Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2022-11-21 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

2 - 2

4 - 3 após gp

201100

MVP: Rodrigo Cristóvão

Heinakeres vs Pornmouth FC

Heinakeres vencem Champions Allstars em duelo épico

Ao relvado do Estádio do Inatel subiam duas das melhores formações a atuar no universo Allstars. Dentro das quatro linhas, os protagonistas não desiludiram o público que se movimentou para o Inatel para assistir à final, providenciando um sensacional embate que só teve fim na marcação de pontapés de grande penalidade. Na hora da verdade, o herói da noite Rodrigo Cristóvão elevou o nível e assegurou o caneco!

Noite fria de 21 de novembro de 2022, aquecida pela tão aguardada final da Champions Allstars entre Heinakeres FC e Pornmouth FC. As turmas já se vão conhecendo bem e este era o terceiro frente-a-frente entre verdes e azuis na presente temporada. Porém, concordavam Braga da Costa e Diogo Santos na antevisão de que se tratava de “um jogo diferente” e com caraterísticas para poder ter qualquer desfecho. Nas casas de apostas, o público havia atribuído forte favoritismo ao Heinakeres: 68% de votos a prever a vitória neerlandesa face a 32% que pendiam para o lado britânico. Contudo, o espetáculo no gramado do Inatel seria tudo menos desequilibrado, sendo que qualquer um dos lados poderia ter levantado a “orelhuda”.

Início a todo o gás na sequência do apito de Vasile Danut e as duas equipas não perderam tempo para mostrar ao que vinham: linhas muito subidas de parte a parte, posse de bola positiva e intensidade máxima nas divididas. Contudo, graças à organização defensiva exemplar, as oportunidades de golo escasseavam. Nesse sentido, o primeiro susto chegou de bola parada: livre assinalado perto da área azul e o especialista Rodrigo Santos a avançar para a cobrança; atirou forte mas Gonçalo Falcão voou bem para a primeira defesa da noite. Só que, de canto, o Heinakeres iria mesmo adiantar-se: laboratório a funcionar com Grimi a meter rasteiro e Vasco Neves em bom movimento a entrar, ganhar o ressalto e desviar para o 1-0! GOLO dos cervejeiros numa das primeiras ocasiões de perigo! O 50-50 era porção de ordem e a partida seguia dividida. Para igualar os níveis de eficácia, não foi preciso aguardar muito até ao tento do empate: jogada de grande nível dos pupilos de Manuel Gil Almeida com o esférico a ser colocado na velocidade de Guedes (estrangeiro); o atacante apareceu nas costas da defesa, temporizou e entregou para Diogo Santos que, sem cerimónia, enviou um foguete para o canto inferior direito da baliza e reestabeleceu a igualdade! GOLO dos Porn! 1-1! A final era palco de momentos de elevado recorte técnico, mas o que se seguiria era digno de filme: redondinha a chegar a Rodrigo Cristóvão e o keeper, sem precisar de muito tempo, a ver Abrantes adiantado e a colocar um chapéu absolutamente sensacional de baliza a baliza! Senhoras e senhores, que momento genial! GOLO para os Heinakeres! 2-1! O intervalo aproximava-se e o momentum era dos líderes da Divisão Allstars que até voltaram a gritar golo! Porém, ficam sérias dúvidas sobre se o remate de Vasco Neves à entrada da área terá pingado para lá da linha de golo da baliza dos Pornmouth. Sem tecnologia avançada, nada assinalado. Ainda assim, remate espetacular do craque! Sem mais para assinalar, seguia-se o intervalo no Inatel.

A segunda parte contou uma história semelhante à primeira, desta feita com menos golos. Depois de alguns minutos de insistência dos azuis, o golo chegaria em belo estilo: lance de paciência no ataque com o esférico a circular até à esquerda e a chegar a Guedes; o extremo tirou as medidas e, com régua e esquadro, sacou um cruzamento perfeito para o movimento “à matador” de António Veiga que, ao segundo poste, encostou de primeira para o 2-2! GOLO do Pornmouth e tudo igual novamente! Seguia-se a melhor fase dos ingleses e a redondinha circulava em torno da área verde, sendo importante destacar o papel de Canadas (estrangeiro): o central mostrou-se sempre imperial em todos os duelos e um verdadeiro comandante na hora de organizar a sua equipa defensivamente. Mais perto do final do tempo regulamentar, nota para dois acontecimentos: primeiro, lance de belo pormenor técnico de Chris (estrangeiro) com o atacante a ludibriar a defensiva dos Heinakeres e a tirar um excelente cruzamento ao qual Mico chegou atrasado por milímetros – poderia ter sido o desvio derradeiro; e segundo, expulsão de Miguel Justino que, vendo o adversário fugir, viu-se obrigado a um tackle duro e que deixou os Heinakeres reduzidos a 7 unidades. Sem mais notas de relevo, jogar-se-ia prolongamento.

Como seria de esperar, o prolongamento da final ficou marcado pela aversão ao erro de parte a parte, ainda que com alguns apontamentos a fazer. Os Heinakeres, mesmo em inferioridade numérica, nunca deixaram de sair a jogar pelo chão, conseguindo, por isso, segurar a posse e controlar muito do que foram as dinâmicas ofensivas britânicas. Os Porn, também privilegiando o jogo sem erros, tinham naturalmente a iniciativa e tentavam ameaçar a baliza de Cristóvão como podiam. A verdade é que não houve lances de perigo maior nos 10 minutos adicionais, e a final decidir-se-ia mesmo da marca de grandes penalidades. Com os azuis a bater primeiro, Chris avançou e fez o (0-1)! Do lado verde batia Zenha, mas o extremo via Abrantes voar para uma grande intervenção! Pornmouth na frente, mas por pouco tempo. É que, ao remate de Martim, Cristóvão dizia “não” e esticava-se para uma defesa de belo efeito! Pedia-se frieza para reestabelecer a igualdade e era precisamente isso que Canadas trazia: cobrança exímia do central (1-1)! Na terceira ronda, avançavam Guedes e Grimi, com os dois esquerdinos a colocarem no fundo das redes (2-2)! Já em regime de morte súbita, avançava Diogo Santos que, sem piedade, colocava o placard em (2-3)! Na sequência, Cristóvão brilhou por duas vezes: primeiro cobrou o seu penalty, e logo a seguir negou o de Veiga com uma estirada impressionante! (3-3) e tudo dependia de Titó para que os cervejeiros pudessem celebrar. O juiz autorizou e o ponta iniciou uma marcha que só parou em festejos: corrida frontal e pontapé fortíssimo para o fundo das redes! ESTÁ LÁ DENTRO! E o Heinakeres é o novo campeão da Champions Allstars!

A partida foi digna de final grande e confirma algo que já se suspeitava: estas são duas das equipas mais fortes do torneio. Sorriu aos cervejeiros o caneco, sucedendo assim aos seus rivais-amigos do FC Grimo. Existe, porém, uma possível coincidência: poderemos ter nova final em poucas semanas entre Heinakeres e Pornmouth… caso estes se apurem para o jogo das decisões na Taça Allstars!

por Tiago Sequeira