Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2024-01-08 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

2 - 1

000000

MVP: Tomás Rego

U.C. Sempudor vs Dynamo Boiev

Maior experiência na B falou mais alto!

Com o arranque da Liga B1, Sempudor e Dynamo Boiev ainda não conheciam o sabor da vitória. Era isso mesmo que ambas as formações procuravam resolver à entrada para a 2ª jornada, num embate que acontecia pela primeira vez no universo Allstars.

A laranja mecânica entrou bastante viva na partida, dando trabalho desde cedo a Rafael Moreira (estrangeiro). O primeiro aviso foi deixado num bom pontapé de fora da área de Rodrigo Lemos, mas o keeper estav a atento e fez uma boa estirada para canto. Passado pouco tempo, novo canto para o Boiev, cobrado por Duarte Frade, e Sebastião Assunção surgiu no coração da área para um cabeceamento perigoso à queima-roupa, mas Rafa voltou a estar atento ao segurar a dois tempos. Depois dos primeiros minutos de domínio da turma forasteira, os italianos conseguiram ripostar por Afonso Lopes António, que conseguiu rematar com a parte exterior do pé esquerdo para uma boa intervenção de Pedro Barreto. O Boiev fazia de tudo para inaugurar o marcador e Frade teve um lance de génio à direita, ao fazer um túnel a um adversário junto da bandeirola de canto e depois progrediu, acabando por tentar descobrir Sebas ao primeiro poste, que não alcançou o esférico, mas este chegou a António Capoulas, que sem olhar para a baliza atirou forte, mas viu Rafa fazer uma defesa fulcral para canto! As oportunidades continuavam a surgir e seria a vez de Barreto voltar a ter trabalho: José Pinto arrancou pela direita e variou tudo até João Luz Pedro, que conseguiu um remate rasteiro, mas viu o guardião contrário ir ao tapete afastar para canto. O aproximar do intervalo traduzia-se em cada vez mais cansaço e, por conseguinte, um jogo cada vez mais partido. Nesse sentido, Tomás Chagas recebeu à direita e arranjou espaço para fletir para o centro antes de soltar entrelinhas na desmarcação de Guy Turpin, mas o remate do homem de laranja saiu por pouco ao lado. As condições atmosféricas não facilitavam a prática do desporto-rei e o intervalo chegava com nulo no marcador.

O Boiev tinha sido a formação mais ameaçadora no primeiro tempo, mas o intervalo fez melhor aos azuis, que entraram decididos a resolver a partida na segunda parte. O primeiro aviso foi deixado por Rodrigo Rodrigues, que levou descaído para a esquerda e conseguiu um remate venenoso, que ganhou velocidade na relva e dificultou a ação a Barreto, que conseguiu afastar com uma espécie de manchete contra o poste! A oportunidade seguinte resultou mesmo em golo: tudo começou com uma reposição de Rodrigues na sequência de um lançamento e o que é certo é que a bola terminou na área e na posse de Tomás Rego, que atirou a contar para o fundo das redes! Teve de ser o central a ir resolver a questão na frente de ataque! Mesmo a vencer, o Sempudor não tirou o pé do acelerador e Rodrigues voltou a mostrar-se extremamente envolvido na manobra ofensiva da equipa, a arranjar espaço para novo pontapé em zona semelhante e viu Barreto a negar-lhe novamente o golo com uma estirada em esforço. O guarda-redes do Boiev continuou em grande nos minutos seguintes ao impedir novamente o segundo dos italianos, com Pedro Azenha a ser descoberto à direita e a conseguir rematar junto ao primeiro poste, mas Barreto voltou a afastar para canto. Ainda assim, na oportunidade seguinte, nada pôde fazer: bola novamente à direita, desta feita em Afonso, que puxou para dentro e rematou de forma certeira de pé esquerdo. O marcador assinalava agora 2-0, um resultado bastante mais tranquilo para a turma da casa. Nos minutos seguinte ao golo, o Sempudor parecia ter o jogo controlado, mas o Boiev não baixou os braços. E se no primeiro tempo os pupilos de Diogo Peyssonneau demsontraram falta de eficácia, o que é certo é que no segundo tempo se sucedeu o contrário, conseguindo reduzir na primeira ocasião de golo criada, por intermédio de Chagas, que relançou a partida para os minutos finais! Com tudo em aberto, o Boiev manteve o pressing no último terço e Chagas ficou perto de bisar num livre lateral que decidiu atirar na direção do alvo, mas Rafa estava bem colocado e afastou o perigo. Do lado contrário, o Sempudor ficou perto de matar o jogo por duas ocasiões, primeiro por Zé Maria, que viu Barreto parar um remate de fora da área e depois com Luz a fazer um belo passe a descobrir Henrique Soares, que recebeu orientado e rematou à queima-roupa, mas para nova defesa de Barreto.

Até final, nada mais houve a assinalar e o Sempudor conseguiu mesmo os primeiros três pontos da época! O Dynamo Boiev vai apresentando dores naturais de crescimento, ficando a dúvida se podia ter levado algo da partida caso tivesse sido mais letal no primeiro tempo.

por Henrique Barrosa