbrio. Ambas as formações queriam ter bola e pretendiam sair desde trás com qualidade, sendo que os italianos por vezes variavam na sua abordagem ao tentar aproveitar o pontapé longo de Vasco Gaspar. Duda continuava a ser o mais inconformado do lado dos italianos e foi descoberto dentro da área para um remate desenquadrado. Pouco depois chegaria o intervalo com nulo no marcador.

O Fassuogolo começou logo a testar Tonicha no segundo tempo, com António Lamy a ficar com a bola nos pés à entrada da área e a atirar forte para intervenção atenta do guarda-redes. Cristóvão voltaria a criar perigo ao receber à entrada da área e rodar antes de um remate que passou pertíssimo do poste. A meia distância era a regra no segundo tempo e seria a vez de Martim Carvalho tentar a sua sorte, com um remate venenoso, que acabou por ser parado a dois tempos por Tonicha. António Almeida voltaria a demonstrar ser muito forte nos cruzamentos e colocou uma bola longa na área onde surgiu Cristóvão a atacar o esférico de cabeça, desta feita com ainda mais perigo, ao acertar em cheio na trave! Passados poucos minutos, os Heinakeres conseguiriam mesmo quebrar o enguiço graças a um passe delicioso de Vasco Neves com o exterior da bota e que descobriu Tomás Félix entrelinhas, sendo que este finalizou com frieza junto ao poste mais distante! Pareceu só ser preciso quebrar o nulo para que surgisse novo golo, mas para o Fassuogolo, que teve uma resposta perfeita ao golo sofrido: livre ainda muito longe da baliza, mas Lamy não se intimidou e atirou forte e rasteiro, com o esférico a passar entre várias pernas e a entrar no canto inferior esquerdo da baliza! Voltava a trilhar-se o caminho para as grandes penalidades! Logo no pontapé de saída, os Heinakeres quase voltaram à vantagem, com Henrique Reis a descobrir uma nova desmarcação de Félix pelo corredor direito, que conduziu até junto ao primeiro poste, mas o remate esbarrou na mancha atenta de Vasco Gaspar. O trabalho para o guarda-redes dos italianos não ficaria por aqui e Justino procurou resolver à bomba, mas o remate esbarrou num voo atento de Vasco Gaspar. O empate a uma bola acabaria por prevalecer e a eliminatória seguiu para grandes penalidades.

Os italianos abriram as hostilidades com um remate frio de Martim para o fundo das redes, ao qual Cristóvão (que assumiu as luvas nos minutos finais da partida) respondeu na mesma moeda. Em seguida, ambos os lados voltaram a não tremer, primeiro por André Santinho e depois por Justino. Lamy voltou a colocar a bola no fundo das redes, com Cristóvão ainda a tocar com a ponta dos dedos, mas Neves atirou por cima do alvo, resultando na passagem do Fassuogolo às meias da Taça!

Os italianos estão nas meias desta competição pela segunda vez na sua ainda curta história, onde irão defrontar um velho conhecido, o Famaligato. Os Heinakeres focar-se-ão no campeonato, onde lutam pelo pódio da competição.

por Henrique Barrosa