Allstars on Facebook

Jogo

Liga B1, 2023-09-10 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

Liverpinos vs GMD FC

Liverpinos dão continuidade a um arranque perfeito na B1!

Em dia de estrear nova vestimenta, os Liverpinos receberam e venceram confortavelmente o sempre ameaçador GMD FC. O futebol ofensivo e intensidade impostos pela turma inglesa acabaram por se revelar incontroláveis para a turma de Vintém.

Até foram os forasteiros a entrar com mais perigo na partida, após livre ainda a uma distância considerável da baliza por parte de David Alves, que encheu o pé direito e obrigou Francisco Nascimento a sacudir para canto! A resposta não tardou e logo com direito a golo: a bola foi jogada na frente para os pés de Tiago Oom Sousa, que ainda conduziu antes de atirar de pé esquerdo para o fundo das redes! Estava inaugurado o marcador ainda cedo na partida! Os Liverpinos não se abstiveram de pressionar após o golo marcado e rapidamente recuperaram a bola ao centro, ainda no meio-campo defensivo do GMD e a bola foi solta em Duarte Madeira, que recebeu orientado para depois atirar na direção do alvo também com a canhota e com sucesso, fazendo o 2-0! O GMD ia tendo dificuldades em reagir aos dois golos sofridos, tentando apenas alguns remates à meia-distância, mas sempre a esbarrarem na linha defensiva dos ingleses. Seriam os Liverpinos a ficar perto de dilatar mais uma vez, num livre ainda longe do alvo, em que Lampreia atirou entre a barreira e acertou em cheio no poste! Quase numa réplica do segundo golo inglês foi Angeja quem recuperou ao centro e soltou em Madeira, que voltou a decidir com simplicidade ao receber e atirar na direção do alvo, mas desta feita André Santos levou a melhor ao defender para canto. A fechar o primeiro tempo, o GMD dispôs de uma oportunidade que podia ter alterado o rumo do jogo, com a bola a ser jogada na frente em Rangel, que recebeu de forma fenomenal, com o calcanhar e a fazer um túnel ao opositor, sendo que acabou por rematar a meia altura, mas para intervenção atenta de Kiko com o antebraço.

Era incerto se o GMD subiria as linhas com sucesso no segundo tempo, ou se continuariam a ser os ingleses a adicionar mais conforto ao jogo. O que é certo é que os Liverpinos entraram a pressionar muito alto e com uma oportunidade, após uma dividida ao centro sobrar para a antecipação de Francisco Vieira, que conduziu e rematou ao lado. Pouco depois, bola na frente em José Nascimento a demonstrar poderio físico ao continuar a conduzir o esférico após ação faltosa de um adversário e remate forte para intervenção de André Santos, que ainda foi ao encontro da trave! O GMD ficou perto de reduzir e relançar a partida, com Vintém a ser descoberto à direita e a conseguir tocar atrasado para a chegada de David, mas Kiko voltou a ser fundamental entre os postes e a afastar o perigo com uma mancha. Na sequência do mesmo lance, os Liverpinos não perderam tempo ao sair em contra-ataque e José Nascimento foi lançado na profundidade, acabando por atirar em volley para nova intervenção de André Santos! À terceira seria mesmo de vez para o dianteiro, começando o lance na condução de Tiago Oom pelo centro do terreno, conseguindo soltar à esquerda em José Nascimento, que tentou devolver ao médio, mas o corte da defensiva contrária acabou por resultar numa tabela com o avançado, que atirou a contar para fazer o 3-0! Madeira ficaria muito perto do bis ao ver-se com espaço para atirar à meia distância, fazendo-o com muita colocação para voo impressionante de André Santos. Só dava Liverpinos e os ingleses chegaram ao 4-0 após um contra-ataque construído de forma perfeita: José Nascimento soltou ao centro para Angeja, que, por conseguinte, tocou em Guilherme Catarino, sendo que o médio assistiu Madeira para o bis, mas o avançado em vez de rematar, devolveu a Gui, que rematou com precisão para o fundo das redes! Nos minutos finais, acabaria por ser o GMD a criar mais ocasiões, a começar num contra-ataque em que David Alves soltou na profundidade em Manel Sobral, mas Kiko foi ao tapete defender para canto. Num dos últimos lances do jogo, David Alves ainda conseguiria marcar um golo de honra para os forasteiros, fechando a contagem em 4-1.

Os Liverpinos continuam assim a assumir-se como candidatos ao título da B1, enquanto o GMD, após arranque muito promissor, começa agora a mostrar dores de crescimento no novo escalão após várias derrotas consecutivas no campeonato.

por Henrique Barrosa