Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2020-09-20 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

2 - 2

2 - 3 após gp

200100

MVP: Francisco Demony

Paralympiakos vs Pornmouth FC

Pornmouth afasta detentor da “orelhuda”!

Num jogo sempre muito bem disputado, o Pornmouth recuperou de uma desvantagem de dois golos perante os Paralympiakos, vencedores da última edição da Champions, e conseguiu levar a decisão para as grandes penalidades. No desempate, o jovem conjunto não acusou a pressão e foi mais eficaz, carimbando o passaporte para as meias-finais da competição!

Paralympiakos e Pornmouth enfrentavam-se para discutir a passagem às semi-finais da prova milionária, naquele que se esperava um grande jogo de futebol face à qualidade das duas equipas.
Os gregos entravam em campo para defender o seu título de campeões e entraram mandões na partida, tendo maior domínio da bola e não deixando os jovens criativos do Pornmouth terem espaço para fazer a diferença. Ainda assim, os Paralympiakos também não iam conseguindo criar oportunidades de golo nos primeiros minutos, numa altura em que as duas equipas ainda encaixavam taticamente uma na outra. Diogo Dinis tentou fazer a diferença através da bola parada, batendo um livre direto em força na direção da baliza de Bernardo Pile, mas o guarda-redes mostrou-se atento e defendeu com uma estirada junto ao relvado.
Do outro lado, por pouco que Francisco Demony não desbloqueava o marcador depois de ver a bola sobrar-lhe à boca da baliza, mas Bernardo Fernandes foi muito rápido na “mancha” e conseguiu impedir a finalização do avançado.
Até ao intervalo manteve-se a toada, sendo alguns dos maiores desequilibradores de parte a parte a tentar desatar o nó na partida. Relveiro inventou uma jogada individual pela esquerda que por pouco não deu golo e, na resposta, Demony tentou faturar num chapéu ao guarda-redes, mas ambos não tiveram o desfecho pretendido e o nulo prevaleceu no marcador.

Os golos esses só chegariam no segundo tempo e com a equipa grega a não perder tempo. Uma mão no interior da área inglesa deu a oportunidade a Dinis de desbloquear o encontro da marca do castigo máximo e o médio não deu hipóteses a Bernardo Pile, que bem se esticou mas não conseguiu travar o penalty forte e muito bem colocado!
O Pornmouth reagiu bem ao golo sofrido e na resposta esteve à vista o empate, com Mané a rematar para uma primeira defesa de Bernardo e Demony, na recarga, a acertar com estrondo na trave! Contudo, apesar do susto, seriam os gregos novamente a faturar e a ampliar a vantagem por intermédio do goleador de serviço, Fogaça, que fugiu no corredor direito e colocou o esférico entre as pernas de Pile.
O jogo estava agora bem mais complicado para os jovens ingleses, que no entanto mostraram uma enorme crença e foram atrás do resultado. Demony roubou a bola na pressão alta, avançou no 1 para 1 com o guarda-redes e não tremeu na finalização, relançando a sua equipa na discussão da partida quando faltavam cerca de 10 minutos para jogar. Em todo o caso não seria preciso tanto tempo já que logo de seguida chegariam ao empate, num lançamento lateral muito chegado à baliza no qual acabou por ser o guarda-redes Bernardo, com alguma infelicidade, a introduzir o esférico nas suas próprias redes.
Ambas as equipas foram à procura da vitória, numa fase em que o jogo podia cair para qualquer lado, tendo ambas ficado muito perto de chegar ao golo nos instantes finais. Primeiro, num canto atrasado de Mané, Demony surgiu na passada e atirou a centímetro do alvo, com o guarda-redes a parecer já batido. Do outro lado, igualmente na sequência de um pontapé de canto, Fogaça ficou esquecido ao segundo poste e tinha tudo para marcar mas fez o que não costuma e perdoou, atirando ao lado da baliza de Pile. Chegavam assim ao fim 50 minutos de um grande espetáculo, com o vencedor a ter que se decidir através das grandes penalidades.
No desempate Martim Sousa Coutinho e Francisco Nicolau marcaram para o Pornmouth, com Dinis a empatar pelo meio, mas Fogaça acertou na barra e deixou nos pés de Mané a possibilidade de apurar a equipa inglesa. O médio não desperdiçou e carimbou a passagem do Pornmouth às meias-finais, soltando a festa inglesa no São Miguel!

por Gonçalo Custódio