Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2023-11-01 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

3 - 0

000100

MVP: Tomás Melro

Machado Nunes vs AZ Alto-Mar

Machado Nunes superior vence sem contestação!

A jornada 12 da liga B2 deixava frente a frente duas formações, Machado Nunes e AZ Alto-Mar, com o mesmo objetivo para esta temporada: garantir o acesso à liga A. Esperava-se um confronto de enorme equilíbrio, porém a turma caseira impôs o seu futebol desde o primeiro minuto e acabou por sair do São Miguel com os 3 pontos ao derrotar os holandeses por três bolas a zero com destaque para o bis (e que bis) de Tomás Melro!

Entrada a todo o gás da turma caseira que logo nos primeiros minutos deixou dois avisos ao adversário com dois remates de longa distância que viram o keeper levar a melhor com duas defesas de bom nível: primeiro foi Gonçalo Martins a a armar o remate de longa distância à figura com o guardião Tiago Espada (estrangeiro) a mostrar serviço; de seguida foi a vez de Duarte Leite testar os reflexos do keeper que, mais uma vez, manteve a baliza a zeros! O encontro ia-se desenrolando, sempre com o Machado Nunes por cima e o golo acabou naturalmente por aparecer: lance de transição ofensiva com Diogo Henriques a progredir pelo corredor esquerdo; já perto da linha de fundo efetuou o cruzamento com Tomás Melro a desviar para o fundo das redes! Não era só ofensivamente que o Machado Nunes se destacava, evidenciando também uma excelente organização ofensiva que complicava e muito as investidas ofensivas do AZ. Inconformado com o processo ofensivo, Tomás de Carvalho Fonseca procurou resolver sozinho e disparou de muito longe, porém o esférico passou bastante ao lado da baliza defendida por Vicente Sousa! Em cima do intervalo a turma caseira voltou a ser eficaz e fez o 2-0 na partida: lance de ataque organizado com a defensiva holandesa a aliviar como podia; fora de área o esférico sobrou para Tomás Melro que não pediu licença e rematou em arco para o canto superior direito! Golaço! Os minutos finais do primeiro foram sem dúvida o ponto alto da primeira parte com o AZ a quase reduzir o marcador, ainda assim foi a turma orientada por Hugo Farinha a balançar novamente as redes: primeiro dupla ocasião para o AZ com Tomás Fonseca a bater o livre direto que obrigou o keeper a defesa apertada e de seguida na sequência do lance Francisco Ravara com tudo rematou à figura para excelente defesa do guardião; quem não marca sofre e o Machado Nunes não vacilou ao responder em contra-ataque com Diogo Henriques a ficar isolado e a desviar para o fundo das redes! 3-0 era o resultado ao intervalo!

 

No segundo tempo o ritmo naturalmente abrandou e as ocasiões foram mais reduzidas para ambos os lados. O jogo estava bastante dividido e muito disputado no corredor central, o que fazia com que os guardiões tivessem pouco trabalho no desenrolar do segundo tempo. A ocasião seguinte voltou a pertencer aos caseiros com Pedro Bastos a receber em zona adiantada no terreno e a rematar ao poste mais próximo com Espada a posicionar-se bem e a evitar o quarto da turma de escuro! O AZ ia crescendo no jogo e teve uma ocasião flagrante para reduzir já nos minutos finais: cruzamento em arco da esquerda de Bernardo Castro Botas com Pedro Machado a aparecer sozinho ao segundo poste e a falhar o alvo! Que perdida! Até ao final do encontro o Machado Nunes ainda teve uma ocasião para fazer o 4-0, porém o resultado manteve-se inalterado e o árbitro apitou para o final do jogo que terminou numa vitória justa da turma caseira que soma 3 pontos importantes quando estamos a entrar nos últimos 2 meses de competição! Vamos esperar para ver como respondem as duas equipas nas próximas jornadas, certamente teremos campeonato até ao fim!

por Miguel Sousa