Allstars on Facebook

Jogo

Liga D2, 2024-01-14 às 20:30 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Estrela dos Amadores vs Paio Lusitano

Estrela dos Amadores arranca época com vitória convincente!

Apesar de se dar início à jornada 3 da Liga D2, o Estrela dos Amadores entrava pela primeira vez em campo esta época. Pela sua frente tinha um adversário já com alta rotação na nova época, que apesar de ainda só ter um ponto somado, entrava em campo pela terceira vez e, por conseguinte, com mais ritmo de jogo.

O começo do jogo mostrava duas formações a encaixarem bastante uma na outra, sendo que o primeiro aviso caiu para o lado do Paio Lusitano, com Salvador Gaudêncio a ser descoberto à direita e a arranjar espaço para um remate junto ao primeiro poste, ao qual Diogo Nunes correspondeu com uma defesa pelo seguro, acabando por ceder canto. Do outro lado, acabou por ser o Estrela a mostrar tremenda eficácia: antecipação de Afonso Beijoca a aproveitar a desconcentração do Paio na saída de bola, o capitão conduziu e deixou a bola numa bandeja para Diogo Lauchaud, que atirou para o fundo das redes! Estava desfeito o nulo! Galvanizada com o golo apontado, a turma da casa não baixou o ritmo e foi imediatamente em busca do segundo. Este ficaria perto de surgir numa variação de flanco em Pardal, que depois soltou ao centro em Raphael Vieira, sendo que o camisola 10 atirou de fora da área, mas Tomás Lopes estava atento e fez o suficiente para sacudir para canto. Na sequência dessa mesma bola parada, Gustavo Branco colocou o esférico no coração da área e Duarte Silva surgiu para um cabeceamento que quase foi defendido, mas que acabou mesmo em golo! Estava feito o 2-0 em poucos minutos! O Paio Lusitano ainda deixou uns avisos antes do intervalo, primeiro num cabeceamento ligeiramente por cima do alvo de Vasco Mendes e depois novamente por Salvador a surgir à direita e a obrigar Diogo Nunes a uma defesa a dois tempos. O Estrela conseguiu segurar a sua preciosa vantagem até ao apito.

Os jogadores da equipa das Quinas trocaram algumas ideias ao intervalo e entraram decididos a reverter a situação a seu favor. Rapidamente acumularam algumas aproximações à área contrária, com destaque para um pontapé do meio da rua de Simão Henninger, que obrigou Diogo Nunes a uma estirada complicada para canto. O Estrela ia tendo algumas dificuldades na saída de pressão porque a equipa do Paio pressionava muito alto, mas quando os pupilos de Vasco Diniz pareciam começar a entrar nos eixos, eis que sofreram um duro revés: perda de bola infantil no coração da área, com Beijoca mais uma vez na recuperação e a fazer nova assistência que valeu meio golo, desta feita para Gustavo, que só precisou de encostar para o fundo das redes! 3-0 e a situação estava cada vez mais complicada para os forasteiros. Não foi por isso que baixaram os braços e rapidamente procuraram deixar uma resposta por intermédio de Diogo Moreira, que rematou à entrada da área e viu Diogo Nunes a ir ao tapete afastar o perigo. O Estrela ia tendo cada vez mais espaço para contra-ataques e conseguiu mesmo chegar ao quarto golo, deixando a partida praticamente fechada: bola na área a descobrir o capitão Beijoca, que cabeceou com estrondo à trave, mas na recarga ao seu próprio remate surgiu para a emenda! O Estrela adormeceu um pouco após marcar o quarto golo e o Paio conseguiu reduzir num ápice, com o capitão Vasco Diniz a dar o exemplo num bom pontapé à meia distância! 4-1. O Paio não desistia e num lançamento longo de Tomás Lopes a descobrir Vicente Correia ficaram perto de voltar a faturar, mas o remate em volley do dianteiro esbarrou no poste! Não seria Vicente a apontar o segundo da sua equipa, mas sim Salvador, que já tinha deixado vários avisos e já com o apito final a aproximar-se conseguiu mesmo ser feliz! No último lance do jogo, destaque ainda para mais um lance delicioso de Beijoca, a atrair vários adversários para si e a soltar em Pardal, que depois assistiu Lauchaud no coração da área e este só não bisou graças a uma boa intervenção de Tomás Lopes.

O resultado ficou assim fixado em 4-2 para o Estrela dos Amadores, que se estreia da melhor maneira na nova época. Já o Paio está a mostrar algumas dores de crescimento, com apenas um ponto somado em três jogos já disputados.

 

por Henrique Barrosa