Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-03-01 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

0 - 0

4 - 5 após gp

      000100

      MVP: Miguel Álvares

      The Hammers vs Birrélis JK

      Birrélis tomba gigante The Hammers e segue para os 1/16 da Taça

      Num dos últimos duelos de pré-eliminatória de acesso aos 1/16 da Taça, The Hammers recebiam o Birrélis numa partida em que eram claros favoritos. O jogo, porém, acabou por ser dividido, sem oportunidades de parte a parte… pelo que foi necessário recorrer às grandes penalidades, onde os turcos foram mais competentes.

      A formação histórica londrina entrou na partida a impor o seu ritmo e a criar claras dificuldades aos turcos – sobretudo através de combinações na esquerda. Gonçalo Franco Dias era um perigo à solta e criava muitos desequilíbrios na asa canhota através de combinações com Pedro Justo. A primeira ameaça real chegou precisamente num pontapé do avançado: a redondinha ficou de ressaca à entrada da área e a saltar; Justo não fez cerimónia e aplicou um forte remate que passou a centímetros do poste da baliza de Miguel Álvares! A partir dos primeiros 15 minutos, porém, começou a faltar gás aos martelos para manter a toada, e os jovens turcos começaram a ganhar espaço e conforto no jogo. Numa bela arrancada pela direita, Luis Andrade foi à linha de fundo centrar atrasado; a responder apareceu Miguel Faria que, com tudo para fazer um golo simples, acertou nas “orelhas” da bola e viu o esférico passar ao lado! Que perigo! O espaço nas costas da defesa londrina era visível, e Rafa Lucas (estrangeiro) foi o primeiro a aproveitar para ficar em boa posição para o golo. Porém, isolado frente a Azevedo, viu o keeper agigantar-se e impedir o primeiro. Era a equipa da Liga C quem aparentava estar melhor, mas um erro defensivo quase deu a Tiago Cavalheiro a possibilidade de abrir o placard: recuperou em zona privilegiada e rematou forte para boa defesa de Álvares. O intervalo chegaria com nulo no marcador e uns 25 minutos divididos num primeiro ascendente inglês, seguido de fase mais positiva dos turcos.

      Talvez fruto de alguns sustos de parte a parte na primeira metade, as equipas pareceram entrar bem mais contidas para os segundos 25 minutos. Entre duelos a meio-campo e dificuldade em ligar os jogos ofensivos, The Hammers e Birrélis foram-se anulando e prolongando o 0-0. Ainda assim, nota para um lance de perigo para cada lado. Primeiro, para os visitantes, grande passe de Martim Carvalho entre linhas a isolar Leonardo que, isolado com Azevedo, viu o guardião fazer notável defesa! Depois, para os da casa, sequência de passes com Justo a deixar em Paixão (estrangeiro) que rematou rasteiro para nova defesa de Álvares. O tempo regulamentar esgotava-se, assim, e seria necessária cobrança de grandes penalidades para decidir quem seria o vencedor da eliminatória.

      Começaram por cobrar com sucesso Pedro Justo e Gonçalo Franco Dias para os Hammers, e Rafa Lucas e Francisco Marques para o Birrélis (2-2). No terceiro pontapé, avançou Paixão que bateu em força… para grande defesa de Álvares! Havia chance de ouro para os turcos carimbarem a passagem, e quem mais que o capitão Paredes para capitalizar! Partiu para a bola… rematou rasteiro… para defesa de Azevedo! Voltava tudo à estaca zero! Seguiram-se penaltis convertidos por Esguelha (estrangeiro) e Peixe para os londrinos e Martim e Faria para os turcos. Na 6ª ronda, avançou Minorca… mas viu o seu remate esbarrar na trave! Chance de ouro para os turcos pela segunda vez, e era Salgado (estrangeiro) a chegar-se à frente. Rematou… Azevedo estica-se e toca… mas a bola acaba por entrar! Está lá dentro! E é a loucura turca no São Miguel com o Birrélis a seguir em frente!

      por Tiago Sequeira