Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-05-02 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

0 - 1

200200

MVP: Rodrigo Santos

Fenerbaços SC vs The Passenger Hostel

À segunda foi de vez! Passengers vence a Taça Allstars 21-22!

Na Grande Final que fechou a época 21-22 do torneio, a equipa sensação Fenerbaços SC defrontava The Passenger Hostel no Inatel. Os percursos de ambas as turmas eram até então notórios, pelo que se esperava um duelo espetacular. Os protagonistas não desiludiram, o recorte técnico veio ao de cima, mas só o golo solitário de Rodrigo Santos - no tempo extra - fez conhecer o novo detentor da Prova Rainha.

Noite ventosa em mês de maio para, no Inatel, receber o jogo mais aguardado do ano. Disputava-se a Grande Final da Taça Allstars numa partida em que todas as equipas e jogadores do torneio ambicionam estar. Com apoio forte para ambos os lados, as equipas apresentaram-se praticamente na máxima força e os craques aqueciam para o maior jogo da sua participação no Universo Allstars. Embora a qualidade dos turcos fosse já reconhecida e falada de antemão, as casas de apostas apontavam os Passengers como favoritos (61% de votos a favor). Com todas as condições reunidas, apitava o árbitro Ruben Teles para o começo!

Os primeiros minutos da partida traziam uma turma do Fenerbaços personalizada e com linhas muito subidas. Os hosteleiros procuravam privilegiar a saída com critério, mas a pressão dos turcos era sufocante e dava sustos: num passe de José Villar que ficou curto para Gonçalo Sampaio, João Diogo Ferreira intercetou o esférico, mas, na cara do golo, deixou-se deslumbrar e atirou para as nuvens! Que perdida inacreditável! O avançado levava as mãos à cabeça! Do lado oposto, era preciso aguardar pela primeira ocasião concreta dos homens de preto. Embora o perigo parecesse controlado com Villar a passar minutos mais descansados, a verdade é que a posse era maioritariamente dos vice-campeões da Liga B e rondava a área adversária. Ainda assim, num contra-ataque, o golo ficou perto de aparecer para os primodivisionários: excelente passe a descobrir António Veiga à direita que, sem pedir licença, disparou um autêntico míssil; valeu uma defesa absolutamente espetacular de Pedro Barcelos para canto! Na cobrança da bola parada, e numa jogada clássica dos Passengers, a redondinha foi enviada para fora da área ao segundo poste onde já esperava Vasco Cardoso; o artilheiro disparou em “raquete” e obrigou Barcelos a nova intervenção de exigência máxima! Valia ouro o guardião turco! O intervalo chegaria minutos depois, com o nulo a ser o resultado que mais se ajustava face ao que se vira dentro das quatro linhas. O início fora melhor para os turcos, com os hosteleiros a sair com sinal de mais no segundo quarto do jogo.

Esperava-se um crescendo na intensidade do jogo, mas a verdade é que o segundo tempo nos trouxe uma partida bastante monótona. Ainda que os turcos estivessem apenas na segunda época, a maturidade evidenciada pelos comandados de Gonçalo Costa era digna de equipa muito experiente – tal como se verificava no caso dos Passengers. Num jogo em que o futebol ligado era de qualidade mas não produzia chances de perigo, a principal arma para ferir o adversário passava a ser, naturalmente, a bola parada – e nesta matéria, sabe-se, os Passengers dispõem dos mais conceituados “professores”. Por duas vezes, em zona central, avançaram os especialistas Vasco Cardoso (de pé direito) e Rodrigo Santos (pé esquerdo); em ambas, o esférico tirou tinta ao poste e levou a suspiros nas bancadas! A fechar o tempo regulamentar, nota apenas para uma tentativa algo tímida de Francisco Pignatelli – que foi um dos maiores perigos à solta no ataque preto. Com 50 minutos esgotados e o nulo a persistir, avançávamos para o prolongamento.

A toada para o tempo extra seguia a tendência da segunda parte: posse passiva e segura, excelentes pormenores individuais e defesas intransponíveis a manter os guarda-redes sem trabalho. Porém, num rasgo raro de tão vertical, os Passengers conseguiram mesmo o golo mais especial da sua História: lançamento rápido na esquerda para Vasco Cardoso que, de cabeça, serviu a corrida de Rodrigo Santos; o extremo galgou alguns metros, mas não teve de correr muito… olhou para a baliza… puxou da canhota atrás… e fuzilou junto ao poste mais próximo sem hipótese de defesa! GOLAÇO, GOLAÇO, GOLAÇO! As bancadas estavam ao rubro e os festejos invadiam o relvado! Rodrigo Santos – o jogador destacado para ter em conta na antevisão da partida – acabara de desbloquear o marcador e encher de alegria os colegas e apoiantes do The Passenger Hostel! 0-1! As equipas limitavam-se a trocar de campo para o segundo tempo do prolongamento e a missão era espinhosa para o Fenerbaços: era preciso arranjar espaço e ser eficaz a 100%! A primeira metade da tarefa até foi executada: João Ferreira recebeu à entrada da área, ajeitou para o melhor pé e atirou muito colocado; porém, Villar fez uso de um voo tremendo para, com a ponta da luva, desviar para canto! Desesperava o banco turco… e com razão, pois o apito final soaria pouco depois!

The Passenger Hostel coroava, deste modo, uma época que até foi negativa em termos de campeonato (com despromoção para a Liga A). Como já se sabe, a Taça tem outras contas, e os pupilos de Rodrigo Cardoso forma sensacionais em todas as fases para a conquista do caneco. Do lado derrotado, o Fenerbaços poderá olhar com meio sorriso para a temporada que fez, conseguindo uma promoção à Liga A e uma presença inédita na Final da Taça. Será uma questão de tempo até vermos os turcos novamente nas grandes decisões.

por Tiago Sequeira