Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2023-10-30 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

Pornmouth FC vs Futah Beach Towels

Pornmouth renova o título de campeão da prova milionária!

Na primeira grande final da época do universo Allstars, defrontavam-se dois nomes sonantes do torneio. De um lado, a Futah Beach Towels, uma das equipas mais experientes em prova, que procurava vingança sobre os adversários, depois da derrota pesada sofrida na semana anterior. Do outro lado, os Pornmouth, campeões em título da Divisão Allstars e uma equipa jovem em busca de construir o seu próprio legado no torneio. O jogo terminaria por ser quase de sentido único, com a formação inglesa a proporcionar grandes momentos de futebol, vencendo por 5x1.

Chegava o momento da tão aguardada final no INATEL, e como era de esperar, as bancadas do Estádio 1º de Maio enchiam, nesta noite amena de segunda-feira, com apoiantes dos dois lados a marcarem presença no evento. As equipas apresentavam-se em máxima força, com todos os grandes destaques presentes, mas apesar da elevada qualidade das duas formações da Divisão Allstars, os fãs atribuíam favoritismo aos vencedores em título Pornmouth, com 60% dos votos, contra 40% para o lado da Futah Beach Towels, o que revelaria ser exatamente a história do jogo.

Apito inicial com ambas as equipas a demonstrarem boa organização e vontade de levar o caneco para casa, mas o controlo da posse de bola pertenceu aos Pornmouth desde o primeiro minuto, e depressa se converteu em golo. Francisco Demony a receber a bola descaído para a esquerda, e enfrentando o defensor de frente consegue tirar um excelente cruzamento rasteiro, encontrando Francisco Prego sozinho na pequena área que só teve de encostar para inaugurar o marcador! 1-0 com poucos minutos jogados e a turma de Manuel Gil Almeida festejava assim o golo madrugador! Apesar do domínio inicial dos adversários, a Futah reagia e subiam as suas linhas, tentando ter a iniciativa de jogo e procurar o golo do empate, e momentos depois iriam soar os alarmes na baliza de Bernardo Pile. Canto batido para o coração da área com Vasco Glória a saltar mais alto que todos e a cabecear em direção à baliza, mas Gabriel Petterle demonstrando grande agilidade, corta a bola em cima da linha e evita o golo do empate! Grande corte do central da jovem formação inglesa, a demonstrar toda a sua qualidade defensiva! Na resposta ao susto apanhado, Diogo Santos a sair a jogar com bola e a driblar até ao meio-campo adversário onde toca para Prego, que devolve ao colega com um grande passe de calcanhar e o central goleador atira de primeira para o fundo das redes, aumentando assim a vantagem da sua equipa para 2-0! Mais uma excelente demonstração do poderio ofensivo dos “azuis”, que não pareciam querer baixar a intensidade de jogo e continuavam a partir para cima do adversário, e antes da partida ir para o intervalo, iriam mesmo converter mais uma ocasião de perigo em golo. Contra-ataque conduzido por Demony, com o avançado a soltar para Manuel Serrador que já dentro da área remata forte cruzado e não dá hipótese de defesa ao guardião! Estava feito o 3-0, e pouco depois o árbitro apitava para o fim do 1º tempo, com o marcador a mostrar um resultado justíssimo a favor dos Pornmouth, que foram a melhor equipa ao longo dos primeiros 25 minutos.

Início da 2ª parte sem grandes alterações, com os jovens ingleses a terem mais posse de bola, e a Futah, apesar de subir as linhas e pressionar mais, sem conseguir causar grandes incómodos à organização defensiva dos Pornmouth. Já se jogavam há alguns minutos quando surgiu a primeira grande oportunidade, que mais uma vez resultaria em golo para os campeões em título. Ataque rápido, com Manuel Serrador a conduzir pela direita, com um incrível túnel a tirar um defesa do caminho e já perto da pequena área a oferecer o golo a Tomás Costa que só tem de encostar o esférico e colocar assim o resultado em 4-0! Que momento de Mané, que dava espetáculo e não desiludia os fãs nas bancadas! O jogo nesta altura tinha apenas um sentido, com a formação da Futah a ter muitas dificuldades na saída de bola, muito graças ao trabalho defensivo do seu adversário, que por mais uma vez iriam abanar as redes da baliza contrária. Demony a receber um passe em desmarcação, e sozinho na cara do guarda-redes tenta o chapéu, que sai um pouco ao lado da baliza, mas Gonçalo Fernandes estava no sítio certo à hora certa e consegue evitar que a bola saia, passando de novo para Demony que desta vez só teve de encostar de baliza aberta! Mais um momento de festejo dos Pornmouth, que chegavam aos 5 golos de vantagem e davam show no INATEL! O jogo estava praticamente fechado, mas a experiente formação da Futah não queria sair da partida sem dar tudo até ao fim, e depois do quinto golo sofrido iria reagir, arriscando tudo para chegar pelo menos ao golo de honra, o que resultaria em grandes ocasiões de perigo. Primeiro, boa jogada individual de Ricardo Ramos “Riki” que à entrada da área dispara com força, mas a bola bate na barra! E depois, Zé Forjaz a tirar as medidas à baliza, e do meio da rua a disparar um míssil que bate no poste e entra, não dando hipóteses de defesa a Pile! Que golaço que acabávamos de presenciar! A turma de dourado parecia ganhar motivação depois do golo, e jogando já sem pressão, continuavam a ir para cima do adversário, e já na reta final do encontro “Riki” a cair dentro da área e o árbitro assinala grande penalidade a favor da Futah, sendo o próprio capitão a assumir a marcação da mesma, mas no momento da conversão encontrou um enorme Pile pela frente que defendeu o remate! Pouco depois, e sem tempo para mais, o árbitro dava por terminado o jogo!

Depois do apito final, os Pornmouth festejavam assim a conquista do primeiro troféu da época, sagrando-se assim bicampeões da Champions Allstars, num jogo em que nunca deram hipóteses ao adversário de discutir o resultado. Depois desta magnífica exibição coletiva da formação inglesa em todos os setores, os comandados de Manuel Gil Almeida viram agora as atenções para o título da Divisão Allstars e para a Taça, onde ainda estão em competição, esperando fazer o triplete.

por Nuno Costa