Allstars on Facebook

Jogo

PO, 2022-12-12 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

ATP United vs The Passenger Hostel

The Passenger voltam à divisão Allstars!

Numa noite de temporal no Inatel, verdadeiros heróis enfrentavam-se para tentar assegurar a última vaga livre na principal divisão dos Allstars. ATP United e The Passenger lutavam por esse lugar, e depois de toda a emoção, o equilíbrio só foi desfeito no desempate por grandes penalidades. No final, foram os Passengers quem sorriu e festejou, ao garantir o regresso à Divisão Allstars, relegando os adversários para a liga A.

A previsão era de muita chuva, não se previam condições fáceis para a prática do desporto rei e não faltavam avisos para que as pessoas ficassem em casa. Mas no meio da tempestade, estava destinado a que ATP e Passengers se encontrassem no Inatel e batalhassem com tudo o que tinham para alcançar a vitória que poderia salvar/coroar as suas temporadas. Começaram melhor os tenistas, que na primeira grande oportunidade do encontro chegaram logo ao golo inaugural! João Carvalho recebeu do lado direito, isolou Julian Contzen e o médio na cara de Miguel Laranjeira colocou a bola no fundo das redes e a sua equipa em vantagem no encontro! Dando continuidade ao excelente arranque, pertenceu-lhes novamente a segunda ocasião: novamente Julian, desta vez recebeu à entrada da área descaído para o lado direito e rematou forte ao primeiro poste, mas a bola bateu na malha lateral! Valeu o susto para os Passengers que ainda se tentavam organizar mas já corriam atrás do prejuízo, tendo cada vez mais urgência em corrigir o que estava a falhar para poderem ir atrás do resultado! A reação apareceu pouco depois, a equipa que militou na divisão A começou a ter mais bola e a assumir mais o jogo, entraram mais vezes no meio campo ofensivo e na primeira vez que incomodaram Diogo Guerreiro chegaram mesmo ao empate! Excelente combinação no lado esquerdo do terreno entre António Veiga e Vicente Mateus, com António a receber já dentro da área, rodar sobre um adversário e restabelecer o empate com um tiro que entrou junto ao poste mais perto! Depois do golo estiveram muito perto de completar a reviravolta, mas Francisco Pignatelli, isolado desviou a bola demasiado do guarda-redes e o esférico esbarrou no poste! Que azar para o avançado! Os ATP pareciam mais focados nesta fase do jogo em defender e privilegiavam a organização defensiva, mas mesmo assim criaram muito perigo numa arrancada de Manuel André, que ficou na cara do guardião e rematou cruzado mas a bola passou muito perto! Até ao final da primeira parte, nem a chuva intensa impediu que ambas as equipas fossem criando várias oportunidades para saltar para a liderança do encontro, mas foram os Passengers quem voltou a ter azar e não marcar por milímetros! Após mais uma jogada coletiva de grande nível que envolveu vários jogadores, Vasco Cardoso ficou isolado, picou sobre o Diogo Guerreiro, e quando já todos se preparavam para festejar viram a bola embater novamente no ferro e ser cortada por um defesa! Mais um susto para os ATP que, com alguma sorte, chegaram assim ao intervalo com a igualdade no marcador!

A segunda parte começou com muito equilíbrio fruto também do desgaste acumulado pela dificuldade em jogar, já que a chuva era cada vez mais intensa e tornava o relvado mais pesado e exigia ainda mais de cada jogador. No entanto, tal como na primeira parte, a primeira ocasião pertenceu aos comandados de Danyal Sualehe e deu-lhes logo o 2-1! Canto batido de forma rápida apanhando os Passengers ainda desorganizados, a bola chegou a Miguel Gonzalez dentro de área e o médio fez o gosto ao pé, e colocou a sua equipa novamente em vantagem! A equipa liderada por Rodrigo Cardoso reagiu e voltou a subir as suas linhas, mas numa altura em que até estavam por cima do encontro e a apertar os adversários, viram Tiago Sampaio arrancar num contra-ataque rapidíssimo, ver o Keeper dos Passengers ligeiramente avançado e fazer um chapéu perfeito ao guardião e aumentar a vantagem para 3-1! Que golaço! Sem nada a perder, era altura da jovem equipa da liga A ir com tudo em busca do empate, e o primeiro a ameaçar foi Vicente, que recebeu de Vasco Cardoso à entrada da área e rematou forte obrigando Diogo Guerreiro a voar e fazer uma excelente intervenção! Logo a seguir foi o inevitável Vasco Cardoso, que tirou dois adversários do caminho, ficou isolado e à saída do guarda-redes contemporizou, e já com o adversário no chão, deu mais um toque tirando-o do caminho e rematou para a baliza deserta! Estava relançada a partida, e não foi preciso esperar muito até voltarmos a ter tudo empatado! Já dentro dos 5 minutos finais, Francisco Pignatelli tirou um cruzamento tenso para a área, e João Zanatti ao tentar cortar a bola, acabou por desvia-la para a própria baliza! 3-3, com muito mérito para os Passengers que nunca atiraram a toalha ao chão e conseguiram levar a partida para prolongamento, já que até ao apito final do arbitro não houve mais situações de golo!

No prolongamento e quando se pensava que era impossível as condições meteorológicas ficarem ainda piores, as forças da natureza quiseram testar ainda mais a força de vontade dos guerreiros que continuavam a dar tudo dentro de campo e a chuva intensificou-se para níveis quase insuportáveis. Parecia o fim do mundo, mas nem isso os impediu de continuar a lutar incansavelmente pelo objetivo que todos queriam atingir. Contudo, com o pouco tempo que havia para jogar, o cansaço de quem deu tudo no tempo regulamentar e a prudência de não querer deitar tudo a perder nesta fase do jogo, não houve muitos lances de perigo no prolongamento e por isso a decisão foi adiada para a lotaria (ou não) das grandes penalidades. Aqui, brilhou Miguel Laranjeira que defendeu um dos penaltis dos ATP, e deu a oportunidade a António Veiga de marcar o penalti decisivo. O médio não tremeu e garantiu assim o regresso dos The Passenger à divisão onde habitaram na época passada, a divisão máxima da competição e que qualquer criança sonha alcançar! Parabéns à jovem equipa!

por Zé Mendes