Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2024-05-09 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 2

Metz Lá Dentro vs Moleicester City FC

Metz regressa às vitórias na Liga A e continua a sonhar com o primeiro posto!

Depois de uma primeira parte bastante equilibrada, em que os ingleses até estiveram em vantagem, mas em que o Metz conseguiu chegar ao empate, acabou por ser no segundo tempo que os franceses conseguiram desbloquear a partida graças à prática de um futebol bastante pressionante. Esta vitória alimenta assim o sonho da conquista do título da Liga A por parte da turma grená.

Seguia jogo no Inatel e desde cedo na partida era notória a intenção de ambas as equipas: levar os três pontos para casa. Como é habitual, o Metz procurava condicionar a saída de bola do seu opositor desde cedo, mas os ingleses não tremiam e iam saindo com qualidade. Além disso, os rapazes liderados por Hucky iam escolhendo muito bem os momentos de pressão e iam acumulando algumas recuperações de bola fulcrais, que mais tarde trariam problemas aos franceses. O primeiro aviso da partida surgiu aquando de uma arrancada de Miguel Campos pelo corredor esquerdo, com o avançado a ganhar uma dividida e a conseguir um cruzamento para o coração da área, onde surgiu Afonso Pires a cabecear na passada, ficando a centímetros de desfazer o nulo. Do outro lado, momento de futebol mais direto do Moleicester, a resultar num corte incompleto de um homem de grená e a bola caiu nos pés de Gonçalo Lameirinhas, que contemporizou à espera do momento certo para alvejar a baliza e fez um exímio remate de canhota! Sem Seiça, havia Lameirinhas, que demonstrava ser a aposta certa enquanto referência ofensiva dos ingleses! O Metz tinha agora de ir atrás do prejuízo e não perdeu tempo na resposta, a começar por um remate bastante ameaçador de Tiago Oom Sousa ao lado do alvo. Pouco depois, lance de ataque muito bem trabalhado pelo Metz, com um passe vindo da esquerda a chegar a Manuel Ribeiro e o camisola 10 teve a visão e inteligência para deixar que a bola lhe passasse entre as pernas por forma a chegar a Martim Carvalho, que jogou à direita em Miguel Campos e este teve a frieza para pisar o esférico e rematar de pé esquerdo para o fundo das redes! Estava restabelecida a igualdade! Pouco mais houve a registar até ao intervalo, pelo que o marcador assinalava 1-1.

O Metz sabia da importância de levar o seu adversário de vencido e subiu a parada no segundo tempo, com linhas ainda mais subidas e mais intensidade. Desde cedo começaram os avisos, com Carlos Barata a conduzir pela direita e a rematar por cima e, pouco depois, Afonso ganhou o esférico ao centro, soltou na desmarcação de Gonçalo Lopes à sua esquerda e o camisola 11 atirou forte, mas ao lado. À terceira, Rodrigo Arede foi mesmo chamado a intervir quando Pedro Ramos recuperou a bola e combinou com Lopes para rematar junto ao primeiro poste, com o keeper a ir ao tapete defender para canto. Ramos estava determinado a ser feliz e na sequência dessa mesma bola parada, cobrada por Manu para o coração da área, elevou-se e cabeceou para o fundo das redes! Mais uma vez, o camisola 28 mostrava enorme proeza no jogo aéreo. A turma da casa não tirou o pé do acelerador e foi em busca de dilatar, ficando perto de o fazer num momento de construção paciente, a terminar com passe de Martim para Carlos e o lateral direito atirou ao lado. O Moleicester procurava ir em busca do empate, mas o Metz não queria baixar as linhas, o que deu início a uma fase mais anárquica na partida. Os ingleses deixaram um enorme susto para os franceses numa excelente bola longa a descobrir Kiko Neves à esquerda e este trabalhou de forma fantástica à entrada da área, atirando para defesa apertada de Nuno Guedes. O Metz não tremeu com o susto e na jogada seguinte chegaria mesmo ao 3-1: Martim ganhou ao centro, conduziu e soltou no momento certo para Tiago, que de pé esquerdo fuzilou as redes contrárias! Kiko continuava a ser o mais inconformado do lado do Moleicester e replicou a jogada anterior, com um remate para defesa a dois tempos de Guedes. Num livre direto, Martim ficou perto de somar um golo às duas assistências já registadas, mas Arede mostrou excelentes reflexos e afastou para longe da sua baliza. O ritmo do jogo não baixava por nada e o Moleicester voltaria a ficar perto de reduzir quando Jota soltou em Lameirinhas, que só não bisou graças a uma mancha decisiva de Guedes! Martim voltou a travar duelo com Arede depois de ser assistido por Afonso, mas o guardião voltou a levar a melhor. Nos minutos finais da partida, Jota ainda deixou um aviso bastante ameaçador num remate à entrada da área, que sofreu um desvio e passou muito perto do poste. O Moleicester ainda ficou reduzido a sete elementos nos últimos momentos do jogo, mas nada mais haveria assinalar, confirmando-se uma vitória por 3-1 do Metz.

Os franceses mantêm-se assim a três pontos dos Iraque, que só dependem de si mesmos para levantar o caneco. Já o Moleicester, falha a subida a lugares de subida, mas tem ainda três jogos por disputar, que serão, com certeza, decisivos para atingir esse feito.

 

 

por Henrique Barrosa