Allstars on Facebook

Jogo

Champions, 2024-02-19 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 2

2 - 1

000100

MVP: Afonso Mota

Aston Billa vs Fiorenteta

Aston Billa nos quartos-de-final da Champions!

Encontro entre os detentores da Taça Challenge e os campeões da Liga C3 nos oitavos-de-final da Champions. Os ingleses demonstraram superioridade e, apesar do susto nos momentos finais, conseguiram carimbar a passagem à próxima fase.

Inicio de jogo bastante dividido com as duas equipas a mostrarem muita intensidade. O primeiro lance de perigo da partida foi para os Fiorenteta com Afonso Miranda a ter um momento genial! Tirou um jogador do caminho com uma cueca e rematou em arco. O guarda-redes estava batido, mas a bola foi à barra! Os Fiorenteta estavam bem neste início e obrigaram Afonso Monteiro a uma excelente defesa. Os Aston Billa respondiam com a sua frente de ataque sempre muito perigosa. Ricardo Lanita apareceu com espaço na esquerda e fez um cruzamento perigoso para a área onde estava o seu colega já à espera para finalizar, mas a defensiva italiana lidou bem com o perigo. Logo a seguir não perdoaram e abriram o marcador. Passe de Afonso Mota para a entrada da área onde se encontrava Eduardo Noronha que rematou de primeira para o fundo das redes, sem hipótese para Vasco Mota (estrangeiro)! Com o decorrer da 1ª parte os ingleses foram ficando cada vez mais confortáveis e dominaram o jogo com muita bola no meio-campo ofensivo e sem deixarem os Fiorenteta criarem oportunidades. Luís Viegas e Afonso Mota iam sendo os maiores desequilibradores já com vários lances individuais de qualidade. Os visitantes ainda tiveram um ótimo lance para empatar antes do intervalo, mas Tiago Alves na cara do redes falhou o alvo e rematou à malha lateral. Os jogadores iam para o descanso com Aston Billa em vantagem no marcador.

Regressados do intervalo os Fiorenteta sabiam que tinham de dar tudo para chegar ao empate e tiveram um bom começo com Diogo Martins a fazer um remate perigoso, mas que saiu por cima. Os Fiorenteta estavam melhor neste início de jogo, mas Tiago Alves perdeu a bola para Mota numa zona proibida e o jogador dos Aston Billa foi derrubado dentro da área. Penálti para os ingleses! O keeper ainda tentou entrar na cabeça de Mota, mas este manteve a calma e mandou o guarda-redes para o lado contrário da bola. Estava feito o 2x0! A equipa da casa não tirou o pé do acelerador. Remate cruzado de Viegas pela esquerda e a bola vai ao poste e sai. Esteve perto o 3x0! Os Fiorenteta não desanimaram e continuaram à procura de reduzir o marcador. Primeiro sinal de perigo com um livre batido rapidamente para Afonso Miranda que remata, mas à figura de Monteiro, que até agora não tinha tido muito trabalho. Os italianos iam crescendo no jogo desta vez com o capitão, Tomás Sousa a testar o redes dos Aston Billa que esteve mais uma vez à altura do desafio. Apesar de mais defensivos os Aston Billa continuavam a ser muito perigosos especialmente por parte de Lanita. O avançado foi lançado no contra-ataque pela esquerda penteou a bola e rematou para o poste mais longe, mas o keeper faz uma enorme intervenção e manteve o resultado em aberto. Os Aston Billa continuavam a testar Vasco Mota desta vez com Viegas a fazer um excelente remate de fora de área, mas bem correspondido. A poucos minutos do fim, penálti para os Fiorenteta! Diogo Martins foi derrubado dentro da grande área e Pedro Vieira assumiu a marcação da grande penalidade. Rematou com muita força para o canto inferior esquerdo sem qualquer hipótese para Monteiro que ainda adivinhou o lado! O golo sofrido acordou a equipa dos Aston Billa. Viegas esgueirou-se pelo meio-campo dos Fiorenteta e fez um remate muito potente, mas Vasco Mota estava imparável. Os Fiorenteta sabiam que estavam a minutos de ser eliminados e davam o tudo por tudo para chegar ao empate! O guarda-redes ainda subiu à área para um lançamento longo, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo e o árbitro apitou para o final do encontro.

Os Aston Billa conseguiram assim a passagem aos quartos-de-final da Champions onde vão defrontar os experientes Futah no que vai ser o seu maior desafio até agora.

por Carlos Macedo