Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2021-06-09 às 22:30 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

2 - 6

200300

MVP: António Costa Quinta

FC Famaligato vs Feyenudes

Força de líder!

Num duelo frente a um rival direto na luta pelo título, o Feyenudes rubricou uma exibição de alto nível traduzida numa vitória por números gordos, que deixa a equipa holandesa provisoriamente na liderança isolada do campeonato.

O jogo abriu com uma enorme oportunidade para o Feyenudes, construída pelos dois homens que se iriam revelar os grandes destaques da partida. António Costa Quinta fez o passe picado para as costas da defesa e Branco, hoje a surgir como homem mais adiantado da equipa holandesa, viu Miguel Canto e Castro responder com uma excelente defesa e negar-lhe o primeiro da noite.
O Feyenudes ia revelando sempre maior iniciativa na partida e jogava mais perto da baliza contrária, mas acabou por ser um lance caricato a permitir que os holandeses desbloqueassem o marcador. Francisco Pereira, pressionado na sua área, pedia falta ofensiva e acabou por tocar com a mão no esférico, com o árbitro prontamente a apontar para a marca do castigo máximo. No frente a frente entre Quinta e Miguel, o guardião ainda levou a melhor, no entanto um esforço que se revelou inglório já que a bola sobrou na recarga para o camisola 10 que à segunda só teve que encostar para o fundo das redes.
O mesmo Quinta que logo de seguida fez de assistente de serviço, tirando um cruzamento com conta, peso e medida que encontrou a cabeça de Branco ao segundo poste para o capitão dobrar a vantagem dos brancos na partida.
O conjunto holandês até se manteve mais perigoso (Benja ficou muito perto do 3x0 com um cabeceamento “em peixinho”), mas antes do intervalo foi o Famaligato que reduziu, através de uma grande penalidade convertida por Pedro Madeira que deixou o resultado na margem mínima e com tudo em aberto para o segundo tempo.

No entanto a turma liderada por Branco voltou ainda melhor para a segunda parte, com Quinta logo a abrir a ameaçar o golo, numa jogada na qual saiu de uma cabine telefónica junto à linha de fundo antes de acertar no poste esquerdo da baliza de Miguel. Mas depois do aviso chegava mesmo o bis do camisola 10 holandês, com este a intercetar um passe em zona proibida na defensiva azul e, isolado perante Miguel, a contornar o guardião antes de atirar para a baliza deserta.
A partir daí o Feyenudes arrancou para a goleada, com o 1x4 a surgir na sequência de um canto batido à direita do ataque por Quinta e desviado por Beja ao primeiro poste.
Pelo meio António Veiga (estrangeiro) ainda reduziu para o Famaligato, na sequência de um lançamento lateral para a área, mas não tardou até que o Feyenudes voltasse a aumentar a contagem. Novo canto do lado direito, novo golo: desta feita com Benja a tentar um lance típico com o canto direto à baliza e a beneficiar da falta de cobertura ao primeiro poste para apontar um golo de levantar o estádio!
Até ao final o Famaligato foi tentando sempre responder e dispôs de algumas ocasiões para reduzir, com a mais perigosa a pertencer a António Veiga, que ficou muito perto de bisar de cabeça, não fosse o corte providencial de João Martins em cima da linha de golo. No entanto seria o Feyenudes a voltar a marcar já ao cair do pano, numa grande jogada de entendimento no ataque holandês culminada com a assistência de Benja para Branco fixar o 2x6 final e fechar com chave de ouro uma grande exibição da sua equipa.

 

Crónica por Gonçalo Custódio

por Henrique Zilhão