Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2023-10-23 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Fassuogolo vs Jupiter FC

Jupiter triunfa em jogo de loucos!

Em partida a contar para a jornada 11, Fassuogolo e Jupiter subiam ao relvado do Inatel para reedição de um duelo que foi o mais quente da Liga A na temporada transata. Embora as formações se conhecessem bem, foi uma partida muitíssimo bem jogada e recheada de imprevisibilidade, com os Galáticos a superiorizar-se ligeiramente e a vencer, desta forma, pela margem mínima.

Jogo grande no Estádio 1º de Maio de extrema importância para ambas as formações que desde cedo adotaram uma postura ofensiva. O bom futebol começou a ver-se desde os primeiros instantes e rapidamente a partida se tornou merecedora da atenção dos presentes no estádio. Naquele que foi o primeiro real aviso, o golo inaugural pertenceu à turma italiana com assinatura de António Lamy: bola dividida à entrada da área com Lamy a conseguir a recuperação; enquadrado com a baliza, com um toque subtil, conseguiu ultrapassar o defesa e rematou rasteiro colocado para o canto inferior direito, belíssima finalização e enorme festa da turma do Fassuogolo! O golo não abalou a confiança dos Galáticos que rapidamente foram para cima do adversário com uma sequência de lances que podiam ter dado o empate.  A resposta inicial do Jupiter nasceu numa arrancada individual de Rodrigo Remondes: recebeu o esférico em zona central rodeado de jogadores do Fassugolo; ao seu estilo, Remondes tirou o primeiro adversário do caminho, ligou a mota e arrancou em direção à baliza, porém na hora da finalização meteu demasiada potência no remate e acabou por atirar ao lado! De seguida surgiu o primeiro grande aviso da turma liderada por Tiago Sequeira teve origem num lance de bola parada: canto da direita batido por Caetano para o segundo poste com Ricardo Mil-Homens a aparecer solto de marcação e sem deixar cair o esférico rematou tenso de primeira com o esférico a bater com estrondo na trave! Que perigo! Depois foi Amaral a ser descoberto na direita e a centrar rasteiro para movimento do avançado Caetano que, contudo, desviou ligeiramente ao lado da baliza de Rafael Moreira. A formação visitante já tinha deixado avisos e naturalmente acabou por chegar ao golo do empate: lance de jogo corrido com José Maya Seco a entregar de primeira em Guilherme Caetano; o avançado tabelou com Amaral e voltou a receber orientado, progrediu em direção à baliza bastante pressionado e desviou o esférico do keeper, rematando rasteiro para o poste mais próximo! 1-1 e tudo empatado no INATEL. Nem 1 minuto depois verificou-se um cenário improvável com o Fassuogolo rapidamente a repor a vantagem num lance de bola parada: livre direto a descair para a esquerda com Diogo Nunes a assumir a marcação do mesmo; de pé esquerdo bateu por cima da barreira e colocou a redondinha no fundo das redes sem hipóteses de defesa! Que execução brilhante! Pouco depois o jogo seguiu para intervalo com a turma orientada por Francisco Ferreira a liderar pela margem mínima!

 

Se a primeira parte já havia sido extremamente intensa, a segunda seria ainda mais. Início a todo o gás com o Jupiter a aparecer pressionante na busca pelo empate. O Fassuogolo mostrava-se bem organizado pelo que o 2-2 surgiria de bola parada: canto cobrado por Duarte Cruz na direita em busca do cabeceamento de Mil-Homens; em primeira instância, surge o corte do defesa, mas Amaral insiste de cabeça e coloca junto ao segundo poste onde esperava o Capitão Afonso Maya Seco para empurrar para a baliza deserta. Mais uma vez o Jupiter empatava, mas mais uma vez o Fassuogolo retomava a vantagem no minuto seguinte. Novo livre perto da área e cobrança sensacional de Bujas para o 3-2! Que golaço do médio e que festa do banco roxo! O jogo entrava para os 10 minutos finais com o Jupiter a dar tudo por tudo para levar pontos e a turma da casa a procurar formar um bloco coeso que impedisse a invasão adversária. Contudo, tanto insistiram os homens de azul, que o 3-3 chegou no golo da noite: lançamento longo de Amaral para corte de Vasco Gaspar; o esférico voou para fora da área italiana onde, muito pressionado e num volley complicado, João Nunes aplicou um pontapé do outro mundo para colocar a redondinha "onde mora a coruja"! 3-3 e era o centralão a dar o exemplo! Que golo! Nem 2 minutos depois, o golo da reviravolta: Amaral em evidência a recuperar muito bem sobre Miguel Rocha e a descobrir Caetano na área; o ponta ludibriou a marcação e disparou para uma grande intervenção de Rafa; porém, no sítio certo e à hora certa, Mike San Payo foi na recarga e enviou para o fundo das redes e euforia azul no Inatel! 3-4 numa partida de loucos! Até final, o Fassuogolo alterou a postura e procurou o empate, mas o Jupiter mostrou-se muito sereno e segurou mesmo a vantagem que valeu 3 pontos muito preciosos.

Com este resultado, a turma de Tiago Sequeira aproxima-se dos lugares de meio da tabela e volta a mostrar bom futebol depois de uma fase mais complicada. Sinal de mais também para os comandados de Francisco Ferreira que, embora saindo derrotados, rubricaram uma bela exibição e procurarão replicar o rendimento no futuro próximo. De resto, voltaremos a ter embate entre estas duas equipas muito em breve, a contar para os oitavos de final da Taça Allstars!

 

Crónica por Miguel Sousa

por Henrique Zilhão