Allstars on Facebook

Jogo

Liga D2, 2024-04-28 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

5 - 1

000000

MVP: Afonso Vinagre

Falência C.F. vs LX Galaxy

Falência regressa às vitórias e ascende ao sexto posto da D2!

Os ‘falencianos’ entraram em campo decididos a vencer a partida diante do LX Galaxy, vitória essa que lhes permitiria escalar na tabela classificativa. O que é certo, é que os pupilos de João Vinagre engoliram o seu opositor no primeiro tempo, castigando-o várias vezes com excelentes transições ofensivas.

Os primeiros segundos da partida ficaram marcados pela superioridade numérica do Falência, que prontamente assumiu o controlo da posse de bola. Ainda assim, essa situação foi muito breve e só deu aso a uma oportunidade criada, em que (estrangeiro) tentou a sua sorte à meia distância, mas não acertou no alvo. Já em igualdade numérica, surgiu a resposta dos lisboetas, numa jogada muito bem trabalhada à direita em que Gonçalo Mesquita e João Pacheco conseguiram combinar, com o primeiro a soltar já em esforço para o dianteiro, que conduziu e rematou rasteiro para defesa atenta de Zé da Câmara com os pés. Seria novamente à meia distância que o Falência iria criar perigo, desta feita com João Figueiredo a ter efetivamente trabalho: canto estudado em que João Sousa Vinagre descobriu José Correia à entrada da área e o canhoto rematou a meia altura para defesa apertada do keeper do LX Galaxy. Ao terceiro aviso foi de vez e o Falência chegaria ao golo inaugural da partida após uma excelente arrancada de Zé pelo corredor esquerdo, que conseguiu cruzar para o segundo poste, onde surgiu Afonso Vinagre, que estava de costas para o alvo e teve a inteligência de soltar em Afonso Ferraz, que de frente para a baliza não deu hipóteses no remate! 1-0! O LX quase deu uma resposta automática ao golo sofrido quando um ressalto sobrou Manuel Ribeiro, que soltou à direita em Pacheco e este conseguiu colocar ao segundo poste para um remate em esforço de Afonso Duarte, que só não restabeleceu a igualdade graças a nova defesa de Zé da Câmara! Quem não marca, sofre, e o Falência mostrou ser letal do lado contrário quando um contra-ataque resultou numa nova arrancada de Zé, que recebeu na profundidade, driblou o guarda-redes e dilatou para 2-0! Ferraz ia sendo uma constante ameaça ao longo do primeiro tempo e por várias ocasiões ficou perto de voltar a faturar, mas João Figueiredo ia respondendo de forma afirmativa, impedindo males maiores para a sua equipa. Um autêntico golaço surgiria pouco depois quando uma bola curta encontrou Afonso Vinagre e este puxou para o pé esquerdo, atirando com grande estrondo ao canto inferior esquerdo! 3-0! A terminar o primeiro tempo, numa recarga, Mesquita ainda teve o golo nos pés, mas atirou o por cima e Manu também avisou de livre direto, mas rematou ao lado do alvo.

O LX Galaxy precisava de um autêntico milagre para virar a situação a seu favor e entrou com mais energia na segunda parte, deixando dois avisos: o primeiro a nascer de um canto estudado em que Pacheco soltou à entrada da área em Manu e este atirou forte de pé direito, mas contra a muralha montada pelo Falência. Pouco depois, na sequência de um lançamento longo de Miguel Cifuentes (estrangeiro), Mesquita dividiu com um adversário na área e ainda ficou com o esférico à sua mercê, rematando para nova defesa de Zé da Câmara, que ia respondendo à altura sempre que era chamado a intervir! Zé continuava a revelar-se imparável sempre que fazia movimentos de rotura e desta feita surgiu pela direita com mais uma arrancada, num primeiro momento rematou para defesa apertada de João Figueiredo e alguns ressaltos fizeram com que a bola voltasse aos pés de Zé, que à segunda não perdoou, fazendo assim o bis! Pouco depois, o experiente João Vinagre fez um belo passe a descobrir Zé, que só não fez o hat-trick devido a uma defesa atenta de JP. Do outro lado, o LX finalmente conseguiu chegar ao seu golo de honra, quando um excelente passe entrelinhas de Gonçalo (estrangeiro), descobriu a desmarcação de Pacheco e o dianteiro foi muito altruísta ao ver João Oliveira à sua direita, que só precisou de encostar para o fundo das redes! O Falência não baixou o ritmo e rapidamente voltou a dilatar quando Ferraz demonstrou todo o seu poderio físico no momento de pressão, ao ganhar a dividida a um adversário em zona extremamente ameaçadora e ainda fintou o guardião antes de atirar para o fundo das redes, confirmando a mão cheia de golos e o bis a nível pessoal! Pouco mais houve a assinalar até ao apito final, tirando um passe longo de Cif a descobrir Veira na profundidade, que dominou com o peito e rematou de pé esquerdo na passada, mas ao lado.

Nada podia impedir a vitória categórica do Falência, que ascende assim ao sexto posto da Liga D2 e aponta agora à primeira metade da tabela nesta reta final de campeonato!

 

por Henrique Barrosa