Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2022-02-23 às 22:15 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

FC Grimo vs Fenerbaços SC

Grimo bate Fenerbaços nas penalidades e segue em frente depois de duelo épico!

A contar para os ¼ de final da Champions, canarinhos e turcos subiam ao relvado do São Miguel para um duelo digno de prova milionária. Quem esteve presente, assistiu a um dos melhores jogos da temporada, tal não foi a sequência de cambalhotas no marcador e a qualidade dos praticantes. Depois de um empate a 5 no tempo regulamentar, foi preciso chegar a grandes penalidades, onde o Grimo foi mais competente!

Ainda o público nas bancadas se sentava para assistir a este grande jogo, e já o Grimo se adiantava no marcador: Bonneville recuperou à entrada da área e, sem misericórdia, atirou cruzado fortíssimo em direção ao canto inferior direito! 1-0! A turma da Liga B parecia entrar no jogo adormecida e permitiu o segundo pouco depois: perda de bola inaceitável com Pina a ganhar a redondinha e, em posição privilegiada, a finalizar com tranquilidade digna de craque! 2-0 e a formação de amarelo parecia caminhar para uma vantagem confortável. Contudo, o jogo ainda tinha muito para dar e a qualidade elevadíssima dos jogadores em ambos os ataques traria níveis de eficácia a rondar os 100%. A perda de bola estava muito cara, e cada compensação falhada mais cara saía. Foi assim que, em dois lances semelhantes, os turcos rapidamente empataram a partida. No primeiro, Mendonça recuperou na direita, viu uma autoestrada à sua frente e, depois de progredir, centrou atrasado para o remate fortíssimo de João Diogo Ferreira sem hipóteses de defesa para João Maria! 2-1! No segundo, nova recuperação pela banda direita – que era claramente o ponto fraco do Grimo nesta fase do jogo – com João Diogo a cruzar rasteiro para Caldeira que, em posição central, fuzilou as redes amarelas! 2-2! Após minutos de ofensivas concretizadas pelos dois lados, foi possível ver jogadas de grande nível… que não deram em golo. Para os da casa, Pina mostrou visão de jogo de excelência libertando Rodrigo Branco na esquerda; o extremo encarou o keeper e tentou atirar rasteiro, mas o esférico passou ao lado. Do lado dos visitantes, Mendonça abriu o livro, deixou por terra dois defesas na direita e atirou muito forte para uma grande intervenção de João Maria. O ritmo era frenético e o intervalo aproximava-se. Porém, no último minuto do primeiro tempo, o juiz Emanuel Franco assinalou falta dentro da área de Branco sobre Mendonça num lance absolutamente delicioso do extremo direito; chamado à conversão, o próprio Mendonça não tremeu e atirou para o seu lado direito, enganando João Maria e completando a reviravolta! 2-3! A partida chegava ao intervalo com os turcos na frente e menos um elemento para cada lado – expulsões por acumulação de amarelo de Duarte Correia e Tomás Bretão.

No segundo tempo, com mais espaço no campo, o Grimo pareceu beneficiar do novo paradigma. À semelhança do que se passara na primeira parte, os canarinhos fizeram golo nos primeiros instantes: livre assinalado em zona central e o capitão Bonneville a encarregar-se de disparar um míssil rasteiro em direção ao poste contrário! Grande golo! 3-3! A partir daqui, a partida viveu uma fase em que brilhava claramente um jogador mais que os restantes: José Caldeira. Numa primeira ocasião, o extremo “sentou” um defesa com um magnífico túnel e, encarando o guardião, rematou ligeiramente ao lado. Que momento! Repetindo a receita pouco depois, o atacante apontou o golo da noite: recebeu na esquerda, bailou entre os defesas e, depois de usar uma finta de corpo para evitar um defesa quase sem espaço, picou por cima de João Maria para o 3-4! Golaço, golaço, golaço! A fazer lembrar o mítico golo de Lionel Messi frente ao Bayern! Com uma formação turca claramente motivada, o Grimo tentava responder por intermédio de Falcão: o extremo fazia uso do seu pontapé para ir ameaçando. Num belo entendimento pela direita, saiu cruzamento para o interior da área onde Falcão, pleno oportunista, conseguiu o desvio para o 4-4! Porém, os fantasmas recentes dos canarinhos pareciam voltar para atormentar os comandados de Bonneville, e a passividade na defesa pagava-se muito cara: João Diogo temporizou e, com espaço na área, desferiu um remate clínico a entrar cruzado junto ao poste mais distante! 4-5! Faltavam apenas segundos para jogar e tudo fazia parecer que o Grimo seria eliminado neste duelo de Titãs. Contudo, no último suspiro, eis que aparece o golo do empate: Rodrigo Branco, na insistência, conseguiu reter o esférico em zona central e, à entrada da área, tentou a sorte; o remate saiu rasteiro, mas apanhou o guardião desprevenido e entrou mesmo! 5-5 e apito final de seguida. Que momento para a História da Allstars! A eliminatória seria decidida nas grandes penalidades.

Para a decisão, avançou primeiro Caldeira… o extremo atirou por cima! Seguiu-se Falcão para os da casa… converteu em força para o seu lado esquerdo! (1-0)! A seguir foi Mendonça para os turcos… atirou à barra! Momento da possível passagem para o Grimo, e quem mais para decidir que Pedro Bonneville… correu para a bola… atirou… e ESTÁ LÁ DENTRO! (2-0) e o Grimo segue em frente na prova milionária! Que hino ao Futebol!

por Tiago Sequeira