Jogo

Liga B2, 2026-01-29 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 3

3 - 0

100000

MVP: Duarte Leite

Ribatexas vs Tom Dela powered by DDN

Ribatexas domina do primeiro ao último minuto e vence Tom Dela com classe

Num encontro em que assumiu claramente o controlo desde o apito inicial, o Ribatexas apresentou um futebol fluido, coletivo e eficaz para vencer o Tom Dela por 3-0. A equipa de preto foi sempre superior, criou inúmeras situações de perigo e construiu um triunfo sólido, sem nunca permitir que o adversário entrasse verdadeiramente na discussão do resultado.

O jogo começou com o Ribatexas a impor o seu ritmo com facilidade, através de uma troca de passes envolvente e chegadas constantes à área adversária. A primeira grande oportunidade surgiu numa jogada bem desenhada por Emanuel Santos, que descaiu para o corredor esquerdo e tirou um cruzamento rasteiro para Pedro Bastos; o avançado rematou forte, mas a bola saiu ao lado. A equipa manteve-se por cima e voltou a criar perigo pouco depois, com João Cruz a assumir a construção e a procurar insistentemente Pedro Bastos, que enfrentava uma marcação apertada e tinha dificuldades em finalizar. O golo acabaria por surgir com naturalidade. Numa bela jogada coletiva, Bernardo Sousa isolou-se com facilidade, chegou perto da linha de fundo e serviu atrasado para Pedro Bastos, que não desperdiçou e inaugurou o marcador, 1-0. O Ribatexas esteve muito perto de ampliar ainda antes do intervalo, quando Bernardo Sousa voltou a libertar-se da defesa, ficou sozinho frente ao guarda-redes, contornou-o, mas com a baliza escancarada acabou por rematar rente à malha lateral.

 

Na segunda parte, a equipa de preto voltou determinada a resolver definitivamente o encontro. Logo nos minutos iniciais, Duarte Leite combinou bem pelo meio, ficou isolado e, de forma altruísta, tocou para Diogo Aguiar, que surgiu em boa posição, mas atirou muito por cima. O domínio manteve-se e o segundo golo acabou por surgir pouco depois. Numa jogada ofensiva de grande qualidade, Duarte Leite fez um passe perfeito para as costas da defesa, onde apareceu João Melão, já junto à linha de fundo, este cruzou rasteiro para o meio e Diogo Aguiar, desta vez, não falhou, fazendo o 2-0. O Ribatexas continuava a criar com facilidade e voltou a ameaçar numa jogada bem trabalhada por João Melão pelo corredor, cruzando para João Peres, que tinha tudo para marcar, mas não conseguiu bater o guarda-redes. O terceiro golo surgiu na sequência de um contra-ataque rápido e letal. Pedro Bastos apareceu isolado e, com uma finalização precisa, sentenciou o encontro em 3-0. Já perto do final, João Peres ainda protagonizou um bom lance individual, com uma grande simulação sobre o defesa, mas voltou a falhar na finalização, com o remate a sair ao lado.

 

Vitória clara e incontestável do Ribatexas, construída com bom futebol coletivo, domínio territorial e eficácia nos momentos decisivos, num jogo em que nunca deixou dúvidas sobre quem mandou em campo.

por Rodrigo Nunes