Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2024-03-18 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 3

1 - 2

100000

MVP: Rodrigo Cristóvão

Pornmouth FC vs FC Famaligato

Famaligato destrona Pornmouth e está na final da Champions!

Um dos duelos mais esperados da época com os campeões em título, Pornmouth a defenderem o seu trono perante os Famaligato, vencedores da Liga A da época transata na meia-final da Champions. Estas equipas já se tinham defrontado antes na Liga Allstars com os Famaligato a levarem a melhor. Os portugueses voltaram a triunfar e carimbaram a passagem à final da Champions.

Os Famaligato entraram com tudo prontos para olhar os Pornmouth olhos nos olhos. Quase abriram o marcador com um remate ao poste, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo. Em seguida, os Pornmouth ameaçaram com um canto, onde Francisco Pignatelli teve uma oportunidade, mas seu remate foi bloqueado pela defesa adversária. Pouco depois os ingleses ficaram muito perto do golo. Após uma excelente investida de José Pires pela direita o médio encontrou Manuel Serrador dentro de área, mas o seu desvio foi muito leve e a bola acabou por não ganhar a direção da baliza. Passou o perigo para os Famaligato! Na jogada seguinte, após uma falha de concentração da defesa dos Pornmouth, Rodrigo Cristóvão ficou esquecido pela esquerda e numa transição rápida rematou cruzado para abrir o marcador da meia-final! Vantagem para os Famaligato! Os Pornmouth não são uma equipa de desistir e aumentaram a intensidade na procura do golo. Francisco Prego rematou de pé direito para uma boa intervenção de João Barbosa. Apesar dos Pornmouth se encontrarem por cima nesta fase do encontro Cristóvão continuava a ser um enorme perigo para a defensiva azul e branca. O avançado aguentou a carga da defesa e conseguiu isolar-se. Bernardo Pile levou a melhor, mas a bola acabou por sobrar para Cristóvão novamente que cabeceou na direção da baliza. Parecia que o golo era certo, mas Diogo Santos fez um corte in extremis que desviou a bola para a barra antes de sair para fora. O árbitro acabou por assinalar uma falta de Cristóvão, mas valeu o susto para os Pornmouth! O encontro encaminhava-se para o intervalo quando, após um erro individual, os ingleses perderam uma bola e no contra-ataque Rodrigo Santos cruzou para a área onde se encontrava António Veiga que venceu os defesas nas alturas e cabeceou com potência para o fundo da baliza! Os Pornmouth não conseguiam acreditar que tinham sofrido um golo no fechar da 1ª parte, mas enquanto os jogadores dos Famaligato ainda estavam a pensar no golo anterior os Pornmouth repuseram a bola em jogo rapidamente e Francisco Pignatelli apareceu dentro de área num 1x1 frente ao defesa dos Famaligato. O avançado dos ingleses puxou para o meio e na cara do keeper não perdoou e reduziu para 2-1! Que final de 1ª parte de loucos!

No começo da 2ª parte notava-se a tensão no ar. Os campeões em título tiveram a iniciativa e estavam com mais posse de bola enquanto os Famaligato estavam muito confortáveis e seguros a defender mais atrás. Os Famaligato estavam muito bem defensivamente e o relógio ia sendo o maior inimigo dos Pornmouth que pareciam estar sem ideias. Diogo Santos teve espaço na direita, mas não estava ninguém no 2º poste para corresponder ao seu cruzamento. Rodrigo Santos teve o atrevimento de tentar marcar um livre de muito longe e quase que apanhou Pile desatento, mas a bola a embateu no poste e saiu. Os Pornmouth estavam a ficar mais nervosos e a sentir mais urgência com o passar do tempo e quase que chegavam ao empate após um lançamento longo de Diogo Santos em que David Barroso quase se conseguiu enquadrar com a baliza, mas um defesa dos Famaligato desviou para canto. Com o relógio a seu favor os Famaligato iam fazendo um jogo de bola longa e defendiam a vantagem com unhas e dentes. Após uma investida de André Guedes pelo meio um corte da defensiva dos Famaligato quase surpreendeu Bernardo Pile, que estava um pouco adiantado, mas fez uma grande defesa para salvar a sua equipa e desviar a bola para canto. O último lance da partida foi talvez o mais dramático do jogo. Barroso apanhou a equipa dos Famaligato em contrapé e com uma bola pelo ar conseguiu isolar Diogo Santos. Parecia que o tempo tinha parado e que os Pornmouth iam conseguir um empate épico, mas o defesa dos Pornmouth desviou a bola em demasia e acabou por acertar no ferro! Pouco depois o árbitro acabou o encontro e os Famaligato fizeram a festa!

Apesar do susto, os Famaligato conseguiram assim destronar os campeões em título, Pornmouth, com uma masterclass defensiva. Os português marcaram encontro na final diante da equipa sensação do torneio, Aston Billa, que venceu os Jupiter de maneira impressionante.

 

por Carlos Macedo