Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-02-27 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

AZ Alto-Mar vs Pitas de Guadalajara

Pitas de Guadalajara competentes, avançam para a próxima ronda da taça

Jogava-se a pré-eliminatória de acesso aos 1/16 de final da taça, frente a frente, AZ Alto-Mar e Pitas de Guadalajara, com os visitantes a garantirem a passagem à próxima fase.

A partida começou equilibrada com as duas equipas a tentarem ter bola e a procurar espaço na linha defensiva adversária. As defesas superiorizavam-se aos ataques e os primeiros minutos foram de verdadeiro equilíbrio com muitos duelos a meio-campo. A primeira oportunidade de golo surgiu para os Pitas. Num remate de longe e rasteiro de António Serrano, que parecia não levar perigo, Pedro Santos apareceu ao segundo poste, livre de marcação e rematou com a bola a passar ligeiramente por cima da baliza! A resposta dos Az foi imediata. O capitão, Afonso Saraiva, aproveitou um passe rasteiro por entre a defesa contrária de Tomás de Carvalho Fonseca e, isolado, rematou com a bola a embater na barra da baliza visitante! Instantes a seguir, novamente o Az a criar perigo. Lançamento de linha lateral executado por Miguel Madeira “Jeremy”, do lado direito do ataque, com Pedro Teotónio Pereira a aparecer na área, livre de marcação e a cabecear ligeiramente por cima! Do outro lado, os Pitas podiam ter chegado à vantagem na partida. Um passe longo nas costas da defesa efetuado por Duarte Machado, encontrou Nuno Lynce Silva que, já dentro da área, rematou para uma boa intervenção de David Barroso. O intervalo chegaria com um nulo no marcador, mas com boas oportunidades para ambas as equipas.

A segunda parte começou como a primeira, sem que nenhuma equipa se sobressaísse. Com cerca de cinco minutos de jogo, no segundo tempo, os Pitas chegariam à vantagem no marcador. Numa bola inteligentemente colocada nas costas da defesa por Nuno Lynce Silva, apareceu Miguel Henriques que, no frente a frente com o guarda-redes, não desperdiçou! Estava feito o 0-1. Instantes a seguir, novamente com Nuno Silva e Miguel Henriques na jogada, os visitantes criaram perigo. Cruzamento do lado direito do ataque de Nuno e Miguel Henriques a rematar de pé esquerdo para uma boa defesa do guarda-redes. Os Pitas estavam melhor na partida e, com alguma naturalidade, chegaram ao segundo golo. Jogada de contra-ataque iniciada pelo guarda-redes, que lançou Miguel Henriques do lado esquerdo do ataque e, inteligente, serviu Nuno Silva que, isolado, perante o guarda-redes, rematou para o fundo das redes! Estava feito o 0-2. Os Az não desistiram da partida e podiam ter chegado ao golo. Tomás Fonseca aproveitou um corte para zonas proibidas por parte da defensiva visitante e, de pé esquerdo, rematou forte com a bola a bater com estrondo no poste da baliza dos Pitas! O jogo estava intenso e, numa altura em que as duas equipas já estavam reduzidas a sete elementos, a equipa da casa conseguiu reduzir. Tomás Fonseca recuperou a bola à entrada da área adversária e, no cara a cara com o guarda-redes, não tremeu! Estava feito o 1-2. Até final, os Az bem tentaram levar a partida para prolongamento, mas sem sucesso.

Excelente vitória dos Pitas, que seguem em frente na competição. Já os Az, dizem adeus à taça e centram agora todas as atenções na luta pela manutenção na liga B2.

por Vasco Rego