Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2013-06-06 às 22:00 @ Pina Manique

Nota do árbitro: 4

ATP United vs Members Club

ATP bisa na conquista da Taça!

Num feito inédito no Mundo Allstars, os ATP United venceram a Taça pelo segundo ano consecutivo. Na final, derrotaram os Members por 3x2!


A final mais aguardada jogou-se então entre o vencedor do ano passado, e os Members, que já contavam com uma presença na final em 2011. Foi um jogo de duas partes claramente distintas: os ATP entraram com tudo, e foram dominadores na primeira parte, encostando o adversário às cordas, marcando por três vezes e ficando perto de marcar em outras tantas.

A velocidade e dinâmica de Miguel Deus no ataque amarelo era um problema sem fim para defesa de negro, as primeiras boas investidas terminaram com um remate cruzado a tirar tinta do poste da baliza contrária, à segunda Dimitri Ribeiro respondeu com excelente defesa. Depois de mais um par de ameaças, surgiu mesmo o golo, novamente Deus a desequilibrar pelo flanco direito, a fintar o adversário, cruzamento para a área onde Vasco Pascoal finalizou com classe, sem deixar a bola cair rematou de primeira, sem hipóteses de defesa para Dimitri!

Só dava ATP, e o 2x0 não tardou, desta feita grande trabalho de Ricardo Morais (estrangeiro) na meia-direita, cruzamento para a área onde Pascoal de cabeça amorteceu na medida certa para Gonçalo Pacheco atirar a contar! Os Members tentarem reagir, mas com perigo relativo para a baliza contrária nas primeiras iniciativas. Do outro lado, lançamento lateral longo de João Zanatti, tudo a dormir na defesa contrária, Hugo Anão de cabeça a atirar ao lado! Depois foi Morais a rematar de longe para boa defesa de Dimitri, na resposta lançamento lateral longo de João Coelho, e um defensor dos tenistas a desviar a bola para a sua baliza, bateu no poste e saiu para fora! Depois uma boa jogada entre os dois estrangeiros dos Members, João Gonçalves e Ricardo “Ripas”, terminou com remate do último ao lado, estava bem enquadrado. Sobre o descanso, novo golpe duro nos Members, num lance em que o aviso estava dado, lançamento lateral longo de João Viegas, Anão a fugir nas costas da defesa e desta feita a finalizar com êxito, colocando um expressivo resultado no marcador ao intervalo: 3x0!

Contudo, a palestra de Diogo Matias à sua equipa no descanso teve efeitos visíveis na segunda parte, em que os Members vieram outra equipa, e mostraram que a diferença real de valor entre as duas equipas não se fez traduzir pelo que viu nos primeiros 25 minutos! Com outra concentração defensiva, outra atitude e com enorme coração, a equipa foi à procura do prejuízo, e reentrou na luta pelo jogo!

A entrada fez-se da melhor forma, cruzamento da meia-direita de João Gonçalves, excelente emenda de Ripas, em antecipação à defesa contrária! Depois foi André Lucas a encher o pé do meio da rua, André Pereira seguríssimo encaixou bem a bola. Os lançamentos laterais longos de João Coelho lançavam quase sempre o alerta amarelo sobre a defensiva dos ATP, e num par de ocasiões houve desvio de cabeça, mas por cima da trave!

Os ATP United sabiam que tinham de reagir, e foram tentando colocar o adversário em sentido! Morais na esquerda recebeu, puxou para dentro e rematou forte, mas ao lado. Na resposta, bola parada com João Gonçalves a rematar por cima da trave! Mas os Members iriam encurtar para a distância mínima, passe longo para a entrada da área, hesitação de André Pereira na saída, o lance ficou descontrolado ficando a ideia de haver uma falta para grande penalidade, mas na continuação do lance o mais rápido a reagir, Bernardo Duarte, atirou para a baliza deserta e deixou tudo em aberto no marcador!

Havia tempo para jogar, e tudo podia acontecer. Pascoal poderia ter resolvido o jogo para os ATP, mas o remate na sobra de uma bola longa para a área saiu frouxo e à figura de Dimitri! Do outro lado, grande jogada de João Gonçalves, a aguentar a pressão de três contrários, a abrir para o flanco esquerdo, cruzamento de Ricardo Parreira com Bernardo Duarte a cabecear, a bola a embater na parte superior da barra antes de sair para fora! Seria a grande oportunidade de golo dos Members para o empate!

É que até final, embora carregassem, esbarraram na defensiva dos tenistas, que já não queria passar mais sustos, e não iria deixar fugir esta vitória! Os ATP United fizeram assim história, estão de parabéns, e são a primeira equipa a conseguir ganhar a Taça em duas edições consecutivas! E aliás, a par dos ATP só a novAEconomia tem 2 taças no seu palmarés! Com 3, só mesmo os históricos Kaganisso. Ora aí está uma marca para os tenistas porem na sua mira, e quem sabe conseguirem o “tri” nesta competição já na próxima temporada!

 

As equipas alinharam da seguinte forma:

 

ATP United (3): André Pereira; Tomás Mendes, André Holstein e João Viegas; Gonçalo Pacheco (1), Hugo Anão (1) e Vasco Pascoal (1); Miguel Deus. Jogaram ainda: João Zanatti e Ricardo Morais (estrangeiro).

 

Members Club (2): Dimitri Ribeiro; Gonçalo Rodrigues e Diogo Matias; Gonçalo Brito, João Coelho, João Gonçalves (estrangeiro) e Ricardo Parreira; Bernardo Duarte. Jogaram ainda: Ripas (estrangeiro), Miguel Melo e André Lucas.

 

 

por Ricardo Solnado