Allstars on Facebook

Jogo

Divisão Allstars, 2024-02-26 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 2

Fenerbaços SC vs Jupiter FC

Fenerbaços leva os 3 pontos!

Num duelo bastante antecipado a contar para o escalão maximo do torneio, defrontavam-se duas formações com aspirações ao título: Fenerbaços SC e Jupiter FC. A formação caseira demonstrou enorme eficácia e esteve a liderar por três bolas a zero, sendo que os Galáticos não baixaram os braços e reduziram para 3-2 durante a segunda parte. Num dos últimos lances do encontro os turcos sentenciaram a partida em 4-2, ascendendo assim ao terceiro posto, enquanto que a turma liderada por Tiago Sequeira mantém a liderança à condição!

O árbitro deu início ao encontro e de imediato os turcos procuraram adotar a sua estratégia ofensiva, explorando com frequência os corredores laterais de forma, enquanto que o Jupiter apresentava um bloco médio compacto, evitando o jogo entre linhas. Por volta dos quatro minutos de jogo deu-se a primeira ocasião de perigo que pertenceu à turma liderada por Joaquim Santiago Matos: António Pissarra entregou na esquerda em João Quelhas Costa que de imediato cruzou para o segundo poste; em boa posição de finalização estava Francisco Batista que atirou à figura para uma enorme intervenção de Tomaso Lorenzi! Instantes depois foi assinalado um livre direto em zona frontal novamente a favor dos turcos com Pissarra a bater colocado para o canto inferior direito vendo o keeper galático a segurar a dois tempos! Também de bola parada o Jupiter deixou o aviso com cerca de dez minutos jogados com Ricardo Mil-Homens a bater rasteiro junto ao poste mais próximo, porém a redondinha passou ao lado com o keeper Vicente Jardim a controlar o lance. Os minutos passavam e continuava a ser o Fenerbaços a equipa mais perto do golo, tendo nova chance a seu favor: transição ofensiva pela direita com Pissarra a cruzar atrasado para Nuno Sualehe que atirou de primeira por cima! Instantes depois Sebastião Costa recebeu um excelente passe entre linhas e apenas com o keeper pela frente rematou colocado…e acertou em cheio no poste! Que perdida! As variadas investidas ofensivas dos turcos acabaram por finalmente dar frutos em cima do intervalo, chegando ao golo inaugural: abordagem infeliz da defensiva do Jupiter com o esférico a sobrar para Pissarra; de primeira entregou em Duarte Coito que na cara do golo não vacilou e rematou colocado junto ao poste direito! 1-0! Numa das últimas jogadas da primeira parte o Jupiter teve uma ocasião flagrante para igualar o marcador: Guilherme Caetano foi lançado na profundidade e progrediu pelo corredor central; já dentro de área entregou na direita em José Sá que já com pouco ângulo (devido à excelente mancha de Vicente Jardim) acabou por atirar à figura por cima! Chegava então o intervalo com a turma capitaneada por Gonçalo Martins Costa a liderar pela margem mínima!

 

O início da segunda parte foi bastante equilibrado com o Jupiter a quase igualar o marcador nos minutos iniciais: Remondes arrancou pela direita e conseguiu ultrapassar o defesa já dentro de área, atirando à figura para boa intervenção do keeper; na recarga Afonso Maya Seco estava em boa posição de finalização, porém não conseguiu dar sequência e o esférico acabou por sair pela linha de fundo! Como diz o velho ditado “quem não marca sofre” e os turcos castigaram o adversário no minuto seguinte, chegando ao 2-0: erro na primeira fase de construção do Jupiter com o esférico a sobrar para Sebastião Costa que isolado não perdoou e aumentou a vantagem para os Fenerbaços! Três minutos depois novo golo no INATEL, novamente a favor da turma caseira: livre direto perto da linha de canto que parecia inofensivo, porém Sualehe tinha outros planos e disparou um autêntico míssil que só parou no fundo das redes com a bola a entrar no canto superior direito! Golaço do médio turco a não dar qualquer hipótese ao guardião! O encontro parecia começar a ficar resolvido, porém, como já nos tem habituado, a turma de Tiago Sequeira não virou a cara ao desafio e foi atrás da remontada. A vantagem de três golos durou poucos minutos com a formação visitante rapidamente a reduzir para 3-1: ataque organizado pelo corredor central com o esférico a chegar a Miguel San Payo na esquerda, rematando em arco e acertando em cheio no poste direito; na recarga José Sá rematou rasteiro para enorme intervenção do keeper, porém o esférico sobrou novamente para o médio que à segunda não vacilou e rematou com estrondo para o fundo das redes! Nem dois minutos depois nova investida do Jupiter pela esquerda com o árbitro a assinalar grande penalidade devido a um erro infeliz do keeper; Caetano (que tinha ganho o penalti) não tremeu na marca dos 11 metros e reduziu para 3-2! Os turcos tremiam nesta fase do encontro e o Jupiter de tudo fazia para conseguir o golo do empate, porém não conseguiram concretizar a ocasião que tiveram, vendo os turcos sentenciar a partida já nos minutos finais após um lançamento lateral efetuado rapidamente com Pissarra a fazer o 4-2 após um cruzamento a rasgar do corredor direito! De seguida o árbitro apitou para o final do encontro com o Fenerbaços a sair vitorioso e a passar a somar 17 pontos, ascendendo assim ao terceiro posto, já o Jupiter mantém a liderança com mais um ponto quando estamos sensivelmente a meio do campeonato! Teremos luta até ao fim? Só o tempo dirá!

 

Crónica por Miguel Sousa

por Henrique Zilhão