Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2024-02-21 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

1 - 2

200300

MVP: Tomás de Carvalho Fonseca

AC Milha vs AZ Alto-Mar

Reviravolta dos AZ Alto-Mar em cima do apito final!

No confronto do Grupo C da prova rainha, os AC Milha da Liga C3 fizeram sua estreia contra os AZ Alto-Mar da Liga B2, que já tinham iniciado a sua campanha da taça com uma vitória sobre os rivais da Liga B2, Hasbullz. Os holandeses confirmaram o favoritismo e conquistaram uma reviravolta suada nos minutos finais do jogo.

A primeira oportunidade da partida foi para os AC Milha, com Afonso Nabais a libertar a bola em Kiko Jardim na direita para um remate desenquadrado. Pouco depois houve a primeira aparição do principal homem do ataque dos madeirenses. Recuperação de bola em zona avançada do terreno e bom remate de Afonso Figueira, mas o keeper esteve à altura. Alguns minutos depois veio o primeiro sinal de perigo dos AZ. Remate de muito longe de Gonçalo Pereira que viu João Santos mal posicionado e tentou surpreender com um chapéu, mas o guarda-redes defendeu para canto. Pouco a seguir foi Figueira quem não perdoou e conseguiu o que Gonçalo tinha tentado minutos antes. Após uma recuperação de bola um pouco à frente do meio-campo o avançado levantou a cabeça e viu o keeper adversário fora da baliza e conseguiu efetuar um brilhante chapéu para abrir o marcador e dar a vantagem à sua equipa! A equipa visitante reagiu com Gil Santos, que apesar de muito longe, arranjou espaço e armou um potentíssimo remate, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Os AZ estavam por cima nesta fase do jogo e pressionavam os AC Milha. Drake Torrão-Christensen ia dando bons sinais na ala esquerda e quase que marcava o golo do empate. O extremo puxou para dentro para o seu pé direito e rematou com potência à baliza. A bola ainda sofreu um desvio e bateu no chão antes de chegar às mãos de João Santos que, com dificuldades, acabou por conseguir agarrar a dois tempos. A equipa visitante sentia que podia chegar ao empate antes do intervalo e continuava a carregar. Desta vez com José Agapito Fernandes que apareceu isolado na esquerda e rematou à trave! Os AZ ainda iam ter mais uma oportunidade no seguimento deste lance com um canto batido por Agapito bem correspondido por Bernardo Botas que ficou perto do empate.

A 2ª metade da partida começou a todo o gás. Contra-ataque rapidíssimo dos AZ que apanharam os AC Milha desorganizados, mas o último passe não foi bem efetuado e perdeu-se o lance. Do outro lado do campo com um toque habilidoso Figueira tirou o último defesa do caminho e partiu numa transição rapidíssima onde ficou isolado contra o keeper, mas desviou demasiado a bola e saiu por cima. Mais uma vez Figueira a chegar a uma bola longa já perto da linha de fundo. Este bateu o seu oponente e ofereceu o golo a Rafael Passanha que estava sozinho na área, mas a bola vinha a saltitar e este atirou por cima. Pouco depois Gil conseguiu passar por um jogador na esquerda, mas João Santos saiu-se à bola e limpou o perigo. Com o tempo a ficar cada vez mais curto os AC Milha adotaram uma postura mais defensiva com foco em saídas rápidas para o ataque. Os AZ iam crescendo no encontro e criando mais oportunidades. Um bom remate de André Gouveia forçou uma defesa incompleta e Botas quase chegou à recarga para encostar. O tempo estava a ficar muito escasso e os AZ sabiam que se queriam ganhar era agora ou nunca. Gonçalo Pereira ficou sozinho na direita e rematou para defesa do keeper dos AC Milha, mas Agapito conseguiu antecipar-se à defensiva vermelha e atirou para o fundo das redes! Estava feito o empate! O apito final estava a segundos, mas os AZ não estavam satisfeitos. As duas equipas procuravam a vitória e após um ataque dos AC Milha os AZ vieram em contra-ataque e Tomás Fonseca recebeu a bola na direita, puxou para o seu pé esquerdo e rematou rasteiro por baixo das pernas do defesa. O keeper dos AC Milha ainda se esticou todo, mas não havia nada que pudesse fazer. Estava completa a reviravolta!

Com esta vitória os AZ somam 2 vitórias em 2 jogos e estão muito bem posicionados para alcançar a fase eliminar da competição. Do outro lado os AC Milha que estiveram a vencer durante quase a totalidade do encontro acabam por sair sem pontos e precisam de vencer os próximos 2 jogos para se apurarem.

por Carlos Macedo