Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-12-18 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 0

000200

MVP: Diogo Santos

Pornmouth FC vs Heinakeres

Pornmouth desafia as odds e vence a Taça Allstars!

Não só as casas de apostas apontavam ligeiro favoritismo aos Heinakeres com 54% dos votos, como os neerlandeses já haviam defrontado e vencido os ingleses por três ocasiões distintas esta época, uma delas na final da Champions, que terminou com vitória nas grandes penalidades para a turma de Braga.

Com os primeiros minutos enrolados, foi num erro na saída de bola dos Heinakeres que o Pornmouth conseguiu aproveitar para criar perigo, com Prego a recuperar ao centro e a conduzir até à área neerlandesa, conseguindo tirar um remate de pé esquerdo, mas desenquadrado com o alvo. Os Heinakeres responderam num remate tímido de Rodrigo Santos, mas Tomaso (estrangeiro) estava bem colocado e encaixou. Em seguida, António Veiga deixou Ramos (estrangeiro) de mãos a arder na sequência de um livre direto, a obrigar o keeper a ceder canto! Na sequência dessa mesma bola parada, Guedes (estrangeiro) colocou no interior da área, Veiga conseguiu um ténue desvio de cabeça e ao segundo poste, solto de marcação, encontrava-se Diogo Santos para cabecear para o fundo das redes! Estava inaugurado o marcador! A resposta dos Heinakeres foi automática, com Canadas (estrangeiro) a receber o esférico e a conduzir, atirando à baliza, mas com um ângulo apertado, o que permitiu a Tomaso afastar para canto. Os neerlandeses começaram a crescer no jogo e dispuseram de duas excelentes oportunidades para chegar ao empate na mesma jogada, com o primeiro aviso a ser deixado por Canadas num fantástico remate cruzado, que foi defendido por Tomaso e a bola ainda sobrou para um pontapé de ressaca de Rodrigo Santos à entrada da área, que acertou de raspão no poste! Pouco depois, novo aviso, desta feita com um ressalto que sobrou para a direita em Henrique Reis, que rematou forte, mas surgiu Gabriel para um corte providencial! A fechar o primeiro tempo, ainda de salientar lance bem trabalhado entre Diogo Santos e Veiga, que tabelaram, e o primeiro conseguiu passar ainda por um adversário e deixar à entrada da área para remate perigoso de Francisco Nicolau ao lado do alvo. O intervalo chegava com vantagem dos ingleses pela margem mínima, que iam gerindo a vantagem com algum risco, por terem decidido baixar as linhas.

Os Heinakeres voltaram a entrar com perigo no segundo tempo, com Rodrigo Santos a receber na sua zona predileta para alvejar a baliza, mas Tomaso voltou a destacar-se entre os postes! Em seguida, momento raro no jogo em que os neerlandeses conseguiram apanhar o Pornmouth em contrapé, com Rodrigo Santos a receber à esquerda e a variar na perfeição em Manuel Sampaio, que estava do lado contrário e acabou por se precipitar um pouco na hora do remate, a tentar um tiro com a parte exterior do pé, mas que passou por pouco ao lado. Seguiram-se alguns minutos com o jogo bastante dividido no miolo e com os Heinakeres mais subidos, sendo que Manuel Sampaio voltou a alvejar a baliza, desta feita a obrigar Tomaso a afastar o perigo. O Pornmouth continuava a tentar segurar uma vantagem preciosa e estava bastante recuado, pelo que os Heinakeres tinham pouco espaço no interior da área e viam-se obrigados a procurar a meia distância. Foi mesmo isso que fizeram por intermédio de Canadas, que encheu o pé direito e acertou com estrondo no poste da baliza! Seguiram-se algumas bolas paradas para os Heinakeres, mas a defensiva inglesa ia resistindo ao pressing. Por sinal, o Pornmouth até ficou perto de dilatar, num contra-ataque que foi conduzido à esquerda por Guedes e depois serviu na perfeição Diogo Santos, que surgia do lado direito, mas este acabou por rematar ao lado!

O apito final acabou por soar e o Pornmouth fez a festa ao conquistar novamente a Taça três anos depois, sendo recompensado pela entreajuda e coesão demonstradas! Os Heinakeres falham o triplete, o que não apaga a fantástica época que fizeram.

por Henrique Barrosa