Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2023-10-03 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

3 - 2

000100

MVP: Afonso Maia

Edima SAD vs Panatinites

Edima põe fim à sequência de derrotas!

A mostrar dificuldades na primeira volta da liga C3 e em igualdade pontual, Edima SAD e Panatinites entravam em campo com o objetivo de se tentar aproximar da primeira metade da tabela.

Os Edima procuraram impor o seu futebol desde cedo, com um primeiro remate a surgir à meia distância por João Horta, mas João Pedro Polónia (estrangeiro) estava bem colocado e encaixou. A turma da casa continuava a dar trabalho ao keeper que ia controlando as investidas, principalmente ao conseguir captar uma série de cruzamentos. Num lance de maior perigo, Diogo Neves conseguiu criar instabilidade ao colocar uma bola ao segundo poste, mas o desvio a meias entre oponentes acabou por ser sacudido por Polónia. Numa das primeiras aproximações dos Panatinites à área contrária, Francisco Fonseca cobrou um canto para o segundo poste, onde estava Brinca (estrangeiro) para um cabeceamento contra o braço de um adversário! A grande penalidade foi assumida por António Pignatelli, que partiu para a bola e rematou muito bem a meia altura, mas apesar da boa cobrança, Vasco Branco fez um voo fenomenal para impedir o primeiro da partida! Que intervenção! Os Edima ganharam ânimo após a ação fantástica do seu guarda-redes e deixaram imediatamente aviso com remate forte de fora da área de Diogo Branco, que viu Polónia defender para longe da sua baliza. Em seguida, condução de Estima pelo meio campo e a soltar no momento perfeito para a desmarcação de Damião Ribeiro, que na cara do keeper não deu hipóteses! Estava inaugurado o marcador! Ainda assim, a resposta dos Panatinites foi supersónica com um lance que começou à esquerda, a bola chegou ao centro a Pignatelli, que trabalhou muito bem sobre um adversário e rematou para defesa apertada de Vasco Branco, mas surgiu Brinca para a recarga! 1-1! Forma perfeita dos gregos fecharem o primeiro tempo.

Galvanizados pelo golo marcado, os Panatinites foram logo em busca da reviravolta, com Brinca a trabalhar bem à direita e a soltar ao centro em Rafael Lucas, que ajeitou para a canhota, mas atirou por cima. Do outro lado, os Edima conseguiram finalmente ser eficazes nas suas ações, com um passe a terminar à direita e a ser seguido de um cruzamento para o segundo poste, onde se encontrava Afonso Maia para rematar em volley! Bela execução do capitão, que devolvia a vantagem à sua equipa. A turma da casa pareceu soltar-se mais com o golo que lhe devolveu a vantagem, com o futebol a tornar-se mais fluido. Até eram os Edima que pareciam estar mais perto de dilatar, do que os Panatinites de reduzir, com um erro grosseiro na saída de bola dos gregos a quase cair nos pés de um dos homens dos Edima, mas Polónia conseguiu uma saída e corte in extremis, com o esférico ainda a sobrar para Estima, que tentou um remate à baliza com o guardião fora da linha de golo, mas ao lado. Os Panatinites ainda deixaram um aviso num canto estudado em que Fonseca colocou à entrada da área para Afonso Câmara, mas o remate foi defendido por Vasco Branco. Do outro lado, os Edima conseguiriam mesmo dilatar para 3-1, com uma bola colocada em profundidade para o camisola 7, que viu o seu remate esbarrar em Polónia, mas na recarga fez mesmo o bis! Seguiram-se minutos de algum pressing dos Panatinites, que nunca desistiram da partida, sendo que Rafael Lucas ainda conseguiu reduzir para 3-2, mas seria tarde demais para impedir o regresso dos Edima às vitórias!

Os pupilos de Afonso Maia aproximam-se assim do meio da tabela, enquanto os Panatinites somam 6 pontos na 8ª posição, tendo ainda uma prova de fogo para fechar a primeira volta.

por Henrique Barrosa