Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2023-10-23 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

0 - 2

000200

MVP: Rodrigo Santos

Chiba FC vs FC Famaligato

Famaligato derrota Chiba em duelo de enorme equilíbrio!

A 11ª jornada da liga A trouxe aos espetadores um encontro a que muitos chamavam “jogo do título” devido ao mesmo se disputar entre o primeiro e segundo classificado da tabela até ao início do encontro, Chiba e Famaligato respetivamente. O duelo de titãs não desiludiu, contando com inúmeras chances de parte a parte, tendo o Famaligato levado os três pontos após dois tentos certeiros!

Jogo grande no INATEL a ter um início quente com ambas as formações a adotarem estratégias extremamente ofensivas. O equilíbrio era grande e a intensidade ainda maior, sendo o Famaligato quem dispôs da primeira ocasião de perigo: canto batido da direita por Rodrigo Cristóvão para o coração da área; alívio da defensiva amarela com o esférico a chegar aos pés de Pedro Bonneville; a meia altura e de longa distância encheu o pé, porém o esférico acabou por sair ao lado! Instantes depois nova investida dos azuis a culminar novamente num remate fora de área, desta vez por Francisco Pereira, passando novamente perto do poste direito! Só dava turma famalicense neste momento, dando claros sinais de que o golo estava próximo. David Rosário tentou a iniciativa individual e não ficou longe do golo: recebeu junto ao flanco esquerdo, deixou o defesa para trás e fletiu para o meio, disparando uma autêntica bomba em direção à baliza que rasou a trave! Que perigo! Os avisos estavam dados e naturalmente o golo apareceu, autoria de Rodrigo Santos: lance de transição ofensiva com um primeiro remate a ser travado pelo keeper e na recarga Grimi não vacilou, rematando com estrondo para o fundo das redes! Com o golo sofrido o Chiba procurou reorganizar-se e entrou na sua melhor fase até ao momento, coincidindo com os últimos cinco minutos do primeiro tempo e dispondo de várias chances para igualar o marcador. Primeiro foi António Veiga a receber com algum espaço à entrada da área, rematando rasteiro à figura para defesa segura do guardião. De seguida o mesmo António voltou a estar pertíssimo do golo após uma combinação curta com o colega, rematando de seguida ao poste mais próximo, mas novamente o keeper a mostrar serviço com uma enorme intervenção! Ainda antes do descanso Francisco Batista conseguiu ficar isolado com o keeper após belíssima jogada a um toque, porém com tudo atirou ao lado! Chegava então o intervalo com o Famaligato a liderer pela margem mínima.

 

O segundo tempo viu o Famaligato entrar melhor novamente com Pereira a tirar as medidas à baliza na primeira oportunidade que teve: lance corrido com o esférico a chegar ao médio dos azuis; sem modos e sem pedir licença disparou uma autêntica bomba fora de área, obrigando Joaquim Santiago Matos a uma intervenção de altíssimo nível! Assistíamos de facto a um jogo de alto nível com o Chiba a responder de imediato: excelente passe rasteiro a rasgar de João Quelhas Costa no corredor direito a atravessar a área toda; ao segundo poste e após um grande movimento de desmarcação apareceu Gonçalo Martins Costa que atirou de primeira…e acertou em cheio na trave! Que perigo! Instantes depois nova chance para os amarelos, desta vez de bola parada: livre direto relativamente perto da baliza assumido por António Veiga a não passar longe do poste esquerdo! O Chiba estava claramente numa fase ascendente e pouco depois teve a sua maior ocasião de golo do encontro: passe picado sensacional de António Veiga para as costas da defesa; Duarte Coito rececionou e atirou rasteiro colocado…com o defesa dos azuis a cortar em cima da linha! Que esforço defensivo monumental! Na recarga Bernardo Louro rematou com tudo…e passou a centímetros do poste mais distante! Que perdida do Chiba! Como diz o ditado “quem não marca sofre” e o mesmo comprovou-se já na reta final do encontro com o Famaligato a chegar ao 0-2 e a sentenciar a partida: contra-ataque rapidíssimo dos azuis com o esférico a chegar a David Rosário: progrediu da esquerda para o corredor central e rematou colocado para o fundo das redes! Golaço e muitos festejos da parte do Famaligato!
Minutos depois o árbitro apitou para o final do encontro com o Famaligato a tornar-se no novo líder do campeonato, tendo agora mais um ponto (26) que o rival Chiba quando faltam sete jornadas por disputar! Uma coisa é certa: vamos ter campeonato até ao fim!

 

 

Crónica por Miguel Sousa

 

 

por Henrique Zilhão