Adeptos Fervorosos Empurram Atlético Barril Rumo ao Sonho do Título
Jogo de emoções ao rubro a contar para a penúltima jornada da Liga D2. Com o conhecimento prévio de que os Moacs, rivais diretos pelo trono, tinham escorregado uma hora antes, os espanhóis do Atlético Barril entraram em campo cientes de que a vitória os colocaria com as duas mãos na taça. Pela frente tinham o Temos 7, confortavelmente instalado nos lugares de promoção, mas ainda à espreita do terceiro lugar.
O cenário no Campo de São Miguel era digno de uma grande noite. Coordenada e incansável, a claque espanhola esteve ao rubro desde o primeiro segundo, transformando a bancada num autêntico vulcão que transportou a equipa para a vitória ao longo de toda a partida. Contudo, quem ameaçou primeiro foi o Temos 7, por intermédio de André Domingues, que lançou o primeiro aviso sério. A formação azul e amarela continuou atrevida e João Nabais dispôs de uma oportunidade soberana, desferindo um remate potente que obrigou Pedro Barata a uma intervenção de belo efeito. O Atlético Barril reagiu ao susto inicial por Luís Semedo apareceu no último terço e disparou forte, mas esbarrou nas mãos de Miguel Lourenço, que segurou o nulo até ao intervalo.
No reatamento, galvanizados pelos cânticos que vinham da bancada, os espanhóis assumiram por completo as despesas do jogo. Luís Semedo voltou a estar em evidência após receber uma bola teleguiada nas costas da defensiva britânica, desferindo um remate fortíssimo que assustou o Temos 7. Pouco depois, o mesmo Semedo trabalhou muito bem na área e amorteceu com critério para Diogo Ferreira, que disparou de primeira, com a bola a passar a meros centímetros do poste direito. A ala esquerda era uma autêntica autoestrada para o ataque espanhol: Luís Semedo investiu novamente por esse corredor e serviu Tomás Ezequiel, que viu o guardião João Nobre negar-lhe o golo com uma grande defesa. Logo a seguir, foi Diogo Marques a tentar a sua sorte, mas o disparo não levou a direção desejada. A partida complicou-se seriamente para o Temos 7 quando o guardião João Nobre colocou a mão na bola fora de área. O árbitro não hesitou e exibiu o cartão vermelho direto. Em superioridade numérica e empurrado pelo ambiente ensurdecedor, o Atlético Barril sufocou o adversário. Diogo Ferreira testou a meia-distância com um remate que passou a rasar o poste esquerdo. O grito de golo, ecoou finalmente: na sequência de um lançamento de linha lateral cobrado por Francisco Ezequiel, a bola chegou a Luís Semedo, que disparou forte e potente, sem hipóteses, para estourar com as redes e assinar o libertador 1-0. Nos minutos finais, a turma cochonera dispôs de chances soberanas para dilatar o marcador e dar contornos de tranquilidade ao resultado. Luís Semedo voltou a aparecer nas costas da defesa e ofereceu o golo de bandeja a Ricardo Moreno, que falhou escandalosamente em posição privilegiada. Pouco depois, o mesmo Ricardo Moreno redimiu-se a meias ao recuperar o esférico em zona alta, mas, na cara do golo, voltou a assinar uma falha escandalosa que congelou o grito na bancada. O apito final chegou logo a seguir, libertando a festa rija entre os jogadores e os adeptos em São Miguel.
Com esta vitória categórica por 1-0, a turma do Atlético Barril aproveita da melhor forma o deslize do rival e fica a apenas um pequeno passo de se sagrar campeã da Liga D2, bastando-lhe somar um empate na última jornada frente aos Filhos da Ilha. Já o Temos 7 vê o assalto ao terceiro lugar ligeiramente travado; a equipa mantém-se em igualdade pontual com a Real Sociedad, mas os espanhóis partem em vantagem teórica por terem menos um jogo disputado na tabela.
por Vicente Serrano