Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-04-07 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Pinos Saint-Germain vs FC Grimo

Grimo ultrapassa Os Pinos rumo às meias da Taça

No São Miguel, Os Pinos recebiam os detentores da Taça Allstars FC Grimo para disputar um lugar nas meias-finais. O jogo foi maioritariamente controlado pelos canarinhos, mas a estratégia bem montada dos franceses foi mantendo a partida em ritmo frenético com golos atrás de golos. No final, obra de arte de Bettencourt a selar a eliminatória.

Embora o favoritismo pertencesse ao Grimo, a primeira chance de perigo pertenceu a’Os Pinos: circulação rápida para a esquerda onde Martim disparou para ver a redondinha ser cortada por João Nunes (estrangeiro). A resposta dos amarelos foi imediata e perigosíssima: passe magistral de Nunes ainda na defesa a descobrir Bernardo Falcão em profundidade e a deixar o ponta isolado; com a bola pelo ar, porém, Falcão atirou para as nuvens! Dado o aviso, o Grimo chegar-se-ia à frente no marcador poucos minutos depois. Pina recebeu de bandeja em zona muito privilegiada e não teve dificuldades em fazer o 0-1! Porém, Os Pinos restabeleceram o empate logo de seguida: desatenção defensiva dos canarinhos com o esférico a ser libertado à direita em Martim; com todo o espaço, o atacante preparou um remate rasteiro cruzado que, embora tendo tocado em Cáceres (estrangeiro), só pararia no fundo das redes! 1-1! A turma da Liga B2 conseguia nivelar a partida e assumia uma postura muito destemida com pressão alta. O jogo ligado dos amarelos era claramente condicionado…, mas quando os intérpretes têm a qualidade deste plantel do Grimo, arranja-se formas de contornar o oponente. Numa bola pingada nas costas da defesa e colocada por Bonneville, Rodrigo Branco foi velocíssimo a aparecer no espaço e, só com o keeper pela frente, efetuou um bonito chapéu para o segundo! 1-2 e que golaço! De novo em vantagem, os visitantes cresciam no jogo e Bettencourt esteve perto do terceiro: grande combinação com Bonne a deixar o extremo isolado com Diogo Santos; a finalização em jeito tinha selo de golo, mas o guardião esticou-se para uma enorme intervenção! O intervalo chegava com sinal positivo para os comandados de José Mendes, mas o segundo tempo traria ainda mais ação!

Logo no recomeço, uma chance flagrante para cada lado: João Pereira foi servido em zona central e atirou com estrondo no poste; no contragolpe, Rodrigo Branco foi isolado na banda direita, mas repetiu a proeza do adversário e também rematou ao ferro! Logo a seguir, o terceiro do Grimo: Bonne colocou com precisão à direita em Kanté que foi à linha de fundo centrar; a responder apareceu Falcão que, à ponta de lança, fuzilou as redes francesas! 1-3 e adivinhava-se um resto de jogo tranquilo para os forasteiros. Porém, os presentes no São Miguel que estivessem com essa sensação não poderiam estar mais enganados – isto porque Os Pinos conseguiram mesmo chegar ao empate. Primeiro, Henrique Cardoso reduziu com um remate colocado à entrada da área! 2-3 e golo de belo efeito deste craque! Depois, numa perda de bola em zona central, um ressalto entre Vasco Freire de Andrade e Cáceres fez com que Gustavo Silveira ficasse com a redondinha nos pés e a baliza completamente exposta; sem dificuldade, encostou e trouxe a eliminatória para ground zero. 3-3! O Grimo parecia adormecido e exposto ao drama…, mas havia um homem com intenções de repor a equipa na rota das meias: António Bettencourt. Num lance de pura inspiração do craque, Bettencourt rececionou uma bola bombeada na direita; a seguir, tirou um defesa da frente com um chapéu; por fim, como esférico no ar, rematou em volley e levou a bola a entrar com estrondo junto ao ângulo superior mais distante! SENSACIONAL! 3-4! Os parisienses pareciam acusar o quarto golo dos amarelos e, até ao final, poderiam ter visto a desvantagem aumentar: Duarte Correia sofreu penalty, mas atirou para defesa de Diogo Santos no momento da verdade; e, muito perto do fim, Kanté aproveitou o ressalto à entrada da área e rematou ao poste! Não houve tempo para mais, e foi o Grimo a celebrar a passagem às meias.

A turma liderada por Bonneville está num momento de forma imparável e continua a somar vitórias – com esta a valer um lugar entre as 4 melhores equipas desta edição da Taça. Já Os Pinos caem com glória da Prova Rainha, tendo todos os motivos para orgulhar-se da última exibição e da valente prestação na competição.

por Tiago Sequeira