Jogo

Liga D1, 2026-02-01 às 22:30 @ Oeiras - ACPS

Nota do árbitro: 4

Shakhtar DoDeck vs Al Eijhad FC

Al Eijhad cresce no jogo e aplica goleada pesada em solo ucraniano

Jogo a contar para a quarta jornada da liga D1, com o Shakhtar DoDeck a jogar em casa e a ocupar a sexta posição com três pontos somados, a receber o Al Eijhad, que chegava a este encontro numa situação complicada, com apenas um ponto conquistado no fundo da tabela.

A primeira parte começou muito disputada, com ligeiro ascendente da formação ucraniana mas sem ocasiões de perigo nos primeiros minutos. A primeira grande oportunidade pertenceu mesmo aos da casa, Frederico Barros recebeu do lado direito da área, ajeitou para o remate e disparou forte, com a bola a passar a beijar o poste numa grande ocasião para inaugurar o marcador. Já nos minutos finais do primeiro tempo, o Al Eijhad conseguiu finalmente criar perigo, boa jogada individual de Rodrigo Relvas, que encontrou espaço e rematou para encaixe seguro de Luís Vasconcelos. Na jogada seguinte não houve perdão, Gustavo Domingues assistiu Rodrigo Relvas com precisão e, já na cara do guarda redes, o avançado não desperdiçou e fez o 0-1!

A segunda parte começou com eficácia máxima do Al Eijhad. Logo a abrir, Rafael Delgado conduziu desde o seu meio campo defensivo até à área adversária e, já dentro da grande área, rematou para o fundo das redes num belo lance individual para o 0-2! A resposta do Shakhtar quase foi imediata, António Adrião apareceu pelo lado direito da área e rematou forte, com a bola a bater com estrondo no poste. Já a entrar para os minutos finais, o Shakhtar voltou a ameaçar, arrancada de Frederico Barros pela esquerda, ficou na cara de Miguel Martinho, que fez uma grande intervenção e manteve a vantagem de dois golos. Do outro lado, o Al Eijhad voltou a ser letal, primeiro Gustavo Domingues quase marcou com um remate em jeito de fora da área que bateu na barra, e pouco depois o mesmo jogador não perdoou, com uma finta de grande qualidade dentro da área e um remate forte e rasteiro, ainda com a bola a tocar no poste, para o 0-3! Na jogada seguinte surgiu o momento da noite, Filipe Dionísio arriscou quase do meio campo e colocou a bola onde a coruja dorme, assinando um golo de outro mundo para o 0-4!

Vitória expressiva do Al Eijhad, construída com enorme eficácia na segunda parte e com momentos de grande inspiração individual, enquanto o Shakhtar DoDeck criou ocasiões mas acabou por ser castigado pela falta de eficácia e por um adversário clínico nos momentos decisivos.

Por Miguel Henriques

por Pedro Chantre