Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2023-12-14 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 2

AZ Alto-Mar vs Metz Lá Dentro

Metz campeões da liga B2!

A formação francesa precisava de uma vitória para garantir a conquista do campeonato, e desde cedo que provou para o que vinha, e com muito esforço, fome de vencer e garra a agarrarem-se à vitória que os tornava assim campeões da sua série!

Soava o apito inicial, e os golos também! O Metz entrava com tudo, a pressionar muito alto e a provocar o erro do adversário. Erro esse que surgiu em zona muito avançada do terreno, e Afonso Pires a aproveitar um ressalto para disparar para o fundo das redes e fazer assim o primeiro golo do jogo. O Metz não queria abrandar o ritmo e continuava em busca de mais golos, e Martim Carvalho a observar um certo avanço do guarda-redes adversário em campo, e a testar o seu remate de longe, mas a bola a sair ligeiramente por cima da barra. O AZ respondia e ficaria muito perto do golo! João Teles a receber o esférico no flanco direito e a rematar cruzado, mas Pedro Ramos a cortar o remate em cima da linha! Bela jogada defensiva por parte do defesa central. Os holandeses estavam melhores e mais pressionantes nesta fase do encontro, e criariam novamente muito perigo num remate de fora de área de João Teles, mas Nuno Guedes a esticar-se todo e a fazer uma enorme defesa! A verdade é que quem não marca sofre, e os franceses estavam a revelar uma enorme eficácia até então. Bela jogada estudada por parte da equipa forasteira, com Martim Carvalho a tocar a redondinha para Tiago Oom, e este último a rematar ao primeiro poste e a fazer o segundo da sua equipa no marcador. O Metz não queria tirar o pé do acelerador nesta fase do encontro, e criaria novamente muito perigo, com tudo a começar nos pés de António Lamy que cruzava rasteiro e encontrava Afonso Pires ao segundo poste, mas este a não conseguir dar a melhor direção à bola e esta a sair pela linha final. O poderoso Metz carregava, e mais um golo surgiria numa bela recuperação de bola por parte do rapidissimo atacante António Lamy, que encontraria no centro da grande área Gonçalo Pires, que finalizaria com qualidade e faria assim o terceiro no marcador! Martim Carvalho também queria entrar na lista dos marcadores, e por duas vezes a rematar forte e colocado de livre, mas o guardião adversário a corresponder com duas enormes defesas.

 

Começava a segunda parte, e os holandeses queriam mostrar uma nova faceta e vinham demonstrar reação neste segundo tempo. Tal reação não demoraria muito a ser comprovada, pois marcariam bem cedo, num belo remate de João Teles a colocar a bola no fundo das redes. Poucos minutos a seguir, o segundo no marcador viria mesmo a surgir. João Teles a ser carregado dentro da grande área, e o árbitro apontava para a marca dos 11 metros! Tomás Fonseca a encarregar-se de bater a penalidade e a não tremer e a fazer o segundo da sua equipa no jogo. O jogo estava relançado e muito vivo, e com muita incerteza até ao final. O Metz procurava voltar a praticar um futebol ofensivo, que os permitisse chegar ao golo que lhes desse maior tranquilidade, e ficariam muito perto através de um remate cruzado de Lamy, com a bola a rasar o poste direito. Os minutos seguintes caracterizavam-me muito pelo AZ a instalar-se no meio campo adversário e o Metz a tentar apostar no contra-ataque e na velocidade dos seus avançados. Os franceses que apenas precisavam do empate, a fecharem completamente as portas ao adversário, colocando quase toda a equipa na defesa nesta fase final do encontro. A verdade é que esta barreira defensiva dos franceses dava resultado e não dava qualquer chance ao adversário sequer de cheirar o golo. Que coesão defensiva fantástica por parte dos franceses! Não havia tempo para mais, e eram mesmo os comandados de Gonçalo Costa a levar os 3 pontos para casa e a conseguir assim a conquista da liga B2!

 

por Diogo Lourenço