Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-12-20 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 1

7 - 8 após gp

000300

MVP: Manuel Sampaio

Fassuogolo vs Ex on the Pitch

Ex on the pitch vencem Taça nos penalties!

Num jogo emocionante de início ao fim, pautado pelo equilíbrio e as constantes divididas, foram os rapazes do reality show a sair de caneco na mão. Os italianos adiantaram-se no marcador e foi preciso aguardar até ao segundo tempo para o golo do empate. Daí em diante, ninguém arriscou e as decisões foram tomadas da marca do castigo máximo. 8 rondas depois, Romão não claudicou e teve finalmente a chance de dar a maior alegria na história dos Ex!

Noite de muito frio no Estádio Inatel 1º de Maio mas com a certeza de que as coisas aqueceriam por volta das 23H da noite. Chegava o embate da final da Taça Allstars – a competição mais especial do torneio, com duas equipas que haviam batido as odds nas semi-finais. De um lado Fassuogolo, nono classificado da Divisão Allstars e que teve de ultrapassar imensos adversários de gabarito no caminho para a final e tinha, uma semana antes, batido o sensacional Famaligato num jogo memorável; do outro, os Ex on the pitch, quarto classificado do mesmo escalão e que tinha eliminado nada mais nada menos que o Pornmouth (apontado como grande favorito). Estavam reunidas as condições para uma final diferente e o equilíbrio era já premonição antes do apito inicial: nas casas de apostas, 52% dos votos a favor do Fassuogolo e 48% para os Ex!

Rolava o esférico no Inatel com as duas formações a apresentar ideias semelhantes: intenção de sair a jogar desde o pontapé de baliza, privilegiando um jogo interior bem ligado nos momentos com bola; e pressão altíssima com dois homens na frente nos momentos sem bola. Muito por essa disposição, a equipa em posse era constantemente forçada a baixar no terreno e as balizas tornavam-se cada vez mais distantes. Foi, então, necessário aguardar bastante até ao primeiro aviso, que saiu dos pés de Rodrigo Santos: passe do central António Ribeiro a descobrir o extremo que, com espaço, abriu as hostes com remate rasteiro e defesa atenta de Vasco Gaspar. Do outro lado, eficácia máxima assim que possível: distração dos Ex com a bola a ficar a meio caminho na zona defensiva; mais rápido que a concorrência, António Lamy viu-se em frente à baliza e, sem rodeios, disparou um míssil imparável para o fundo das redes de Melo (estrangeiro)! 1-0 e festa roxa no Inatel, com Lamy a celebrar diante dos muitos adeptos que se movimentaram! Sem mais momentos de destaque, a primeira parte acabaria com vantagem mínima dos italianos e era tempo de descanso.

 

 

Início de segundo tempo com caraterísticas em tudo semelhantes ao primeiro: muita pressão dos dois lados mas jogo com bola sempre no chão e intenções de praticar o futebol espetáculo. Cabia aos Ex ir atrás do resultado, mas a primeira chance pertenceu ao Fassuogolo: momento de inspiração máxima de Lamy a trocar as voltas a Ribeiro e a disparar com muita força para defesa de grau elevado de exigência por parte de Melo! São destes lances que se fazem as finais! Na resposta, os Ex responderam com bela combinação entre Grimi e Manel Sampaio: o extremo picou para as costas da defesa e encontrou o colega que, a dois tempos, acabou por rematar bem por cima da barra. O aviso estava dado e seguir-se-ia mesmo o tento da igualdade em grande estilo: contragolpe à velocidade da luz com Melo a colocar em Sampaio em volley; o médio abriu pela direita e ganhou posição; entregou com conta, peso e medida para Zé Santos Alves e o resto é aquilo a que o avançado já nos habituou – frieza exemplar na hora de esperar a queda de Vasco Gaspar e desvio subtil para o golo do empate! 1-1 e dava-se a erupção de festejos no Inatel! Até ao final, o momentum esteve sempre do lado vermelho e negro, apesar de boa tentativa de Duarte Almeida a rematar perto do poste mais distante. Mesmo a acabar o tempo regulamentar, os Ex tiveram uma oportunidade enorme: insistência na área com primeira defesa de Vasco a remate de Grimi e, na recarga, Zé S.A. a enviar para as nuvens quando tinha tudo para selar a vitória! Incrível!

 

 

Chegava o prolongamento no Inatel e a narrativa dentro das quatro linhas era igual à de tantas outras finais: máxima aversão ao erro, mínimo dos riscos, praticamente zero oportunidades. Destaque apenas para a bola parada dos Ex a valer o único susto dos minutos adicionais: canto batido por Grimi e primeiro cabeceamento de Ribeiro a ser negado por Vasco; na recarga, também de cabeça, Canadas tentou a sorte mas esbarrou novamente no guardião italiano. Sem mais por assinalar, a decisão da Final seria mesmo da marca da grande penalidade.

Também do castigo máximo Fassuogolo e Ex mostraram competência acima da média: 7 penalidades consecutivas e bem convertidas para cada lado. Depois, o momento do jogo: Gama assumiu e até colocou bem, mas um voo impressionante de Melo deixava tudo nos pés do colega que se seguisse. Avançou Romão e, sob olhar atento dos muitos adeptos no Inatel, converteu com gelo nas veias e deu aos Ex o seu segundo título na história! Enorme festa vermelha e negra nas bancadas e no relvado, com os rapazes do reality show a coroarem mais uma época de grande nível com um título importantíssimo. Do lado do Fassuogolo, fica mais uma prova da enorme qualidade da jovem formação que, sem sombra de dúvidas, voltará a marcar presença numa final muito em breve.

 

Crónica por Tiago Sequeira

por Henrique Zilhão